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7 atitudes para conquistar a confiança do cliente

Existe algum comportamento para conquistar a confiança do cliente? Esse é o caminho que muitas empresas buscam, sobretudo aquelas que alcançam o sucesso.

Parafraseando Sam Walton, fundador do Walmart, todo empresário deve ter em mente que existe um patrão: o cliente. O descaso com o consumidor coloca em risco o emprego de todos, do funcionário ao proprietário, a partir do momento em que o cliente opta pela concorrência e não mais sua empresa.

Não existem fórmulas simplistas para conquistar a confiança do cliente, mas sim uma união de fatores que podem se tornar o diferencial da sua empresa.

Conversamos com o consultor de negócios, Adriano Nodari, que apresentou excelentes dicas. Veja a seguir.

Tenha um diferencial

Destaque um setor da sua empresa em que ela pode ser diferente de todas as outras que atuam em segmentos semelhantes. Seja no designer dos produtos ou cordialidade no atendimento, se trata de sutilezas que encantam o consumidor e gera aproximação.

“Empresas humanizadas, por exemplo, com ambiente familiar e aconchegante que prega esses princípios desde os processos internos ao trato com o cliente, pode considerar esse fator um diferencial”, argumenta Nodari.

Identidade chama muito atenção do consumidor. É importante que o produto ou serviço esteja conectado às convicções de quem o consome.

Isso tudo pode lhe parecer uma viagem e com pouca importância, mas o nosso cérebro não é tão racional como imaginamos e toma muitas atitudes por nós.  Adora o que é bonito, confortável, cativante e principalmente que lhe traga boas memórias. O seu produto também pode fazer parte da história do cliente e recordá-lo de bons momentos.

Aposte em canais eficientes de atendimento

O seu produto pode ser o melhor do mercado, mas se o atendimento não atender as expectativas e necessidade do cliente  tudo vai por água abaixo. Cumpra prazos, estabeleça tempo e tenha organização em todos os processos.

É importante que o atendimento seja flexível e apresente-se em diferentes canais, como Whatsapp, e-mail, telefone e outros. Treine a equipe para que metas e compromissos prévios sejam estabelecidos.

Ofereça valor

Aqui não se trata de valor financeiro, mas qualidade no momento em que o cliente necessita. A reputação de uma empresa leva anos para ser construída e pode perder-se facilmente em atitudes falhas.

Apresente apenas o que não irá comprometer a imagem do negócio e tenha compromisso com suas ofertas. “A dica é simples: coloque-se no lugar do consumidor, você optaria por tal oferta ou acharia vantajosa para a sua situação?”

De acordo com o consultor empresarial muitas vezes é preciso dizer não a uma determinada proposta ao realizá-la e manchar a reputação do negócio por despreparo.

Não aposte em falsas promessas

Sabe aquele produto ou serviço que o seu negócio ainda não está preparado para oferecer?

Seja por escassez financeira ou logística falha, faça uma avaliação antes e nunca prometa ao cliente aquilo que sua empresa ainda está em fase de adaptação ou simplesmente não possui estrutura para atendê-lo.

Cumprir com o prometido é um ponto primordial para que conquiste a confiança do cliente. Quando não entregamos o esperado gera frustração e descrédito para o negócio.

Valores justos, clientes felizes

Nesse artigo apresentamos algumas dicas de como precificar os produtos. Essa é uma das dúvidas mais frequentes e gera insegurança na conquista do cliente. Porém, sabemos que o consumidor avalia uma série de questões além do preço.

“O importante nesse caso é não fugir dos valores do mercado. Hoje com o acesso a internet rapidamente o cliente pode consultar preços e fazer comparações”, acrescenta o consultor.

Leia também: Reclamações de clientes insatisfeitos – saiba como lidar

Nodari explica que não se trata de aumentar ou diminuir preços – colocando em risco o fluxo de caixa da empresa, – mas atuar com valores honestos e investir em estratégias como qualidade no atendimento e diferencias extras para conquistar a confiança e fidelização do cliente.

Seja claro e ético

Deixar às claras falhas da equipe é primordial. Diante de um erro jamais tente justificá-lo. Reconheça a falha e ofereça a oportunidade ao cliente de corrigi-la da melhor forma possível.

“O grande problema da maioria das empresas nem sempre é falhar, até porque processos podem falhar em algum momento, mas o modo como lidam com os erros e a comunicação com o cliente”, alerta Nodari.

Leia também: Cronograma de treinamento de funcionários – a importância da capacitação.

O consultor ressalta que outro ponto importante é o treinamento da equipe e o preparo essencial para lidar principalmente com as situações adversas.

“Se a sua empresa têm conflitos constantemente no atendimento é necessário urgente rever os processos e contar com auxílio de um especialista para avaliar a situação e ajudar na resolução do problema”, sugere.