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Comunicação interna eficiente na empresa

Operar com uma comunicação interna eficiente na empresa é essencial para um ambiente de trabalho harmonioso, com trabalhadores engajados e motivados em suas atividades. Além disso, comunicar internamente com clareza e objetividade faz da corporação uma cultivadora de valores, empatia e solidariedade.

Por outro lado, a comunicação interna eficiente na empresa colabora diretamente na implementação de novas estratégias, metas, objetivos, procedimentos e garante que todas essas informações importantes cheguem até os interessados, sem falhas nem mal-entendidos.

Quer aprender mais sobre a importância de uma boa comunicação em sua empresa? Leia este post!

O que é a comunicação interna de uma empresa

A comunicação interna de uma empresa é o meio que garante que os colaboradores estejam alinhados com hábitos, regras, rotinas, valores, crenças e o discurso oficial da empresa.

Resumidamente, a comunicação interna de uma empresa é a ponte usada para informar e ouvir os colaboradores, é o caminho para colocar as mudanças necessárias em prática, descobrir a real situação de seu meio operacional, entender e atender às solicitações relevantes captadas durante esta troca de informações.

É importante saber que, apesar de muitos profissionais restringirem o termo comunicação interna somente às interações formais da empresa para seus colaboradores, na prática é diferente, a comunicação interna acontece em todas as formas de interação e troca de informações entre empresa/funcionário e funcionário/empresa.

TODOS os colaboradores possuem visões e opiniões diferentes sobre os aspectos produtivos e operacionais da corporação. Uma grande estratégia pode surgir em uma conversa entre colaboradores de setores distintos na hora do almoço ou uma grande mudança pode ser feita a partir de uma observação feita pelo porteiro, por exemplo.

Para que todo este ciclo comunicativo seja eficaz, é preciso ter eficiência na troca de informações, isso não quer dizer velocidade, mas qualidade e quantidade de absorção do que será transmitido à grupos internos específicos ou em toda a empresa.

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O que deve ser feito para ter uma comunicação interna eficiente na empresa?

Para conseguir uma comunicação interna eficiente na empresa 5 passos devem ser tomados, que abrangem desde o espaço físico do negócio até a cultura organizacional.

Confira o que pode ser feito em sua empresa:

1- Disponibilize ambientes silenciosos

Este primeiro passo afeta diretamente a gestão. Sabemos que atualmente as grandes empresas e principalmente as startups adotam um modelo de escritório sem salas nem paredes.

Este tipo de layout é excelente para a comunicação rápida e dinâmica entre os colaboradores, porém, em determinadas situações, onde assunto complexos e delicados são tratados é preciso de muita concentração e privacidade. Para isso, é preciso investir em espaços silenciosos para realizar reuniões e conversas direcionadas à gestão e suas estratégias.

2- Crie informativos periódicos

Uma excelente forma de aprimorar a comunicação interna é trabalhar com informativos diários, semanais ou mensais para facilitar a comunicação do RH com os colaboradores e habituá-los com os assuntos que abordam os comportamentos, resultados, avisos e direcionamentos da empresa.

Isso pode ser feito por meio de jornais virtuais disparados nas caixas de email dos colaboradores que usam o computador em suas atividades e impressos para os que não usam. Nestes jornais você pode transmitir comunicados importantes e todas as novidades que afetam a empresa. Desta maneira você pode deixar todos cientes das mudanças e novidades em pouco tempo e ainda anseia os colaboradores por mais novidades.

3- Estimule a comunicação interpessoal no interior da empresa

Para melhorar a comunicação da empresa de maneira global é indispensável tratar com seriedade a comunicação interpessoal, uma vez que a qualidade da troca interna de informações depende diretamente da forma que as pessoas se comunicam entre elas.

Mas como ajudar os funcionários a se comunicar melhor?

É preciso que os gestores e principalmente o time de RH desenvolvam estratégias e promovam a educação corporativa por meio de treinamentos, dinâmicas de grupo, cursos e palestras com temas focados em empatia, boas práticas de expressão, comunicação não-violenta, entre outros.

4- Promova a cultura organizacional

A cultura organizacional é basicamente a tradução dos valores e princípios de uma empresa. Por isso, para obter uma comunicação interna eficiente na empresa é importante que seu valor esteja muito bem descrito.

Certifique-se de formalizar em sua cultura organizacional a importância que a empresa dá para valores como respeito mútuo, cortesia, empatia, solidariedade e transparência. Porém, não basta colocar no papel todos esses valores, é preciso que o time de RH reforce esses temas. Os jornais periódicos são excelentes meios para a disseminação da importância de todos esses valores.

5- Todos precisam falar e ouvir

É preciso incentivar a comunicação horizontalizada dentro da empresa, ou seja, aumentar a participação e o número de envolvidos em discussões e decisões importantes para as metas e objetivos do negócio. Para isso, é fundamental adotar modelos de gestão colaborativos onde os gestores estão mais acessíveis para conversar com os colaboradores.

Desta forma, os funcionários se sentem mais à vontade para se expressar e as famosas “fofocas de corredor” que deturpam a realidade e desfalcam a motivação dos trabalhadores são minimizadas, uma vez que os líderes estão abertos ao diálogo.

Esses 5 passos ajudarão com certeza à você conseguir uma comunicação interna eficiente na empresa. É importante também oferecer canais de comunicação como e-mails corporativos ou até uma caixinha de sugestões para disseminar o hábito da comunicação entre empresa colaborador e vice-versa.

E então gostou de aprender sobre comunicação interna eficiente na empresa e os passos para conseguir isso? Se quiser aprender mais sobre modelos, ferramentas e técnicas de gestão de negócios nosso blog está cheio de informações úteis para você e sua empresa!

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A comunicação interna eficiente na empresa colabora diretamente na implementação de novas estratégias, metas, objetivos, procedimentos e garante que todas essas informações importantes cheguem até os interessados.
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