
Ative o crescimento da pequena empresa em 2019
O ano de 2018 foi marcado por grandes movimentações, tanto âmbito político, como também econômico. Empreender foi uma oportunidade para determinado público e a saída para o desemprego que assolou boa parte da população.
Para ativar o crescimento da sua pequena empresa em 2019 reunimos algumas dicas a partir das novas tendências em negócios, como as statups, e as lições que podemos tirar do modelo que inspirou empresários de todo o mundo. Contamos com a participação do consultor empresarial, Adriano Nodari. Confira a seguir.
Use os dados a favor da sua empresa
Dados é a palavra da vez quando falamos de oportunidade de crescimento em 2019. Transformar dados em informações capazes de melhorar a experiência do cliente e auxiliar nas tomadas de decisões já são medidas tomadas por grandes empresas.
Leia também: Cliente na era digital: dicas para manter sua pequena empresa antenada.
Graças às facilidades obtidas no ambiente digital, reunir esses dados não é uma tarefa difícil. Eles estão acessíveis a partir do momento em que há troca de experiência com o cliente.
O consultor empresarial, Nodari, fala sobre a importância de manter uma comunicação personalizada com o consumidor, além de usar a base de dados de forma estratégica durante as campanhas de marketing, por exemplo.
“A excelente experiência é proporcionada a partir do momento em que a empresa conhece particularmente a necessidade de cada cliente. Devemos lembrar de que a segmentação é a palavra que vai dominar a cada dia mais o modo de gerir campanhas e engajar o público”, recomenda.
Quer saber mais sobre como gerenciar os dados da sua empresa? Veja nesse artigo algumas sugestões.
Equilíbrio financeiro
Essa não é a parte mais simples de gerir um negócio, se é que existe o aspecto simples, sabemos disso. Porém, equilibrar as finanças é de suma importância para o crescimento da sua empresa em 2019. Aproveite o início do ano e faça alguns balanços necessários.
Estabeleça, por exemplo, quais são as receitas, despesas e pagamentos. O fluxo de caixa é o que chamamos de “lição de casa” do empresário. Use-o como base nas tomadas de decisões relacionadas às atividades financeiras da empresa.
Se você possui dificuldade no controle do fluxo de caixa, nesse post apresentamos algumas dicas primordiais para facilitar o seu dia a dia. O consultor ressalta que embora o empresário assuma uma posição multitarefa, principalmente na gestão de pequenos negócios, muitas vezes é necessário solicitar ajuda terceirizada.
“Não espere por grandes embaraços nas finanças. A partir do momento em que notar sua dificuldade em equilibrar o fluxo de caixa ou estagnação no caixa da empresa, peça auxílio de uma equipe especializada em consultoria, seja empresarial ou contábil”, orienta.
Transforme concorrentes em parceiros
As startups trouxeram a ideia de integração e o termo disruptivo. Guarde bem essas duas palavras, pois sem dúvida dominarão o modo de fazer negócios daqui em diante. A quebra de padrões e modelos estabelecidos é um dos objetivos dessa proposta.
Leia: Como usar a concorrência a favor do seu negócio.
Com a disrupção, manter a concorrência perde o sentido. A ideia é que serviços possam ser integrados, levando em conta o ambiente, diversidade entre os públicos e a tecnologia que cada empresa possui.
Vale lembrar que disrupção não é somente “novidade tecnológica” esse termo tem o seu valor social agregado, um exemplo simples é a acessibilidade, além dos serviços focados na experiência do cliente.
“Esse será um grande desafio para empresários mais conservadores. A tecnologia trouxe uma ideia que motiva e ao mesmo tempo espanta: tudo pode ser melhor. A partir disso, a concorrência não é mais o foco. Empresas indicam inclusive, clientes, trocam experiências e trabalham em parceria”, acrescenta Nodari.
Conheça a fundo os seus clientes: relacionamento é tudo!
De acordo com o consultor empresarial, o relacionamento com o cliente deve ser uma prioridade para todo empresário. “Além de recolher informações a respeito do cliente, seus gostos, hábitos, idade, é essencial atuar com personalização, identidade, mirando diferentes públicos que pertencem a um mesmo nicho”, ressalta.
Para seguir o exemplo mencionado por Nodari, podemos citar a Nike. A empresa usa o Instagram para segmentar seus produtos e atingir o público específico, como a @nikerunning, dedicada aos praticantes de corrida.
“É a oportunidade de não só divulgar o seu produto para um público específico, como a partir disso, formar uma grande comunidade de praticantes de corrida”, pontua o consultor empresarial.
Então vamos às dicas para o crescimento da sua pequena empresa em 2019:
1- Use o banco de dados em processos como: planejamento estratégico e de marketing focados no comportamento do cliente;
2- Segmentação é a palavra da vez: apresente cada produto para o potencial público;
3- Equilibre as finanças, se necessário, peça auxílio de especialistas;
4- Mantenha o foco no cliente e em potenciais parcerias;
5- Gere experiências! Use estrategicamente todas as ferramentas disponíveis para manter a aproximação com o cliente. O atendimento deve passar de ótimo, para excepcional!