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Importantes passos para vender qualquer coisa: Veja lições da filosofia

A oportunidade virou negócio, o produto/serviço ganhou vida e agora é preciso vendê-lo. Mas vender é resultado de convencimento, é fazer com que o cliente sinta que precisa do produto. Como fazer isso? Como despertar no cliente o desejo e a certeza de que ele precisa do seu produto?

O consultor empresarial, Adriano Nodari, acredita que para vender, primeiro é preciso estabelecer conexões reais com os clientes e, para isso, é preciso ter bem claro o que a própria marca representa no mercado, e mais:

“Primeiro é preciso que você acredite no seu produto, que saiba exatamente o que está vendendo, que conheça as vantagens e desvantagens do produto. Você só pode convencer as pessoas se estiver convencido antes.”

Parte fundamental dentre os segredos da arte de vender é que conheça muito bem quem é o seu cliente e do que ele precisa. Uma das frases mais marcantes de Steve Jobs é “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. É preciso pensar no que as pessoas querem, em qual o problema que têm, que talvez ainda nem reconheçam que exista.

Há muitas leituras recomendáveis, como é o caso de ‘A Bíblia de Vendas’ (confira) de Jeffrey Gitomer, que é considerado uma autoridade global quando o assunto é vendas.

Vender qualquer coisa é possível? Nodari destaca que aqueles que mais fizeram e ainda fazem dinheiro com vendas têm em comum um pensamento: “Essas pessoas não querem apenas vender e ganhar ‘algum dinheiro’ de forma rápida, estão estabelecendo relacionamentos com os seus clientes e, assim, a marca se fortalece e se torna duradoura”.

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Vender qualquer coisa é possível? Saiba o que a filosofia ensina

Aristóteles é considerado o mestre da arte da persuasão. Para o filósofo, há três táticas fundamentais no processo da persuasão, que são: ethos, pathos e logos.

Ethos – significa ‘caráter’ e no que se refere à persuasão está relacionado à confiabilidade. Para convencer, antes de tudo, é preciso se mostrar confiável. Como se faz isso? Diga às pessoas quem você é; apresente as suas qualificações para oferecer o seu produto/serviço no mercado e faça com que as pessoas saibam com quem você tem conexão (aqui vale lembrar que é fundamental que a imagem de uma empresa esteja ligada a imagem de outras empresas confiáveis).

Pathos – essa é a técnica que resumidamente tem como finalidade despertar a paixão. Partindo dessa tática, a reflexão é a seguinte: as pessoas primeiro desejam e depois se utilizarão da razão para apoiar os seus desejos. Despertar o emocional é um ponto importante no processo da venda.

Logos – essa tática se refere à lógica e apesar de não ser tão importante quanto o ethos e o pathos, ainda assim, é parte essencial no processo da persuasão, mas vale lembrar que primeiro as pessoas agem movidas pela emoção!

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6 Passos para vender qualquer coisa

1 – Tenha bem claro quem é o seu público-alvo – Para isso, se utilize de ferramentas de pesquisa. Observe atentamente o comportamento do seu público: “Defina a sua Persona, para isso, responda questionamentos que estejam ligados ao seu público-alvo; procure identificar os problemas e buscar soluções para as ‘dores’ do cliente”, orienta Nodari.

2 – Atraia o seu público – “Na internet, é preciso se comunicar com o público por meio de conteúdo, seja em um blog ou nas redes sociais. Para falar a língua do cliente é preciso estar onde ele está”, alerta Nodari;

3 – Capture os contatos potenciais – Para isso, se utilize de ferramentas, um método interessante é o oferecimento de um conteúdo de qualidade, em formato de e-Book, em que é preciso realizar um breve cadastro;

4 – Nutrindo contatos – Não basta ter os contatos desses clientes em potencial, é fundamental trabalhar direcionando material específico a fim de educá-lo a respeito do seu segmento de atuação e da sua marca. “O ideal é ser o mais sucinto possível na descrição da sua marca, foque no oferecimento de conteúdo de qualidade, assim, estará construindo um posicionamento de especialista dentro da sua área de atuação”, explica Nodari.

5 – Foque nas qualidades do produto/serviço – Para vender qualquer coisa, primeiro é preciso reforçar os reais benefícios desse produto/serviço. Esteja sempre atento ao que o cliente diz, ao que procura;

6 – Esteja sempre apto a melhorar – Essa é uma lição de Sam Walton, fundador do Walmart. Estar sempre apto a melhorar algo no negócio é fundamental. Foque no que o cliente busca, dê a ele o que ele procura, mesmo que ele não saiba ainda o quê.

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