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Como dar um nome para minha empresa? – 11 Dicas essenciais

Na criação do negócio, surge a tarefa que parece simples, mas não é. Muitos empreendedores pensam: como dar um nome para minha empresa? Primeiro gosto de esclarecer que a escolha do nome de um negócio é tão importante quanto escolher o nome de um filho (a), por isso, toda calma e tempo são essenciais nessa escolha.

De acordo com artigo da Endeavor Brasil sobre o tema, existe no Brasil, aproximadamente 18 milhões de nomes de empresa.  São muitos nomes, não é mesmo? Como ser original com tantas empresas já nomeadas? É possível criar um nome (identidade) completamente novo para um negócio?

Qual a finalidade do nome de um negócio?

O nome de uma empresa tem uma série de funções em um negócio, algumas delas são:

  • Primeiramente atua como uma identificação dos produtos e serviços;
  • Ajuda a diferenciar o seu negócio da concorrência;
  • Traz a possibilidade para que o seu negócio seja divulgado;
  • Faz com que o público se lembre da sua empresa;
  • Ajuda a chamar atenção nos mais diversos canais de atendimento;
  • Auxilia na identificação dos diferenciais competitivos;
  • Ajuda a agregar valor para a marca.

Há algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Se uma das suas principais dúvidas é: ‘como dar um nome para minha empresa?’, fique alerta às dicas importantes a seguir.

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Como dar um nome para minha empresa – 11 dicas essenciais

1 – Tenha clara a VISÃO do seu negócio – Ao criar a empresa, como pensou no valor que deseja entregar ao seu público? Quando se pensa em ‘como dar um nome para minha empresa’ é preciso pensar em algo que diferencie a empresa no mercado, que transmita uma mensagem tanto no que se refere à grafia quanto às cores, logomarca, etc.;

2 – Procure o seu diferencial – Como ser diferente com aproximadamente dezoito milhões de nomes de empresa? Analise com muito cuidado as principais características da sua empresa. Em qual segmento atuará? É uma empresa de atuação regional? Qual é o seu público específico? Qual é o produto que vai oferecer? Se a característica marcante do negócio é a regionalidade, por exemplo, pode-se pensar em um nome com esse diferencial como, por exemplo, é o caso do Copacabana Palace Hotel, um dos hotéis mais luxuosos do Rio de Janeiro;

3 – Pense em equipe – Ter uma equipe produtiva ao lado para pensar nas melhores ideias faz toda a diferença na escolha do melhor nome para uma empresa. Pessoas que tenham como característica o pensamento criativo são muito bem-vindas nesse processo de encontrar um bom nome para um negócio;

4 – Reúna todas as ideias – Aqui entra o que é conhecido como brainstorm ou ‘tempestade de ideias’. Coloque no papel todas as ideias e não descarte absolutamente nada. De repente um nome, mesmo que não utilizado pode ser uma referência para o nome final;

5 – Optar pela simplicidade e objetividade – Siglas e nomes curtos também são uma boa opção para nomes de negócios. Siglas são interessantes até mesmo em casos de nomes grandes porque podem reduzi-los para uma composição fácil de memorizar. Quer um exemplo? NASA (National Aeronautics and Space Administration);

6 – Atributo da lógica – É fundamental que o nome tenha uma lógica, que respeite o ramo de atuação e que seja facilmente compreendido pelo público. Não pode haver algo mais frustrante do que ter de explicar ao público a razão do nome da empresa;

7 – Não se norteie pelas tendências – Não quer dizer que as tendências não possam ser consideradas, mas vale lembrar que tendências têm um tempo limitado de duração e é preciso pensar em um nome que não será mudado e cujo significado precisará transpor o tempo;

8 – Pense na pronúncia – Não foque apenas na criação escrita, no papel, pense em como esse nome soará ao ser pronunciado. E mais, é fundamental que possa ser facilmente pronunciado pelo público;

9 – Foque em nomes com letras do início do alfabeto – O ‘mais simples’ ainda é a melhor opção para um bom nome, evite as letras do final do alfabeto como X, Y, Z, que podem, inclusive, dificultar a pronúncia do nome;

10 – Logomarca – Além do nome, é fundamental escolher uma logomarca criativa, que contenha o atributo da identidade visual. A logomarca é até mais visualizada do que o nome da empresa, um bom exemplo é o símbolo da maçã que todos sabem que representa a Apple. Assim como no processo da escolha do nome, a logomarca deve ser escolhida com calma, tempo, as cores, formas devem ser muito bem pensadas, afinal, é a identidade do seu negócio;

11 – Confirme se o nome está disponível – Ao escolher o nome para o seu negócio, pense se está disponível como domínio na internet, afinal, toda empresa que deseja se destacar precisa ter um site no mundo virtual. Para pesquisar a disponibilidade do nome para um domínio na internet, basta que se acesse o registro.br, jogue o nome da empresa e veja se existe a disponibilidade do domínio.

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Como dar um nome para minha empresa – Não tenha pressa nesse processo

Pense nas possibilidades de nome, sem pressa. Outra dica fundamental é não tornar esse processo uma ‘árdua tarefa’, é preciso se divertir no processo, encontrar algum encantamento, afinal, é o nome da sua empresa, não é mesmo?

As ideias geralmente vêm quando se está mais desprendido da obrigação. Elas podem surgir em uma ida ao cinema, ao teatro, em um momento de passeio no parque, por isso, tenha sempre uma maneira de anotar se alguma ideia repentina surgir.

Acredite, mesmo com dezoito milhões de nomes de negócios, com criatividade, você pode conseguir um nome criativo para a sua empresa.

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