
Como aplicar atitudes sustentáveis no pequeno negócio?
Quando o tema sustentabilidade começou a surgir no mundo, há quem apostasse que sairia logo de cena. Mas essa cultura tem ganhado força ao redor do mundo e toda empresa, independentemente do porte, precisa implantar em suas práticas atitudes sustentáveis para que consiga atingir o sucesso.
O termo sustentabilidade, em sua definição mais ampla, se refere à capacidade de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente, de maneira que não comprometa os recursos naturais e gerações futuras.
“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.” — Gro Harlem Brundtland, em relatório para a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, em 1987.
O consultor empresarial Adriano Nodari esclarece que atitudes sustentáveis podem ser definidas como práticas que reduzem o impacto ambiental, preservam as gerações futuras e, além disso, beneficiam o negócio:
“Há muitos exemplos de práticas sustentáveis que podem ser adotadas pelas empresas — como redução do consumo de energia e água; preocupação com os resíduos sólidos (adotando a prática de destinação correta dos resíduos); contratação de mão de obra ou de fornecedores locais (o que demonstra um apoio às comunidades próximas ao negócio), entre outras.”
Nodari ressalta que há um movimento importante no mundo dos negócios que merece especial atenção. O consultor se refere ao fato de que as pequenas empresas têm adotado, de maneira “silenciosa”, atitudes sustentáveis.
Tal constatação também se verifica na pesquisa Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), publicada pelo Sebrae.
De acordo com essa pesquisa, as razões que levam os empreendedores a adotarem práticas sustentáveis são:
- preservação ambiental (67%);
- redução de custos (20%);
- marketing e propaganda (3%);
- apenas por conta da legislação (2%);
- outras razões (7%).
Confira: “Empresário cidadão”: responsabilidade social nas pequenas empresas
Exemplos de ações sustentáveis nas empresas
O conceito do que é sustentabilidade está embasado em buscar alinhamento do lucro e rentabilidade, junto ao respeito ambiental e à alta valorização sociocultural.
As práticas que visam a sustentabilidade em um negócio podem ser mais simples, do que se pensa. Confira algumas atitudes sustentáveis, listadas pelo especialista, Adriano Nodari.
1. Sistema de reutilização de água
Atualmente, muitos pequenos negócios têm adotado um sistema de captação e reuso de água, o que gera economia e contribui para a sustentabilidade.
A água da chuva pode ser reaproveitada para a limpeza do ambiente, para o cuidado das plantas e descarga nos banheiros.
2. Eliminação dos copos descartáveis
Em muitas empresas, é comum que os funcionários tenham a sua própria squeeze de água e xícara personalizada para o café.
Essa cultura de reutilização é uma maneira muito efetiva de implantar uma cultura sustentável em empresas.
3. Eliminação da documentação em papel
Em muitos negócios, já se adota o uso de documentos digitais na maioria dos processos. Além da economia com papel, isso também gera eficiência e economia de tempo.
4. Infraestrutura para bikes
“O maior exemplo da prática do ciclismo é a Dinamarca. São 350 km de ciclovias e até o príncipe do país vai de bicicleta ao trabalho. É claro que é preciso repensar a infraestrutura no Brasil. Mas, por alguns dias da semana, tentar substituir a ida de carro pelo transporte público ou bike, já seria bem legal”, acredita Nodari.
Para isso, também é importante que, na empresa, exista uma infraestrutura específica para as bicicletas da equipe.
5. Uso de fontes renováveis de energia
Seja energia solar ou outras fontes renováveis, vale a pena o investimento. Neste modelo de consumo de energia, consegue-se uma redução a uma taxa mínima de gasto.
6. Utilização de lâmpadas econômicas
As lâmpadas led e fluorescentes são mais recomendadas.
Assim como no exemplo das fontes renováveis de energia, é um investimento inicial que parece alto. Mas, em curto prazo, já apresenta inúmeros benefícios.
7. Atitudes sustentáveis no dia a dia da empresa
A cultura de sustentabilidade depende muito da conscientização de toda a equipe.
Separar o lixo, apagar luzes depois de sair de um ambiente, abrir a janela em dias de temperatura mais amena — ao invés de ligar o ar condicionado —, usar mais escadas, adotar um sistema de caronas internas para o trabalho, ou em alguns dias, ir ao trabalho de bicicleta, etc., são algumas das atitudes que dependem da consciência dos colaboradores da equipe.
“Não precisamos nos envolver em grandes ações heróicas para participar da mudança. Pequenos atos, quando multiplicados por milhões de pessoas, podem transformar o mundo.” — Howard Zinn
8. Home office em alguns dias da semana
Muitos negócios adotam a prática de que o trabalho, em determinados dias da semana, seja realizado da casa dos funcionários. Isso economiza em transporte e deslocamento — além de contribuir com a qualidade de vida da equipe.
Após as experiências de home office que o mundo adotou, como forma de prevenção de contágio durante a pandemia de coronavírus, o modelo de trabalho ganhou maior adesão. Com resultados positivos — inclusive na questão da produtividade —, muitas empresas pretendem manter um sistema híbrido (presencial e home office), mesmo quando as medidas restritivas não forem mais necessárias.
Leia: Valorizar os colaboradores – Esse é um dos princípios em um negócio de sucesso
Sustentabilidade é uma cultura e não modismo
Nodari salienta que as atitudes sustentáveis só são possíveis quando ocorre um processo de conscientização sobre o que esse conceito engloba.
“Não é para ser visto, mas para ser reconhecido. Um negócio que adota atitudes sustentáveis deve praticar essa cultura por se sentir de acordo com as diretrizes que fazem parte dessa política. Atitudes sustentáveis devem estar ligadas à conscientização de que um negócio deve existir, não só para suprir as próprias expectativas no mercado, mas para também assumir responsabilidades com o ambiente e com as pessoas ou razão do negócio”, finaliza o consultor.
Sustentabilidade nos negócios: livros que apontam novas tendências de ações sustentáveis
Se você ainda não deu a devida importância para a sustentabilidade na gestão de seu negócio, saiba que precisa — com urgência — rever seus conceitos.
Seus consumidores estão cada vez mais atentos às ações das empresas. Desejam estar vinculados a marcas e profissionais que demonstrem preocupações tanto com o meio ambiente quanto com o bem-estar de suas equipes.
Portanto, busque ampliar seu repertório. Atualize-se sobre atitudes sustentáveis que você pode adotar. Elas se refletirão no valor — e reputação — que sua empresa representa frente a seus clientes.
Para lhe auxiliar no processo, selecionamos uma lista de livros que trarão insights valiosos para você. Confira nossas sugestões:
Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa
Por Catherine Weetman. Editora Autêntica Business.
“Em 2030, estima-se que a população mundial terá alcançado o patamar de 9 bilhões. Isso significa que serão quase 3 bilhões a mais de pessoas consumindo uma variedade de produtos e serviços. Para lidar com a eminente exaustão de vários recursos naturais, aliada aos problemas decorrentes do excesso de resíduos gerados por um consumo dessa magnitude, impõe-se um novo paradigma de negócios: a economia circular.
(…) A autora [Catherine Weetman] oferece uma perspectiva estratégica para que empresas e organizações se ajustem a fim de enfrentar essa nova realidade.
Indo muito além do conceito tradicional de sustentabilidade, passando por temas como economia compartilhada e outras questões pertinentes, Economia Circular é um verdadeiro mapa de oportunidades para as próximas décadas.”
Trecho da sinopse do livro, publicada no site da Editora Autêntica Business.
Sustentabilidade empresarial e mercado verde
Por Ricardo Ribeiro Alves. Editora Vozes.
Confira, abaixo, um trecho da sinopse do livro (disponível no site da Livraria Vozes):
“O livro aborda as diversas perspectivas da sustentabilidade ambiental em temas como logistica reversa e a importancia de se repensar o projeto dos produtos, tendencia a descartabilidade dos bens, energia advinda de fontes renovaveis, mobilidade urbana, sustentabilidade em empresas privadas e governos, entre outros.”
Gestão empresarial e sustentabilidade
Por Arlindo Philippi Jr., Carlos Alberto Cioce Sampaio e Valdir Fernandes (editores). Obra publicada pela Editora Manole.
Abaixo, destacamos um trecho da sinopse do livro, disponível no site da Manole:
“[O livro] demonstra que a lógica dos negócios deve ser repensada de maneira a incorporar os impactos sociais e ecológicos não apenas nas planilhas de custos das empresas, mas em suas estratégias, considerando a responsabilidade socioambiental como fator de competitividade.
A obra apresenta estratégias empresariais que minimizam consequências sociambientais de médio e longo prazo… além de discutir impacto e apresentar boas práticas úteis para os negócios.”
Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes
Por Christiane Carvalho Veloso. Editora Appris.
A sinopse do livro, informada no site da Appris, apresenta a proposta do livro da seguinte forma:
”Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes aponta que nas últimas décadas o consumidor tem mostrado-se mais atento às questões ambientais, e isso tem influenciado os padrões de consumo a ponto de as empresas começarem a perceber que podem obter algum tipo de vantagem competitiva no mercado, principalmente quando existe a possibilidade de reduzir os custos e ainda contribuir com o meio ambiente.
Assim, as empresas que não possuem ações com foco na sustentabilidade devem repensar suas estratégias, tendo em vista essas modificações no perfil do consumidor e do mercado.
A obra apresenta a sustentabilidade empresarial como uma estratégia organizacional essencial à sobrevivência das empresas, e demonstra o caminho que deve ser percorrido para o seu melhor desenvolvimento, tornando-se leitura obrigatória para empresários e estudantes da área.”
Marketing ambiental: sustentabilidade empresarial e mercado verde
Por Ricardor Ribeiro Alvez. Editora Manole.
“Com o crescimento das discussões ambientais na sociedade, as empresas passaram a se preocupar com a adequação e melhoria de seus produtos a fim de adaptá-los a esse novo tipo de consumidor.
O marketing passou a ser fundamental nesse processo, pois está diretamente envolvido com a concepção do produto, desde a escolha da matéria-prima e seu processamento até seu descarte no meio ambiente. (…)
[O livro demonstra] como a qualidade ambiental dos produtos pode oferecer ganhos econômicos e de imagem institucional para as empresas…”
Trecho da sinopse do livro, disponível no site da Editora Manole.
Sustentabilidade: gestão estratégica na prática
Por Christina Barbosa e Sonia Lopes. Editora Brasport.
Confira a proposta do livro, conforme trecho da sinopse, disponibilizada no site da editora:
“O Modelo GES [Gestão Estratégica de Sustentabilidade] auxilia, na prática, qualquer organização a realizar a gestão de sustentabilidade de forma estratégica, integrando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Ou seja, conectando lucro e sustentabilidade.
O livro provê informações sobre estruturação do Modelo GES e sobre como implantá-lo, gerenciando a mudança importante na cultura da organização e os conhecimentos novos que ele provocará.”
As novas regras do marketing verde: estratégias, ferramentas e inspiração para o branding sustentável
Por Jacquelyn A. Ottman. Editora M. Books.
“Como implantar em sua marca o conceito de sustentabilidade e de compromisso com a ecologia e o meio ambiente?
O grande desafio das empresas, além do compromisso de assumir e implantar estes conceitos na produção e operacionalidade é agregar a seus produtos e marcas um comprometimento real e verdadeiro para que sejam identificados pelos consumidores, que, ao adquirirem, sintam que estão participando e colaborando com a melhoria da qualidade do meio ambiente.
No livro As novas regras do marketing verde, Ottman oferece uma chance de desenvolver a criatividade e implementar estratégias práticas que ressaltem o valor inerente de produtos para que a sustentabilidade seja integrada às marcas…”
Trecho da sinopse do livro, disponível no site da M. Books.
Nodari | Consultoria Financeira Empresarial
Gestão – Marketing – Treinamentos
Telefone: (11) 2367-0029
Celular e WhatsApp: (11) 99741-7177
Email: [email protected]
Endereço: Rua Domingos de Morais, 2781 cj 310.
Vila Mariana, São Paulo (SP).
Você também pode entrar em contato com a Consultoria diretamente pelo site.
Basta preencher os campos deste formulário, indicando suas dúvidas ou serviços nos quais está interessado.