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10 dicas de marketing empresarial para pequenos negócios

Atualizado em 04 de novembro de 2022

Não só o marketing empresarial, mas toda a comunicação tem sofrido uma série de transformações que deixam muitos empreendedores confusos sobre qual caminho seguir. Principalmente aqueles que possuem pequenos negócios e recursos mais limitados.

A ausência de fórmulas específicas para cada formato de empresa é o grande desafio.

Hoje, é possível decidir o modelo administrativo e empresarial que mais se adequa ao perfil do negócio, levando em consideração a identidade dos seus colaboradores e o perfil de clientes que se almeja atingir.


Leia também: 8 atitudes para conquistar a confiança do cliente.


Podemos pensar no marketing empresarial do século 21 como uma rede interconectada.

Imagine que essa rede reúne pessoas, ideias e propósitos em comum e que tudo isso precisa estar muito bem alinhado no planejamento de marketing e comunicação da sua empresa.

O consultor empresarial Adriano Nodari fala sobre os desafios do marketing empresarial no momento e apresenta algumas sugestões para os pequenos negócios.

Confira a seguir.

1. Defina suas metas

Se você investir em marketing empresarial sem ter motivos claros para isso, não saberá avaliar o que funciona e nem saberá se vale a pena dar continuidade a uma determinada estratégia.

Por vezes, em função do orçamento mais enxuto, pequenas empresas acabam deixando de lado essa preocupação. Entram em contato com agências de marketing e se atém aos valores praticados em pacotes de serviços, optando pelo que “cabe no bolso”.

Obviamente, os custos com o marketing empresarial precisam ser coerentes com o orçamento do qual você dispõe. Porém, preços baixos não podem ser o critério decisivo de seu investimento. Afinal, mesmo que você gaste pouco, se não tiver um retorno razoável, sua escolha irá se resumir a prejuízos.

Logo, ao optar por contratar serviços de marketing empresarial, é imprescindível que seu primeiro passo seja definir as metas que pretende atingir com suas campanhas.

As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado (ou seja, aplique o famoso Método SMART).

A partir de suas metas — e com o seu orçamento em vista — você pode conversar com profissionais de marketing e discutir as estratégias mais oportunas para o seu negócio


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2. Concentre suas ações de marketing empresarial em um número limitado de canais de comunicação

Empresas que têm presença consistente nas mais variadas redes sociais, prestam atendimento ao cliente de excelência via telefone, WhatsApp, email e chat do site são, sem dúvida alguma, exemplares. E invejáveis.

Contudo, essa “onipresença” tem um custo elevado.

A longo prazo, conforme seu negócio crescer, você pode expandir sua presença em canais de comunicação online e offline. Porém, de início, é provável que você tenha melhores resultados ao se dedicar a um número limitado de canais.

De nada adianta, por exemplo, criar um perfil no Twitter e não designar um funcionário para interagir com os clientes por lá. Uma mensagem não respondida gera uma péssima impressão, dando a entender que sua empresa não é atenciosa com seus consumidores. Ou, até mesmo, pode sugerir que a empresa não existe mais (perfis abandonados há anos causam esse tipo de dúvida, com frequência).

Portanto, eleja os canais de comunicação essenciais para sua empresa e garanta que, por meio delas, seus clientes tenham acesso às informações de que necessitam e sejam positivamente impactados pelas mensagens que você divulga.


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3. Seja visto e atenda as necessidades do cliente

É impossível falarmos de marketing empresarial no século 21 e não incluirmos as plataformas digitais como a principal ferramenta.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, 95% dos brasileiros já são adeptos às duas telas. Ou seja, enquanto assistem TV estão conectados à internet e acompanham informações online.

Sabemos que a propaganda na TV é um investimento milionário. Porém, graças à acessibilidade das tecnologias digitais, é possível apresentar a sua marca investindo valores muito mais acessíveis — principalmente para os pequenos negócios.

De acordo com o consultor de marketing, se apresentar na internet — seja por meio de blogs ou redes sociais — é uma necessidade para empresas que desejam se manter no mercado e interagir com o público.

“O inbound marketing e a produção de conteúdos são considerados serviços extras ao consumidor. Afinal, o cliente interage através da informação de qualidade que lhe é proporcionada pela marca”, acrescenta.

Vale a pena investir no marketing de conteúdo e fazer o uso estratégico das plataformas digitais como uma das principais ferramentas de divulgação dos últimos anos.


Leia também: Redes sociais para a divulgação: interagir é essencial.


Investir em anúncios é uma ótima estratégia para pequenos negócios
Com o anúncio é possível direcionar a comunicação para um público específico .

4. Defina a melhor forma de divulgação para sua marca

É muito importante definir qual a rede ou plataforma que seus clientes mais acessam. Blogs, redes sociais, newsletters são alguns exemplos que você deve considerar.

“É preciso conhecer o público e fazer uma pesquisa sobre suas principais ferramentas para buscar informação e interagir na internet”, explica Nodari.

Se o seu negócio tem como alvo as imagens, por exemplo — como é comum em lojas de artigos de decoração, lanchonetes, moda e beleza — o Instagram ou Pinterest, são ótimas ferramentas para exibição de fotos.

Capriche nas imagens, pois são excelentes estratégias de marketing. A comunicação visual será a tendência do futuro.

“Enquanto milhares de marcas lutam pelo holofote, a comunicação visual é uma estratégia sutil, eficiente e, quando aplicada com criatividade, gera interações com o público”, sugere o consultor.


Leia também: Marketing reverso: o que é e quais seus benefícios?


5. Amplie seus investimentos em estratégias que estão funcionando

Vamos supor que você tenha apostado em marketing de influência (ou seja, realizou parcerias de com influenciadores digitais) para promover seu negócio. Os resultados dessa estratégia estão sendo promissores para você e estão te ajudando a conquistar suas metas (tornar sua marca mais conhecida e atrair novos clientes, por exemplo).

Diante dessa resposta positiva, você pode concluir que a estratégia funciona para sua empresa. Logo, é interessante ampliar seus investimentos nessa frente.

O mesmo se aplica a qualquer estratégia que esteja dando certo.

No entanto, certifique-se de não estagnar em sua abordagem, pois é importante manter o interesse do público-alvo em alta.

Para exemplificar, vamos seguir com o exemplo do marketing com influenciadores. Num primeiro momento, o marketing empresarial pode ter se resumido à apresentação de seus produtos e serviços, por meio dos perfis de Instagram, YouTube ou TikTok desses influenciadores.

Para que a abordagem não fique monótona, além de demonstrar os produtos, você pode oferecer descontos especiais para os seguidores dessas pessoas. Fazer lives de lançamentos de produtos com influenciadores mais relevantes. Disponibilizar seus produtos/serviços para blogueiros que façam resenhas detalhadas e confiáveis.

Enfim, o objetivo é identificar a estratégia que mais traz resultados ao seu marketing empresarial e aumentar seus investimentos nesses métodos — sem perder de vista a criatividade!

6. Seja autêntico

Já reparou que a cada dia tudo está mais parecido em termos de produtos e serviços?

O foco da competitividade no marketing empresarial — que faz sucesso nos últimos anos — não é parecer com os seus competidores, mas se apresentar ou oferecer aquilo que eles ainda não tentaram.

O consumidor adora novidades e tende a seguir e admirar negócios autênticos, independente se a empresa é grande ou pequena.

Como exemplo, podemos mencionar a pequena empresa Vó Nena. Como estratégia, a empresa optou por oferecer doces caseiros, reproduzidos segundo a receita da caprichosa doceira. Uma ideia simples e autêntica, que deu origem a um negócio de sucesso.

7. Observe as estratégias da concorrência

Para ser autêntico, como sugerimos na dica anterior, você precisa saber o que os seus concorrentes estão fazendo, certo?

Mas não precisamos falar apenas em autenticidade quando pensamos na abordagem de marketing empresarial ideal para o seu negócio.

É igualmente importante saber perceber o que outras empresas do seu segmento estão fazendo e aprender com as estratégias alheias.

Isso, de modo algum, significa “copiar” o que já existe.

Mas, por exemplo, se todas as principais empresas do seu setor — bem como os negócios iniciantes — estão em uma determinada mídia, é provável que você se beneficie ao aderir à tendência.

Além de observar onde seus concorrentes estão e como se comunicam, fique atento às suas estratégias de atração.

Por exemplo, quando muitos de seus competidores diretos investem em promoções em determinadas épocas do ano — tais como Natal, Dia dos Namorados e Black Friday — você deve considerar adotar uma abordagem semelhante.

Ou seja, procure identificar o que funciona para seus concorrentes — pois a estratégia pode funcionar para você também. No mínimo, vale a pena experimentar.


Leia também: Quais os maiores obstáculos e como vencê-los ao administrar um pequeno negócio.


Limite os canais de comunicação, especialmente no início.
Eleja os canais de comunicação essenciais e garanta que, por meio delas, os clientes tenham acesso às informações de que necessitam.

8. Invista em anúncios

Com o marketing digital, a possibilidade de anunciar sua marca — e direcionar a comunicação para um determinado público — se tornou muito mais fácil e viável, mesmo que seu orçamento seja limitado.

Anúncios no Google são os mais promissores, pois irão aparecer, em local de destaque, quando os consumidores fizerem buscas por determinadas palavras — relacionadas a produtos/serviços ou soluções que sua empresa pode oferecer.

Pagar por anúncios no Facebook, Instagram e YouTube também pode ser uma boa escolha para você, pois oferecem oportunidade de segmentação bem específica. Contudo, os anúncios nas redes sociais costumam estar menos conectados a intenções de compra, quando comparados a anúncios no Google.

9. Defina valores

Na ânsia por colocar em vigor o negócio e dar origem às vendas, os valores sociais costumam ficar em escanteio no planejamento empresarial. Mas os valores merecem toda a atenção, dada a sua importância para o posicionamento da empresa frente aos aspectos sociais — além de agregar na campanha de marketing e conscientização.

Vivemos na era da sustentabilidade, interconectividade e inclusão. Pensar nessas premissas é essencial para reforçar os valores sociais pregados pela sua empresa.

“Todo empreendedor deve preocupar-se com esses aspectos e tê-los como aliados na sua campanha de marketing, no entanto, é preciso manter a transparência e seguir os valores pregados ou a reputação pode desmoronar”, pontua Nodari.


Leia também: Como aplicar atitudes sustentáveis no pequeno negócio?


10. Utilize textos como parte de sua estratégia de marketing empresarial

Será cada vez mais comum o envio de textos curtos para se comunicar com o cliente, seja por meio do SMS ou mensagens via WhatsApp. A proposta é que as vendas, acordos, promoções sejam compartilhadas nessas ferramentas e substituam os tradicionais emails.

A ideia é estar cada dia mais próximo do cliente. Mas o grande desafio é enxergar os limites.

“É preciso atentar-se e não invadir a privacidade do cliente. Não ofereça nenhum serviço via mensagem sem a devida permissão. O consumidor precisa interpretar a atitude como algo que lhe agregue”, pontua o consultor.

De acordo com Nodari, é preciso organizar a periodicidade das divulgações e contato com o cliente.

Enchê-los de mensagens também não é uma boa ideia.

Organize um ou dois dias na semana que sejam mais atrativos para essa aproximação.

“Existem conteúdos que o público não se importa de ver diariamente. Isso vai variar muito, de acordo com o segmento. Na divulgação de cardápios, por exemplo, as imagens caprichadas costumam sempre ser bem-vindas e podem despertar o interesse”, comenta o consultor.


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