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Características do empreendedor: comportamentos que ajudam a empreender

Ser o próprio patrão é mais complicado do que parece. Certas características do empreendedor — foco, capacidade de planejamento e disposição para constante aprendizado, por exemplo — são indispensáveis.

É verdade que o empreendedorismo está em alta e o número de PMEs e MEIs não para de crescer. Porém, ao mesmo tempo, existe o problema de muitas empresas que fecham rapidamente por falta de certas atitudes do empreendedor, uma vez que muitos novos pequenos empresários focam somente nos conhecimentos específicos dos produtos e serviços que pretendem prestar.

Ou seja, capital para investir e uma boa ideia de negócio não significam um empreendimento de sucesso.

Mas não se preocupe. Ao contrário do que foi dito por muito tempo, mesmo que você não tenha “nascido” com características de empreendedor, é possível desenvolver as habilidades necessárias.

Quer saber o que é preciso para empreender com sucesso? Continue a leitura!


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1. Comprometimento com aperfeiçoamento contínuo

Dentre as características do empreendedor de sucesso destaca-se, sem dúvida, o nível de comprometimento com sua constante evolução.

Para isso, é indispensável estudar a respeito das atividades que pretende realizar, do segmento que planeja atuar, do nicho de mercado que irá se inserir e da organização dos recursos do seu negócio (humanos, financeiros e produtivos).

Além disso, é fundamental ter domínio nos produtos e serviços que pretende vender e sobre seu ramo de atividade.

2. Capacidade de administrar riscos

Todo empreendedor de sucesso sabe que, para conseguir algo, é preciso assumir riscos.

Por isso, ele planeja e age analisando os ganhos e perdas, de maneira consciente, para agarrar as melhores oportunidades que vêm à tona.

Caso sejam necessárias mudanças drásticas para manter a integridade e equilíbrio do negócio, elas são feitas sem medo e procrastinação.

3. Iniciativa

A iniciativa é uma das características do empreendedor mais importantes. Afinal, é muito difícil colocar as ideias e planejamento em prática com pessoas tentando te convencer o quanto as coisas são difíceis.

É preciso ter iniciativa para manter constante a busca por oportunidades de negócios, se atualizar com as novas tendências de gestão, mercado e realizar as ações necessárias para se manter competitivo.

4. Não confunde o dinheiro da empresa com o pessoal

Um erro muito comum em novos empreendedores é usar inadequadamente os recursos financeiros de sua empresa.

Isso acontece porque muitas vezes o dinheiro do negócio é confundido com o próprio dinheiro.

É muito importante saber organizar os recursos financeiros da empresa e resguardá-los para seus devidos fins.

Também é preciso estar atento na escolha do sócio, dialogar sobre as expectativas de cada um e quais as ações necessárias para isso.

5. Visão de longo prazo

Um bom empreendedor reconhece onde está, para onde quer ir e o que precisa fazer para que isso aconteça.

Definir metas, analisar informações internas e externas para garantir estabilidade e rentabilidade faz parte do cotidiano do dono de um negócio.

Além disso, a capacidade de compreender como todos os setores e atividades do negócio estão interligados para definir estratégias e ações está entre uma das mais relevantes características do empreendedor.

6. Persistência

Todo negócio tem seus altos e baixos. Muitas vezes, é difícil lidar com a frustração das estratégias que não obtêm sucesso, terminar o mês com o caixa negativo, crises internas, externas, falta de clientes, quedas nas vendas, entre outros.

Ter persistência é fundamental para superar todos esses momentos e encará-los com jogo de cintura e otimismo, para garantir que o barco não afunde.

Por isso, essa é uma característica de todos os empreendedores de sucesso. Pode ter certeza que todos eles já passaram por períodos assustadores.

Em uma entrevista realizada no Computerworld Smithsonian Awards de 1995, Steve Jobs, um dos maiores símbolos do empreendedorismo de todos os tempos, afirmou: “Estou convencido de que aproximadamente metade do que separa empreendedores de sucesso dos que acabam falhando é pura perseverança”.

7. Networking

Um empreendedor de sucesso nunca para de expandir sua rede de contatos. Ele vai a convenções, feiras, palestras, eventos e frequenta cursos relacionados aos seus produtos e serviços. Todas essas ocasiões são aproveitadas para conhecer novos profissionais, conseguir apoio e parcerias para seus novos projetos.

8. Autoconfiança

A primeira pessoa que deve estar convencida de suas capacidades para conduzir um negócio próspero é você mesmo.

Portanto, não espere apoio e aprovação como formas de perceber que está no caminho certo. Considere sua própria percepção — devidamente embasada, obviamente — como norte para suas decisões.

Lógico, dúvidas fazem parte do processo. E podem ser muito úteis, pois indicam possibilidades que devem ser avaliadas.

Mas é essencial que você confie em suas análises, conhecimentos e habilidades.

A fim de manter sua autoconfiança “nos trilhos, invista em preparo, planejamento e mantenha-se atualizado sobre seu setor de atuação.

9. Flexibilidade e adaptabilidade

Imprevistos e novos desafios sempre aparecem. E, quando você é seu próprio chefe, a responsabilidade de encontrar soluções está, acima de tudo, em suas mãos.

Ainda que você conte com uma equipe engajada e proativa, a palavra final pertence a você.

Logo, sua disposição para lidar com mudanças (e problemas), encontrando alternativas viáveis, é essencial.

10. Criatividade

Conectada à habilidade listada acima, criatividade é outra das características do empreendedor que não deve ser ignorada.

O erro de muitas pessoas que iniciam um novo negócio é acreditar que basta uma excelente ideia. Nada disso! A ideia que fomenta a criação do negócio é apenas a primeira de muitas que, necessariamente, devem vir em sequência.

Mas não pense que criatividade tem algo a ver com um “dom” excepcional. Trata-se de uma capacidade que pode ser desenvolvida e aprimorada, exatamente como outras tantas competências.

Uma das formas mais eficazes de aguçar a criatividade é ampliar o repertório de referências. Livros, cursos, análise de cases de sucesso e mesmo um olhar atento para a concorrência oferecem excelentes insights.


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11. Formação de equipe

É bastante provável que, para viabilizar diferentes necessidades da empresa, expertises igualmente diversas precisem ser acionadas.

Nessas horas, não é produtivo esperar que o empreender dê conta de tudo. Inclusive, uma das características de empreendedores de sucesso é, justamente, saber enxergar seus pontos fortes e pontos fracos — delegando tarefas, frente às suas limitações.

E, por limitações, não nos restringimos a falar de perícia quanto à execução do trabalho. O quesito tempo é outro elemento que precisa ser avaliado.

Ou seja, ainda que você tenha conhecimento suficiente sobre uma determinada demanda, é crucial perceber se é realmente oportuno usar seu tempo para administrá-la. Pergunte-se, sempre, se delegar a tarefa não otimizaria seu desempenho, permitindo que você direcione seu trabalho aos pontos que mais exigem sua atuação direta.

Em função dessa lógica, contar com colaboradores e parcerias — cujas habilidades e talentos complementam os seus — é sinônimo de maior eficiência.


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Como você pode ver, as características do empreendedor tornam ele um profissional que consegue tomar decisões rápidas e assertivas, controlando os riscos e sem medo de seguir em frente para alcançar seus objetivos.

Além disso, a capacidade de empreender com qualidade depende muito da aquisição de novos conhecimentos, de se manter sempre atualizado com as últimas tendências tecnológicas que podem aprimorar os processos e principalmente com o comportamento do mercado.

Também é preciso reconhecer suas capacidades e entender que muitas vezes é necessário ajuda de profissionais de fora, que podem trazer soluções pontuais desenvolvidas a partir de um ponto de vista exterior, especializado.

Para isso, existem consultorias empresariais, que todos os dias ajudam pequenos empreendedores a alcançar equilíbrio econômico e sucesso nos negócios.

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