Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Como montar uma estratégia empresarial: entenda o que fazer!

Para alcançar o funcionamento de uma corporação com alto índice de acertos e redução contínua de erros é vital saber como montar uma estratégia empresarial.

Parece até muito óbvio dizer que para uma organização sobreviver é necessário de mais resultados positivos do que negativos, mas, para isso, é preciso estudar, desenvolver um bom planejamento e por fim, tirá-lo do papel.

Todos os dias, milhares de gestores se encontram num cenário onde todo seu esforço aplicado para planejar e traçar quais são os caminhos seguros, é desperdiçado por não conseguirem seguir seus próprios planos.

Leia também: Como criar um plano de negócios – 8 passos essenciais

Isso acontece por falta de uma estratégia empresarial bem desenvolvida. Não que seja falta de competência desses gestores, não é nada fácil lidar com a frustração de notar que as coisas estão saindo do controle.

Mas, com um planejamento bem construído, levando em consideração todos os fatores importantes, é possível montar uma estratégia realista e que colabore para a manutenção, desenvolvimento e evolução da empresa.

Quer saber como? Continue a leitura!

Entenda o conceito de estratégia empresarial

Basicamente, saber como montar uma estratégia empresarial é saber definir quem é a empresa, qual sua posição no mercado, quais suas metas e objetivos para o futuro e como tudo isso será feito.

É a fundamentação do pensamento sistêmico, organizado para que a corporação atinja os resultados esperados, ou melhor, projetados.

A estratégia empresarial é a descrição detalhada de como uma empresa deve atuar para conseguir alcançar seus objetivos, de acordo com sua missão, visão e valores. É a definição de um conjunto de práticas que trabalham na melhoria de todos os processos, do posicionamento no mercado, nas finanças e no público alvo.

Leia também: Patrimônio Líquido: o que é, qual sua importância e como calculá-lo

Iniciando sua estratégia

Existem dois passos iniciais no desenvolvimento de uma estratégia empresarial. Sem eles, é impossível elaborar um planejamento assertivo. Confira:

1º Passo – É preciso ter em mente que para executar um planejamento “redondo” é necessário definir um grupo de atividades lógico, que funcione como ponte de conexão entre todos os setores da empresa, somente desta maneira a estratégia será realmente funcional.

2º passo – A gestão de pessoas é tão importante quanto a estratégia empresarial e precisa ser feita antes de montar o planejamento. Isso é necessário pois são as pessoas que compõem uma empresa que realmente sabem como o mercado se comporta, que notam as forças, fraquezas e com isso desenvolvem estratégias diárias para contornar obstáculos e melhorar todo o processo administrativo e produtivo da organização.

Após seguir estes dois passos você está pronto para montar a estratégia empresarial de seu negócio. E então, vamos começar?

Primeira etapa

Este é o momento  de definir qual a missão, a visão e o valores de sua empresa (caso já tenha isso bem construído, pule para a segunda etapa).

Nesta etapa é o momento de pensar, refletir, determinar qual o propósito, o porquê de existir no mercado. Você pode resolver estas questões respondendo as seguintes perguntas:

  • Qual a razão da empresa existir?
  • Como você deseja que sua empresa seja vista no futuro? Onde vocês pretendem chegar a longo prazo?
  • Quais os princípios da empresa, de quais ideais a marca não abre mão?

A primeira resposta é a missão, a segunda a visão e a terceiras os valores de sua empresa. A definição desses três fatores é fundamental para que a estratégia definida seja funcional à longo prazo.

Segunda Etapa

Esta é a etapa de análises, as quais vão evidenciar os ambientes interno e externo da empresa.

Para o ambiente interno devem ser definidas as seguintes questões?

  • Quem são seus colaboradores? O que os motiva a trabalhar com você?
  • Todos seus processos são claros e bem definidos? Como eles acontecem?
  • A qualidade de seus produtos hoje tem a mesma que você pretende oferecer no futuro?
  • Suas instalações estão adequadas para atender sua demanda no futuro? O que precisa ser melhorado? Está preparado para crescer? Quanto?
  • Quais são os recursos necessário para alcançar suas metas e objetivos?

Agora para o ambiente externo, é preciso que você avalie o que vem de fora que influencia positivamente e o que impacta negativamente o funcionamento da empresa. Esses fatores são econômicos, políticos, sociais, tecnológicos, ou seja, tudo que movimenta o mercado.

Você pode definir quais são os pontos fortes e fracos da organização com as respostas adquiridas por meio da análise de ambiente interno. Desta maneira é possível encontrar o que internamente beneficia a empresa, seus colaboradores e o que prejudica o desenvolvimento das atividades e os resultados da corporação.

Os resultados da análise do ambiente externo apresentam as oportunidades e ameaças no caminho a ser seguido, as facilidades e desafios que serão encontrados. Com isso, é possível ter uma visão panorâmica do trajeto a ser seguido, o mapeamento do mercado, a evidência do cenário atual. Uma ferramenta muito utilizada para essas definições é a análise SWOT.

Terceira Etapa

A terceira e última etapa na elaboração de uma estratégia empresarial é a que vai definir quais os rumos que a organização irá tomar e qual a trajetória será percorrida. De certa forma, é o mesmo que escolher quais são os melhores caminhos e descobrir quais os atalhos e obstáculos nele se encontrarão.

Após as análises de ambiente interno e externo feitas, uma boa visão das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças estará determinada. Desta forma, o gestor pode definir seu ponto de partida e, de acordo com os recursos e potencialidades, quais serão os limites da atuação da empresa no mercado que pertence.

O caminho a ser percorrido pela empresa deve ser escolhido aproveitando as oportunidades, reduzindo as ameaças, aprimorando as qualidades e corrigindo as fraquezas. Este caminho após definido, servirá de guia para traçar as estratégias que serão usadas pela empresa.

É importante levar em conta, que essas 3 etapas montam a estrutura de uma estratégia empresarial. Para um planejamento estratégico afinado, assertivo e desenvolvido com amplo conhecimento no cenário econômico é indispensável contar com os serviços de consultoria empresarial.

As empresas que oferecem este serviço contam com equipes especializadas e antenadas nas últimas tendências do mercado. Além disso, a expertise de uma consultoria, pode identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o empresário e/ou seus gestores jamais notariam.

Leia também: Capital de giro: o que é e qual a sua importância

Saiba como montar uma estratégia empresarial com o auxílio da Nodari

A Nodari nasceu para atender as demandas específicas das PME’s de maneira integrada, realizando uma série avaliações para identificar todas as vantagens competitivas de cada negócio  e agarrar todas as oportunidades disponíveis.

Com mais de 12 anos de experiência, nossa equipe de profissionais possui conhecimentos sólidos que disponibilizam sempre as melhores soluções efetivas e integradas para a potencialização de seu negócio.

Agora que você sabe como montar uma estratégia empresarial, visite nosso blog e aprenda muito mais como gerir melhor sua empresa! E, se tiver mais dúvidas, converse com um de nossos profissionais e descubra as melhores soluções para seu negócio!