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4 dicas para conseguir depoimentos de clientes

Antes de explicarmos como você pode conseguir depoimentos de clientes, queremos te mostrar a importância desse recurso para suas vendas.

E não há nada melhor do que um conjunto de estatísticas para provar um ponto de vista, não é mesmo?

Portanto, confira os dados abaixo e tire suas conclusões:

  • 92% dos clientes lêem avaliações online antes de realizar suas compras (Fonte: Big Commerce).
  • Depoimentos de clientes que aparecem ao lado de itens mais caros aumentam as taxas de conversão em 380% (Fonte: Power Reviews).
  • 72% dos consumidores dizem que depoimentos e avaliações positivas aumentam sua confiança em um negócio (Fonte: Big Commerce).
  • 9 em cada 10 pessoas dizem que confiam mais no que um cliente diz sobre uma empresa do que no que essa empresa diz sobre si mesma (Fonte: Wyzowl).
  • 88% dos consumidores dizem que as avaliações influenciam suas decisões de compra online (Fonte: Vendasta).
  • 92% das pessoas afirmam confiar em uma recomendação de um conhecido, enquanto 70% das pessoas dizem confiar nos depoimentos online de consumidores — tais como os disponíveis nos sites e redes sociais das marcas (Fonte: Nielsen).
  • Os clientes gastam 31% a mais quando uma empresa tem avaliações positivas. (Fonte: Broadly).
  • 95% dos clientes suspeitam de uma classificação se não houver comentários negativos (Fonte: Reevoo).
  • 72% dos compradores B2B dizem que as avaliações negativas dão profundidade e conhecimento sobre um produto (Fonte: G2 Crowd e Heinz Marketing).

Poderíamos ir além, pois — como você pode verificar a partir das referências que pontuamos — existe um grande número de pesquisas que atestam o poder dos depoimentos de clientes.

Mas, pelas estatísticas que destacamos, você já deve ter compreendido o argumento principal: depoimentos beneficiam tanto os consumidores (que passam a se sentir mais seguros quanto às suas escolhas de compras) quanto as empresas (que ganham legitimidade e autoridade em seu segmento).

Ou seja, caso você ainda não tenha se empenhado em criar uma estratégia para obter comentários e avaliações de seus clientes, está na hora de rever a situação.

Agora você deve estar se perguntando sobre o que precisa fazer para conseguir depoimentos de clientes, certo?

Fique tranquilo. Vamos compartilhar táticas que você pode colocar em prática assim que concluir a leitura deste texto.

Confira nossas sugestões!

1. Use perguntas para obter excelentes depoimentos de clientes

Qualidade é melhor que quantidade. Sim, será perfeito se você tiver ambos. Porém, considerando que você está começando a coletar depoimentos de clientes agora, é provável que demore um tempo até você conseguir reunir dezenas (ou centenas) de respostas de seus consumidores, não é verdade?

Além disso, se você contar apenas com depoimentos muito vagos — que se resumem a elogios genéricos, como “ótimo produto” ou “estou satisfeito com o serviço” —, o impacto das declarações será reduzido.

É melhor dispor de poucos comentários (mas com informações úteis, capazes de persuadir potenciais clientes) do que apresentar uma lista infinita de depoimentos que se restringem a adjetivos soltos.

O problema é que, mesmo que estejam dispostos a te ajudar, muitos clientes simplesmente não sabem o que escrever em seus depoimentos!

Sendo assim, sua função é facilitar o processo.

Sean Rozario D’Souza, autor de The Brain Audit, fornece uma lista de perguntas que você pode utilizar para conseguir ótimos depoimentos de seus clientes.

Apresentamos, a seguir, uma versão traduzida do questionário proposto por Sean:

  • Qual foi o maior desafio, obstáculo ou motivo de hesitação que você considerou antes de adquirir nosso produto/serviço?
  • O que você encontrou como resultado da compra do produto/serviço?
  • Qual característica específica você mais gostou neste produto/serviço?
  • Quais seriam os outros benefícios deste produto/serviço que você acha importante mencionar?
  • Você recomendaria este produto/serviço? Em caso positivo, por quê? (Ou você pode perguntar “O que você diria para alguém que está em cima do muro sobre realizar a compra?”, conforme sugere Donald Miller, autor de StoryBrand).
  • Há algo que você gostaria de acrescentar?

Note que essas perguntas proporcionam um roteiro completo para que seu cliente lembre de toda sua experiência de compra — da fase inicial (quando, talvez, tivesse dúvidas) à conclusão.

Cada ponto é importante, pois permite que você descubra o que seus clientes mais valorizam ao optar por produtos/serviços, quais são suas dificuldades e o que os motiva a indicar uma empresa.

Certamente, outros potenciais consumidores podem se identificar com os receios e benefícios que o depoimento do cliente apresenta. Com isso, você vence uma série de barreiras, proporcionando uma comunicação humanizada, que demonstra transparência e preocupação com a satisfação do cliente.


Leia também: Venda valor, não preço: entenda a prática desse conceito em um negócio.


Depoimentos via email são importante para futuros clientes tomarem decisões.
Usar depoimentos recebidos via email ou Whatsapp pode ajudar outros possíveis clientes tomarem decisões.


2. Peça permissão para citar depoimentos que você recebe via email ou WhatsApp

Se você faz um bom trabalho, é provável que, mesmo antes de pedir que seus clientes compartilhem opiniões sobre seus produtos/serviços, você já receba alguns depoimentos em seus canais de comunicação.

Lógico, existem depoimentos registrados em redes sociais (nesse caso, você pode tirar um print dos mesmos e usá-los em uma página de depoimentos em seu site, por exemplo).

Contudo, também é bastante comum que as pessoas forneçam depoimentos espontâneos quando conversam com você por meio de mensagens privadas. Nessas situações, peça permissão para usar algum trecho que julgue significativo — e enfatize, para o cliente, o quanto seu comentário é importante e como pode ajudar outras pessoas em suas decisões.

3. Não demore para entrar em contato com os clientes

Quando solicitar um depoimento ao cliente, tenha cuidado com o timing.

Se você aguardar 3 meses depois da compra para tentar um contato, sua mensagem tem mais chances de ser ignorada do que se ela fosse enviada uma semana após a aquisição (ou até antes disso, dependendo do produto/serviço).

Tente obter depoimentos de clientes enquanto eles estão entusiasmados com a compra.

Quando você adquire um móvel, por exemplo, tende a ficar mais atento à peça enquanto ela é uma novidade em sua mobília. Depois de um tempo, você se acostuma com ela. E, provavelmente, nem lembra direito de como foi o processo da compra e da entrega.

Ou seja, procure obter comentários enquanto as memórias (e emoções) de seus clientes estão “frescas”.

Obviamente, essa regra precisa ser ajustada conforme o produto ou serviço que você oferece.

Não seria inteligente pedir o depoimento de um cliente logo após o mesmo adquirir um serviço que leva meses para demonstrar sua eficácia, por exemplo.

Há sempre um momento oportuno para solicitar a avaliação. Aprenda a identificá-lo e não espere mais do que o necessário.

4. Destaque a importância do depoimento

Lembre-se de ser muito cordial e atencioso ao solicitar depoimentos de clientes.

Isso não significa que você deve escrever mensagens enormes, explicando todos os seus propósitos.

Você pode (e deve) ser objetivo ao fazer o contato. Mas não deve se resumir demais, como se o contato fosse mera formalidade, sem importância para a empresa.

Procure redigir mensagens personalizadas, que sejam condizentes com o tom de voz de sua marca.

Diga ao cliente que seu depoimento é valioso para a empresa aprimorar seus processos (o que é uma verdade incontestável) e também para outros clientes, que desejam conhecer experiências reais de quem adquiriu produtos/serviços da empresa.

Em outras palavras, faça o seu cliente saber que sua opinião será muito apreciada. Se for oportuno, depois de conseguir o depoimento, ofereça alguma cortesia como forma de retribuir o tempo e dedicação de seu cliente.


E então, nossas dicas te ajudaram? Use o campo dos comentários (logo abaixo) para nos contar sobre os resultados que você obteve ao aplicá-las!



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