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Como atrair novos clientes para o seu negócio

Atrair novos clientes para o seu negócio é sua principal preocupação no momento?

Então veja 5 maneiras práticas que vão te ajudar a atingir esse objetivo.

1. Identifique o perfil de cliente que você quer atrair

  • Para quem você quer vender seus produtos ou serviços?
  • Como você define a pessoa interessada em fazer negócios com você?
  • Quais são os comportamentos, necessidades e preferências do cliente que você deseja conquistar?

Tais perguntas são básicas e, certamente, você já passou por elas ao mapear seu público-alvo.

No entanto, sempre que você considerar estratégias para atrair novos clientes, deve revisar e repensar suas respostas.

Afinal, perfis de clientes diferentes pedem soluções diferentes.

Logo, ainda que você encontre, neste texto, ótimas sugestões para ampliar sua base de clientes, a primeira coisa que deve considerar é se a estratégia dialoga com o interesse do seu cliente.

Assim, ao optar por qualquer tática de atração, você deve ser capaz de ter argumentos para a seguinte questão:

  • De que forma ela funciona como um chamariz para seu público-alvo?

Por exemplo, se você quer atrair clientes que consomem muita informação antes de tomar uma decisão de compra, investir em promoções como sua principal tática, provavelmente, será pouco eficiente.

Entenda o que seu consumidor procura e, a partir disso, escolha abordagens coerentes com as dúvidas e restrições que ele apresenta antes de fechar uma compra.

2. Ofereça incentivos para conquistar novos clientes

Quando você está começando um negócio — ou lançando um produto/serviço novo — é comum que seus potenciais clientes tenham receio de apostar nas soluções oferecidas por sua empresa.

Será que as promessas do produto/serviço serão cumpridas?

Vale a pena optar por uma marca que não conheço?

Esse tipo de questionamento é corriqueiro quando o consumidor se vê diante de uma novidade.

E se você não tem uma longa história — com várias provas sociais que legitimem sua oferta — precisa estar atento ao natural impasse que seu cliente pode enfrentar ao se deparar com os produtos/serviços de sua empresa.

Mas existem formas de driblar essa resistência inicial.

Você pode, por exemplo, oferecer um período de experiência gratuito — ou garantir o reembolso, caso o cliente não fique satisfeito com a aquisição.

Cupons de desconto para primeira compra também tendem a funcionar.

Outra alternativa é apostar em promoções do tipo “leve 2 pague 1”.

Ou seja, ofereça alguma vantagem especial — ou garantias, que confiram segurança à compra.


Leia também: 8 atitudes para conquistar a confiança do cliente.


3. Recompense seus clientes atuais

Pessoas que já fizeram negócio com você podem te ajudar (e muito) a atrair novos clientes.

Na verdade, é bastante provável que isso já esteja acontecendo — mesmo que você não esteja atento ao processo.

Ocorre que clientes satisfeitos, espontaneamente, tendem a indicar empresas que atenderam às suas expectativas.

Essa é a essência do marketing boca a boca. Uma estratégia de marketing antiga, mas que ainda funciona muito bem.

Uma forma de aprimorar essa tática é mostrar ao seu cliente que você valoriza a opinião que ele tem sobre seus produtos/serviços.

Para tanto, peça depoimentos sobre suas experiências de compra. Se possível, ofereça algum bônus ou gratificação em troca desse relato.

Você também pode considerar implementar um programa de fidelidade, apresentando recompensas para os consumidores que indicarem sua empresa. Ofereça, por exemplo, um desconto para a próxima compra (ou redução no custo de uma mensalidade) sempre que uma indicação do seu cliente fechar um pedido com você.

Para atrair novos clientes para o seu negócio é importante participar ou criar eventos.
Participar e/ou criar eventos ajudam a atrair novos clientes para o seu negócio.

4. Crie e participe de eventos

Participar de eventos que estejam relacionados à sua área de atuação é uma maneira de expor sua marca ao mercado e atrair novos clientes.

Considere essa possibilidade e se mantenha informado tanto sobre eventos presenciais quanto virtuais — afinal, hoje, um bom networking depende dessas duas frentes.

Criar eventos — que promovam o lançamento de um produto, a inauguração de um espaço ou um bate-papo com uma referência no setor (que pode, perfeitamente, ser alguém de sua equipe) — também é uma estratégia que precisa estar no seu radar.

Não pense que é necessário um grande investimento para fazer um evento de sucesso, que te ajude a aumentar suas vendas e sua base de clientes.

Promover uma live no Instagram, na qual as pessoas possam participar interagindo com um profissional experiente (esclarecendo dúvidas sobre um produto novo, por exemplo) tem potencial de atrair vários novos clientes e, ainda, trazer insights sobre o que seu público-alvo prioriza em seu processo de compra.


Leia também: Venda valor, não preço: entenda a prática desse conceito em um negócio.


5. Mostre como você faz o que faz

Ao elaborar estratégias de divulgação de seu negócio, talvez você deixe de lado um aspecto que pode fazer toda a diferença na conquista de novos clientes: a apresentação de seus “bastidores”.

Vamos supor que seu negócio seja um restaurante. Nas redes sociais do seu estabelecimento, você compartilha várias postagens com fotos de seus melhores pratos. Faz promoções em datas especiais. Mostra a bela fachada do local.

Mas, para atrair novos clientes, você precisa ir além.

Que tal mostrar e explicar de onde vem seus ingredientes?

Que tal tirar fotos da equipe e falar sobre as habilidades e experiências de seus funcionários?

Que tal mostrar a cozinha, a decoração das mesas e até compartilhar a receita daquela sobremesa que seus clientes adoram?

Enfim, aproxime-se de seus consumidores.

Faça com que eles se sintam dentro do seu negócio.

Permita que eles entendam como você aplica, na prática, seu MVV (missão, visão e valores).

Saber como você faz o que faz pode fazer com que o público (ainda indeciso) adquira simpatia pela sua marca, fique mais curioso e se sinta pessoalmente convidado a ter uma experiência com seus produtos/serviços.


Leia também: Queda nas vendas: o que fazer para contornar o problema?


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Vamos te ajudar a encontrar as estratégias certas para o crescimento da sua base de clientes.

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