Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Benefícios da assertividade no empreendedorismo

Frequentemente vemos algum método de como as pessoas podem ser mais assertivas em todas as áreas da vida. Como o ‘ser assertivo’ pode ajudar nos negócios? Quais os reais benefícios da assertividade para o empreendedor?

Devo esclarecer primeiramente sobre o que é a competência assertividade. Muitas pessoas podem associar ser assertivo com comunicação agressiva e essa é uma compreensão totalmente equivocada. Ser assertivo basicamente é a habilidade de conseguir transmitir ideias, crenças, emoções, defender os próprios direitos, de uma maneira direta, mas que não agrida os interlocutores.

Em artigo publicado pelo portal Harvard Business Review (confira) é abordada a dificuldade que muitas pessoas encontram para expor abertamente os seus posicionamentos, isso por inúmeras razões: porque acreditam que falar diretamente passa a imagem de agressividade; porque têm um comportamento tímido; porque assumem uma postura mais passiva diante das circunstâncias para evitar conflitos, dentre outras razões.

Dispor de um jeito de comunicar assertivo no empreendedorismo é crucial, seja na comunicação com os clientes, com os fornecedores, com a equipe, etc. Uma comunicação com falhas resulta em muitas dificuldades para um negócio. Cria-se uma atmosfera de incompreensão que prejudica as relações refletindo sobre os processos na empresa.

O jeito de comunicar assertivo está entre a comunicação passiva e a agressiva. Encontrar esse equilíbrio é o desafio para muitos empreendedores.

Confira: Modelos de negócios que irão inspirar pequenas empresas em 2019

Comunicação Passiva X Comunicação Agressiva

Na comunicação passiva – Esse é um estilo de comunicação em que a pessoa assume uma postura de se calar e de não opinar. Aquele que se comunica passivamente costuma aceitar a vontade das pessoas ao seu redor e deixa de expor as próprias opiniões. O que acontece nesse modelo é que as outras pessoas acabam tomando as decisões pela pessoa e, claro, nos negócios, isso é absolutamente negativo.

Na comunicação agressiva – Já esse estilo de comunicação tende a forçar a aceitação de uma ideia ou opinião, sem considerar a análise dos posicionamentos das outras pessoas. Nos negócios, imagine o seguinte contexto: um líder que se usa de autoritarismo, que não ouve a equipe, que usa da ridicularização ao outro como ferramenta para se impor. Obviamente este é um modelo de comunicação extremamente prejudicial em um negócio.

Veja – Perfil de liderança: líder criativo ou reativo? Entenda a diferença

Benefícios da assertividade no ambiente de negócios – como exercitá-la?

É fundamental que o empreendedor expresse a sua opinião, de maneira direta, mas é preciso se utilizar de calma, clareza e, obviamente, de educação e respeito ao outro. Há algumas orientações para que essa habilidade da assertividade seja adquirida, e sim, trata-se de uma competência que pode ser aprendida.

Listo abaixo algumas dicas para que o empreendedor possa ser mais assertivo no negócio:

Autoconhecimento – É fundamental que a pessoa se conheça, comece a perceber como se comporta e se comunica, qual é a postura adotada diante de uma situação conflituosa que precisa ser solucionada. Aquele que se comunica assertivamente, consequentemente, se conhece, por isso, gosto de salientar que o autoconhecimento é um dos benefícios da assertividade, o que é valioso ao ser humano em todas as áreas da sua vida. A procura por ajuda especializada, como, por exemplo, a psicoterapia, é muito útil no processo de autoconhecer-se, o que também reflete sobre a maneira de se comunicar;

Proatividade – Um dos exercícios mais importantes para conseguir se comunicar de uma maneira mais assertiva é começar a agir em relação às coisas que acontecem. Isso envolve não omitir a própria opinião, se expor diante das situações e assumir uma posição de peça importante para a solução dos problemas ‘inevitáveis’ que surgem;

Praticando a comunicação direta – Diga o que precisa ser dito no momento que é necessário, ser assertivo é dizer de maneira objetiva e clara, agora, sem deixar para depois. Em contrapartida, é fundamental ouvir as opiniões da equipe e analisá-las, essa troca é muito enriquecedora no ambiente de trabalho;

Aja com honestidade – Assim como mencionei no tópico autoconhecimento, considero a honestidade como um dos fundamentais benefícios da assertividade nos negócios e na vida. No ambiente empresarial, as pessoas estão acostumadas a dizer apenas sim a fim de agradar, reprimindo suas opiniões, crenças, se anulando. É fundamental que o empreendedor se exponha, claro que de maneira educada. Ser o que é e dizer o que pensa é importante tanto nos negócios quanto para o bem-estar da saúde física e emocional;

Reflita antes de qualquer ação – O que difere a comunicação agressiva da assertividade é essa atitude de pensar antes de tomar atitudes. O controle emocional está intimamente ligado à comunicação assertiva e, para se alcançá-lo, em grande parte dos casos, é preciso procurar a ajuda de um especialista.

A comunicação assertiva no ambiente empreendedor é capaz de tornar o dia a dia muito mais leve, não só para a pessoa que a pratica, mas para toda a equipe que faz parte do negócio. É uma habilidade fundamental que garante o sucesso de muitas empresas. Ser assertivo está ligado intrinsecamente ao respeito a si mesmo e às pessoas. Que tal trabalhar em si a comunicação com base na assertividade?