Mais informações: +55 11 2359-0300 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Canvas: como esse método pode ajudar a ver novas oportunidades

Gerir um negócio não é tarefa fácil para ninguém. Você pode aprender aqui o que é, quais os benefícios e como usar o método canvas!


São muitos os aspectos que envolvem a criação e gestão de um negócio. Logo, pode ser difícil visualizá-los de maneira adequada.

Por isso, muitos empreendedores falham por falta de uma gestão eficiente.

Contudo, existem ferramentas gratuitas e eficientes que podem auxiliar nesta tarefa e o canvas é uma delas.

Saiba mais sobre esta poderosa ferramenta de negócios.

O que é canvas

Também conhecido como Quadro de Modelo de Negócios (do inglês, Business Model Canvas), esta ferramenta permite visualizar de maneira simples e dinâmica todos os aspectos de um negócio, incluindo produto, clientes, fornecedores, finanças e marketing.

Criado nos anos 2000, por Alex Osterwalder, este conceito utiliza-se de blocos ou quadros para tornar visuais os diferentes aspectos que tangem um negócio.

Um dos fatores que colaboram para sua popularidade é que, além de extremamente simples e didático, o canvas se adapta a qualquer modelo de negócio, desde indústrias até prestadores de serviços, independentemente de seu porte.


Leia também: Características do empreendedor: quais são os comportamentos que ajudam a empreender


Qual a vantagem do modelo canvas

Segundo o SEBRAE, a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de aproximadamente 60% dos novos negócios no Brasil.

Logo, algumas perguntas-chave se fazem necessárias antes mesmo da abertura do CNPJ. São exemplos:

  • O que eu vou oferecer para o mercado?
  • Por que as pessoas precisam deste produto/serviço?
  • Quem serão meus clientes?
  • Quem são meus concorrentes?
  • Qual o meu diferencial com relação aos meus concorrentes?
  • Quem serão meus fornecedores?
  • De onde virá o meu capital de giro?

A princípio, responder a essas perguntas parece complexo.

No entanto, o canvas pode facilitar a análise e evitar grandes prejuízos no futuro.

Com ele você pode não somente visualizar de maneira holística os diferentes aspectos da gestão de uma empresa, como fazer testes e alterações ilimitadas, chegando à uma versão mais eficiente.

Isso é necessário porque, muitas vezes, o mundo dos negócios não permite erros. Quando acontecem, grandes perdas financeiras e de reputação entram em jogo, o que nunca é uma boa opção.

Assim, se existe uma ferramenta onde você pode testar, errar e acertar, vale a pena utilizá-la a seu favor.

Dentre as vantagens do canvas para negócios estão:

  • Visão aprimorada do modelo de negócios.
  • Incentivo ao brainstorming eficiente.
  • Apresentação estruturada.
  • Identificação de oportunidades e desafios.
  • Base sólida para a construção do plano de negócios.

Felizmente, tudo o que você precisa para colocar o seu canvas em prática são alguns post-its e uma folha de papel grande. Saiba mais a seguir.


Para aprender mais: Controle suas despesas fixas: um importante aliado no seu resultado


Como fazer um canvas

Dar início a um canvas é, basicamente, tirar as suas ideias da mente e passar para o papel. Isso melhorará significativamente todos os aspectos do seu planejamento e diminuirá as chances de erros durante as diferentes etapas e em toda gestão.

Tudo o que você precisa para começar é uma folha de papel e alguns post-its.

O objetivo de utilizar esses pequenos papéis coloridos é tornar o canvas ainda mais visual e facilitar alterações sempre que necessário.

Nessa folha, o desafio é preencher nove quadrantes referentes a:

1. Proposta de valor

Refere-se ao que a sua empresa oferecerá para o mercado.

Nas palavras de Alexander Osterwalder (autor do método canvas):

“Uma Proposta de Valor cria valor para um Segmento de Cliente por meio de uma mistura distinta de elementos que atendem às necessidades desse segmento. Os valores podem ser quantitativos (por exemplo, preço, velocidade do serviço) ou qualitativos (por exemplo, design, experiência do cliente).”

Ainda nas palavras do autor, vale acrescentar:

“A Proposta de Valor é a razão pela qual os clientes recorrem a uma empresa em vez de outra. Resolve um problema do cliente ou satisfaz uma necessidade do cliente. Cada Proposta de Valor consiste em um pacote selecionado de produtos e/ou serviços que atendem aos requisitos de um segmento de cliente específico. Nesse sentido, a Proposta de Valor é uma agregação, ou pacote, de benefícios que uma empresa oferece aos clientes.”

2. Segmento de clientes

Definição de quem serão os seus clientes principais.

“Uma organização deve tomar uma decisão consciente sobre quais segmentos atender e quais segmentos ignorar.” — Alexander Osterwalder

3. Recursos principais

Diz respeito aos recursos necessários para que a atividade-chave seja possível.

4. Canais

Modos pelos quais seu cliente poderá comprar e receber o seu produto/serviço.

“Canais de comunicação, distribuição e venda compõem a interface da empresa com os clientes. Os Canais são o ponto de contato dos clientes e desempenham um importante papel na sua experiência geral.” — Alexander Osterwalder

5. Relacionamento com os clientes

Indicação de quais serão os meios de comunicação e relacionamento utilizados.

Segundo o livro Business Model Generation: inovação em modelos de negócios, o relacionamento com clientes “pode ser guiado pelas seguintes motivações:

  • Conquista do cliente;
  • Retenção do cliente;
  • Ampliação das vendas.”

6. Parcerias principais

Ou seja, quem são os parceiros indispensáveis para que a atividade-chave aconteça.

7. Fontes de receita

Definição de qual será a fonte principal de obtenção de receita.

8. Atividade-chave

Em outras palavras: quais serão as atividades principais para que a proposta de valor seja entregue.

Novamente, segundo o livro Business Model Generation, podemos segmentar as atividades-chave nos seguintes tipos:

Produção

“Estão relacionadas com desenvolvimento, fabricação e entrega de produtos em quantidades substanciais e/ou qualidade superior.”

Resolução de problemas

“Relacionam-se com novas soluções para problemas de clientes específicos. As operações de consultoria, hospitais e outras organizações de prestação de serviço estão tipicamente dominadas por atividades de resolução de problemas.”

Plataforma ou rede

“Os modelos de negócios projetados com uma plataforma como Recurso Principal são dominadas pelas Atividades-Chave de plataforma ou rede. Redes, plataformas de combinação, software e até mesmo marcas podem funcionar como plataforma. O modelo do eBay exige que a empresa desenvolva e mantenha continuamente sua plataforma: o site ebay.com. O modelo da Visa exige atividades relacionadas à plataforma do seu cartão de crédito para comerciantes, clientes e bancos. O modelo da Microsoft exige o gerenciamento da interface entre outros comerciantes de software, e sua plataforma de sistema operacional Windows. As Atividades-Chave da categoria se relacionam com gerenciamento de plataformas, fornecimento de serviços e a promoção das plataformas.”

9. Estrutura de custos

Refere-se aos custos principais para que o negócio possa sobreviver e apresentar lucros.

É natural que, ao responder as perguntas acima, você note que alguns aspectos do seu planejamento inicial são inviáveis.

Felizmente, o canvas permite fazer alterações a tempo, otimizando a gestão e proporcionando um ambiente de alto desempenho.

“As ideias colocadas no Canvas geram outras ideias. Assim, o Canvas torna-se uma ferramenta para facilitar o diálogo de ideias — tanto para os indivíduos que esboçam suas ideias e quanto para grupos que desenvolvem ideias juntos.” — Alexander Osterwalder


Leia também: Indicadores de Desempenho Financeiro


Ademais, com todos os quadros devidamente preenchidos, você pode (e deve) revisá-los periodicamente, propondo melhorias sempre que necessário.

“Assim como ir ao médico para um exame anual, avaliar regularmente um modelo de negócio é uma importante atividade de gestão que permite a uma organização avaliar a saúde de sua posição no mercado e se adaptar de acordo.” — Alexander Osterwalder

Não é à toa que o canvas é uma das ferramentas mais utilizadas por administradores de empresas de diversos setores na atualidade, compondo a grade curricular obrigatória dos alunos de administração e gestão.

Trata-se de uma ferramenta simples e adaptável a qualquer modelo de negócios, melhorando sua estruturação e a tomada de decisões estratégicas.


Referência deste texto:

Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. Por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (autores). Editora Alta Books.

Nodari | Consultoria Financeira Empresarial
Gestão – Marketing – Treinamentos

Telefone: (11) 2367-0029
Celular e WhatsApp: (11) 99741-7177
Email: contato@nodariconsultoria.com.br
Endereço: Rua Domingos de Morais, 2781 cj 310.
Vila Mariana, São Paulo (SP).

Você também pode entrar em contato com a Consultoria diretamente pelo site.
Basta preencher os campos deste formulário, indicando suas dúvidas ou serviços nos quais está interessado.

Artigo atualizado em 27 de janeiro de 2022.