
Como a análise de concorrência é um fator importante para o meu negócio
Atualizado em 07 de junho de 2022.
Para uma empresa sobreviver, seja ela iniciante ou autoridade no mercado, é fundamental que se entenda o comportamento de seus concorrentes.
Para isso, é feita uma análise de concorrência — uma técnica que norteia empreendedores e gestores na tomada de decisões e na definição de estratégias para curto, médio e longo prazo.
Você que está aqui, lendo este artigo, já deve ter examinado sites, redes sociais e até lojas de seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo.
No entanto, é preciso ir muito além para analisar o mercado em que seu negócio está inserido, realizando a análise de maneira estratégica, de forma que ela possa te entregar dados relevantes para direcionar o rumo de sua empresa, de modo assertivo e com riscos minimizados.
Porém, apesar da importância desta análise, muitas vezes, ela deixa de ser feita, pois a maioria dos empreendedores tem domínio em sua atividade, mas não estende seu conhecimento a ponto de dominar ações estratégicas para garantir a integridade de seu negócio.
Para que você não pertença a este grupo de empreendedores e consiga garantir o presente e futuro de seu empreendimento, separamos, neste artigo, algumas informações vitais para você entender a importância de uma análise de concorrência e começar a aplicá-la.
Por que a análise de concorrência é tão importante?
De uma maneira geral, a análise de concorrência é um estudo que permite uma empresa atuar de maneira diferenciada, inovadora e competitiva — três características importantes para o sucesso de qualquer negócio.
Este tipo de técnica é fundamental, pois com ela é possível saber o que acontece ao seu redor antes de, efetivamente, focar em sua própria empresa. Afinal, não se pode sair dando tiros no escuro — agindo dessa forma, provavelmente, você errará o alvo e gastará munição (dinheiro) à toa.
Por isso, é importante entender o que está acontecendo à sua volta, uma vez que seus concorrentes podem ser um “espelho” de seu negócio.
Além disso, é uma forma de não gastar tempo e recursos produtivos com produtos e serviços saturados no mercado e/ou dominados por uma grande marca.
Não que seja impossível competir com grandes players. Entretanto, para ter alguma chance, é preciso ser estratégico e investir no seu diferencial.
Mas, qual o seu diferencial em relação a seus concorrentes? Você já sabe?
Uma análise de concorrência é o que te entrega a oportunidade de jogar onde é mais fácil de ganhar. É uma maneira de aprender com seus rivais, entender os pontos fortes e fracos deles e, com isso, aperfeiçoar os diferenciais de seu negócio.
Também, capacita os gestores e empreendedores com a competência de entender as situações e oscilações do mercado — e a usar este conhecimento para tomada de decisões rápidas e assertivas, que permitam à empresa alcançar um diferencial competitivo de maneira ética e saudável no mercado.

O que é preciso para realizar uma análise de concorrência
Para que você possa realizar uma análise de concorrência, de forma completa e eficaz, é necessário seguir algumas etapas.
Nos tópicos abaixo, explicamos cada uma delas. Confira:
1a Etapa: Comece pelo autoconhecimento
Antes de reunir informações sobre seus concorrentes, é interessante que você se certifique de que dispõe de dados atualizados e concretos sobre sua própria empresa.
Não faça suposições e, tampouco, confie em dados que possam estar ultrapassados. Muitas configurações do mercado se alteram rapidamente. E se você basear sua análise em dados de dois anos atrás, por exemplo, é bastante provável que chegará a conclusões incorretas.
Pontos que você deve considerar, nesta etapa, incluem:
- Identificação de defeitos e qualidades em seus produtos, serviços e processos.
- Análise da capacidade de sua empresa atender uma demanda maior, com qualidade, verificando se os seus fornecedores podem suprir suas necessidades nesse cenário projetado.
- Verificação de quais de seus produtos ou serviços se igualam, superam ou estão abaixo do nível do mercado.
Leia também: Como usar a concorrência a favor do seu negócio.
2a Etapa: Identifique quem são seus concorrentes
Após organizar as informações sobre sua empresa, você consegue identificar quais concorrentes possuem características semelhantes às do seu negócio.
É importante, neste momento, se colocar no lugar dos clientes para agrupar os concorrentes similares à sua empresa.
Portanto, pergunte-se:
- A quais empresas meus clientes recorreriam se não adquirissem meus produtos/serviços?
Comece a análise pelos maiores representantes de seu segmento — que são as empresas que têm o controle do mercado que você participa e servem como referência tanto para você, quanto para os outros concorrentes.
Siga essa ordem, reduzindo o filtro até chegar nos concorrentes próximos.
Não deixe de realizar uma pesquisa de mercado durante esta etapa.
3a Etapa: Obtenha dados sobre a concorrência
Saber quais empresas fornecem produtos ou serviços que possam substituir as suas ofertas é apenas o início da pesquisa.
Se você deseja fazer uma análise de concorrência que promova insights valiosos, é necessário conhecer seus “rivais” a fundo.
Então, use a lista de concorrentes que você enumerou na etapa anterior.
Agora, pesquise sobre cada um deles, começando pelos sites e redes sociais das empresas.
A maior parte dos websites empresariais inclui seções como “sobre nós”. Use as informações que encontrar nessa seção para extrair dados sobre o histórico da empresa.
Também procure as declarações de missão, visão e valores de seus concorrentes, É possível aprender bastante sobre o foco e diferenciais das empresas a partir dessas referências.
Confira as redes sociais para obter dados complementares. Verifique como as empresas concorrentes se descrevem em suas bios (minibiografias).
O LinkedIn é um recurso que não deve escapar do seu radar. Por ser uma rede social voltada aos negócios, você pode analisar os perfis da concorrência para obter dados sobre a empresa que, nem sempre, constam nos sites.
Informações sobre os funcionários também são acessíveis pelo LinkedIn. É útil, por exemplo, verificar quantos colaboradores seu concorrente emprega (o que pode te dar uma ótima noção sobre o tamanho da empresa), além de observar as vagas disponíveis e contratações recentes. O tipo de profissional que seu concorrente procura pode te oferecer pistas sobre tendências de mercado e áreas onde inovação ou aprimoramento são privilegiadas.
Leia também: Redes sociais para a divulgação de empresas.

4a Etapa: Verifique os produtos/serviços oferecidos por seus concorrentes
A quarta etapa da análise de concorrência, provavelmente, será a que mais exigirá tempo e dedicação.
Mas o esforço vale a pena, uma vez que o conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos por seus concorrentes pode te revelar excelentes oportunidades de negócios.
Apenas um alerta: não filtre as informações, registrando, exclusivamente, dados convenientes para sua empresa. Ou seja, anote tudo o que puder, sem ser tendencioso. Às vezes, podemos relutar em admitir que o “rival” é melhor que nossa própria empresa em determinados aspectos. Porém, lembre-se que o motivo da análise de concorrência é mostrar a realidade do mercado para que, a partir dela, você possa tomar suas decisões.
Tendo isso em mente, procure avaliar os produtos/serviços de seus concorrentes observando os seguintes pontos:
- Preços: além de verificar se o produto/serviço pode ser categorizado como de baixo ou alto custo, observe se a empresa oferece descontos, pacotes ou planos especiais.
- Benefícios: veja quais necessidades e desejos seus concorrentes estão atendendo. Tenha atenção às vantagens e valores que são propostos na descrição dos produtos/serviços.
- Diferenciais: conforme você avança em sua pesquisa, será possível notar de que forma cada um de seus concorrentes procura se diferenciar dos demais competidores no mercado. Por vezes, o diferencial é uma característica física/concreta do produto ou serviço. Em outras ocasiões, o diferencial é mais subjetivo — o tom de voz da marca, por exemplo.
- Pontos de venda: saiba onde seu concorrente está. Verifique endereços dos principais pontos de venda e inclua informações sobre comércio online.
- Tecnologia: procure descobrir quais são os recursos tecnológicos que sua concorrência emprega tanto na elaboração, quanto na distribuição e divulgação de seus produtos e serviços. Novamente, é possível obter dados relevantes pelo LinkedIn (verificando vagas e demandas da empresa). Faça, também, uma busca no Google, para verificar anúncios de emprego (ou de busca por fornecedores) publicados recentemente.
Leia também: Como garantir a vantagem competitiva no pequeno negócio?
5a Etapa: Defina o público-alvo de seus principais concorrentes
Ao chegar nesta etapa da análise de concorrência, é provável que você já tenha uma boa noção sobre o público-alvo de seus competidores. Contudo, você precisa organizar e apurar suas percepções, para torná-las mais tangíveis.
Então, onde encontrar esse tipo de informação?
Os sites e as redes sociais das empresas são fontes excelentes.
Concentre sua pesquisa em identificar:
- Perfil dos seguidores nas redes sociais.
- Depoimentos de clientes.
- Cases apresentados pela empresa concorrente.
- Tipo e estilo de mensagem/conteúdo predominante no marketing digital dos seus competidores.
Uma vez que você está avaliando sua concorrência, é natural que o público-alvo de tais empresas seja muito parecido com o seu. Logo, fique atento às mínimas diferenças que puder observar (você pode usá-las para fortalecer seus diferenciais).
Outra possibilidade que você deve considerar, enquanto faz a pesquisa do público-alvo de seus concorrentes, é verificar se existe algum nicho ou perfil de cliente mais específico, que eles não parecem atender de modo satisfatório.
Talvez você encontre, nessas lacunas da concorrência, oportunidades que possa aproveitar.
Leia também: 8 atitudes para conquistar a confiança do cliente.
6a Etapa: Estude as estratégias usadas pelos concorrentes
Por fim, analise as estratégias utilizadas por seus concorrentes. Seja abrangente nesta análise, observando:
- campanhas de marketing digital;
- promoções;
- eventos;
- novos produtos;
- abordagem aos clientes;
- identidade visual;
- anúncios;
- outros diferenciais, específicos de cada um.
Com essas informações, você consegue identificar quais os pontos fortes e pontos fracos dos seus rivais, e entender quais as medidas necessárias para se destacar e ter sucesso perante eles.
Além disso, durante esta etapa você consegue ter uma noção fundamentada sobre o que motiva e chama atenção de seu público-alvo.
Também poderá observar estratégias que são comuns a todos (ou maior parte) de seus concorrentes. Ao perceber, por exemplo, que a concorrência investe em anúncios no Google, é interessante que você considere aplicar essa possibilidade ao promover seu negócio também.
Por outro lado, se notar deficiências — ausência de conteúdo informativo, pouca interação com seguidores nas redes sociais, identidade visual pouco atrativa, por exemplo —, veja se não existem, nesses pontos, oportunidades de atuação nas quais você pode investir, agregando valor e diferencial ao seu negócio.
Com todas as informações coletadas durante sua análise de concorrência, você consegue um “mapa” com o caminho, os perigos e atalhos para alcançar seus objetivos.
Use os resultados desse estudo para inovar e aperfeiçoar ao máximo seus produtos e serviços.
E então, gostou de entender a importância da análise de concorrência para seu negócio? Se quiser aprender muito mais sobre gestão empresarial e ferramentas para gerir sua empresa continue no blog! Para tirar dúvidas e saber como potencializar seus resultados entre em contato.
Nodari | Consultoria Financeira Empresarial
Gestão – Marketing – Treinamentos
Telefone: (11) 2367-0029
Celular e WhatsApp: (11) 99741-7177
Email: contato@nodariconsultoria.com.br
Endereço: Rua Domingos de Morais, 2781 cj 310.
Vila Mariana, São Paulo (SP).
Você também pode entrar em contato com a Consultoria diretamente pelo site.
Basta preencher os campos deste formulário, indicando suas dúvidas ou serviços nos quais está interessado.