6 benefícios de aplicar Inbound Marketing na sua empresa
Já pensou aplicar em sua empresa uma estratégia de marketing baseada na lógica da atração dos potenciais clientes para seu produto ou serviço? Se a sua resposta foi sim, você precisa conhecer um pouco mais sobre Inbound Marketing, ou como também é conhecido, Marketing de Atração.
Ao contrário do marketing tradicional, esse conjunto de estratégias de marketing busca atrair, converter e encantar os clientes por meio de seus pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
Milhões de empresas no mundo todo fazem campanhas de marketing baseando-se nestes pilares. Quer saber mais a fundo como funciona? Então continue a leitura e mergulhe no Inbound Marketing com a gente.
Inbound Marketing versus Marketing Tradicional
A publicidade sempre esteve presente entre nós, buscando a atenção das pessoas para mostrar as vantagens do produto X ou do serviço Y. No marketing tradicional, ou outbound marketing, as estratégias eram pautadas em uma comunicação unilateral: a marca fala com o público, mas não há interação entre eles.
Essa estratégia era baseada na interrupção constante para transmitir a mensagem de venda, como durante o intervalo da novela ou do Jornal Nacional.
Mas os tempos mudaram. Com a transformação digital e a mudança brusca no comportamento do consumidor, as empresas precisaram reinventar sua forma de atingir o público, conquistá-lo e fidelizá-lo.
É aí que entra o inbound marketing, uma forma eficiente de atrair seu público com conteúdo relevante.
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Se antes o consumidor era obrigado a assistir ao comercial, sem controle sobre o que consome, hoje é diferente. Na internet, ele pode escolher tudo.
Por isso, o inbound marketing busca conquistá-lo com as informações e conteúdos que ele mesmo está procurando. Uma vez atraídos pela sua mensagem, é muito mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes.
Benefícios do Inbound Marketing
Agora que você já sabe a diferença entre inbound e outbound marketing, será que vale a pena investir nessa estratégia? E se a sua empresa for pequena? B2B ou B2C? A resposta é que usar conteúdos relevantes para atrair o seu público em potencial é uma estratégia eficiente para todo tipo de empresa, independente do setor de atuação ou porte.
Vamos explicar detalhadamente algumas desses vantagens, confira:
1- Alcançar o público certo
Uma estratégia de inbound bem elaborada tem o poder de levar a mensagem da sua empresa a um número muito maior de pessoas. A pesquisa Content Trends 2017 demonstrou que empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele.
Mas, apesar da quantidade ser um grande diferencial dessa estratégia, a qualidade do público alcançado é ainda maior.
O inbound se destaca por trabalhar com conteúdo segmentado, o que te permite alcançar exatamente o público espera.
A mesma pesquisa citada acima revelou também que as empresas que usam marketing de conteúdo também conseguem gerar 3,2 vezes mais leads que as empresas que não usam essa estratégia.
2- Aproximação com clientes
O objetivo com o inbound marketing é oferecer conteúdo de valor para o público ao invés de empurrar a todo custo publicidades sobre produtos que ele não pediu para saber.
Com isso, cria-se uma relação de confiança entre público e marca que permite a sua empresa entregar ao público que lhe segue dicas e recomendações focadas em suas necessidades, e isso pode incluir o seu produto ou serviço.
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3- Maior poder de persuasão
Durante todo o processo de inbound, o seu potencial cliente recebe o tipo de conteúdo que precisa para sanar suas dúvidas a cada etapa, até chegar a fase de efetivamente comprar o que sua empresa oferece.
O relacionamento que você construiu com os clientes por meio dos conteúdos relevantes fará toda diferença na hora de convencê-lo de adquirir o que você oferece.
4- Ciclo mais curto de vendas
Quanto maior é o tempo que um cliente leva para fechar a compra, mais gastos uma empresa tem, certo?
O ciclo de vendas determina quanto tempo e dinheiro será preciso investir até que aquele desconhecido se torne cliente da sua empresa.
No caso do inbound marketing, a grande oferta de conteúdos e atenção às necessidades da persona, aceleram esse processo e reduz o tempo necessário para que ele chegue efetivamente à conversão.
Segundo a pesquisa Martech 2017, 50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias. Apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho.
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5- Diminuição de custos
Além de diminuir o ciclo de vendas, o que já significa redução de custos, investir em inbound marketing é muito mais barato do que financiar campanhas nos veículos tradicionais de comunicação, como jornal e televisão.
Outro ponto muito importante é a segmentação. Como os anúncios e campanhas serão direcionados para pessoas com o perfil desejado, os resultados com inbound marketing são muito mais assertivos, pois impacta exatamente quem você deseja.
6- Mensuração de resultados
Todo tipo de estratégia de marketing precisa ser mensurado para que seja possível identificar seu retorno sob investimento, pontos que deram certo e o que será preciso ajustar para o futuro.
As estratégias de inbound marketing podem ser milimetricamente rastreadas, até mesmo em tempo real, e você precisa fazê-lo para conseguir ajustar a rota do sucesso.
Agora você já entende como o Inbound Marketing pode ser muito vantajoso para sua empresa? Aplicá-lo pode ser um diferencial e tanto nos negócios, sinônimo de mais clientes e maior faturamento. Quer saber mais sobre gestão de negócios e marketing? Continue em nosso blog.