Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Desafios e características em comum entre o profissional cientista e o empreendedor

É bastante curioso pensarmos que existem profissões com muitas similaridades. O que existiria em comum entre o cientista e o empreendedor, por exemplo?

Embora as ciências e o ambiente dos negócios nos remetam a áreas muito distintas, na prática, tanto o cientista, como o empreendedor, necessitam incluir na rotina e organização profissional comportamentos, escolhas e decisões que irão direcionar as suas carreiras.

Quais seriam os pontos em comum entre o empreendedor e o cientista? Explico detalhadamente a seguir.

Prática profissional

O cientista é um profissional com objetivo de testar uma hipótese dentro do seu campo de atuação. Ou seja, a partir de uma observação, análise e checagem, ele desenvolve um questionamento, cria uma hipótese para refutá-la e na sequência inicia o processo investigação.

O pesquisador, tal como o empreendedor, utiliza do conhecimento teórico e prático, além da experiência para atingir os resultados que deseja. Para um negócio ter sucesso no mercado, a análise, o questionamento e a destreza ao avaliar detalhes, faz imensa diferença.

Leia também: Por que as estratégias e planejamentos fracassam?

Tanto o cientista, como o empreendedor, iniciam suas realizações de campo a partir de um questionamento e o estudo detalhado sobre o setor.

Flexibilidade e resiliência

cientista e o empreendedor, passam por percalços e grandes desafios. Será comum ao apresentar o serviço ou a própria pesquisa, receber críticas negativas, ser ignorado ou passar por entraves financeiros por conta dos desafios econômicos do mercado, que muitas vezes afeta tanto os negócios, como investimentos em pesquisas científicas.

Diante desses desafios, o que esses profissionais fazem? Apostam na flexibilidade e resiliência.

Muitas vezes, os cenários delicados geram inspiração e empenho para esses profissionais que são dotados de grande intuição e visão ampla sobre os passos a seguir.

Geralmente o empreendedor, como também o cientista, possuem claro os seus objetivos, portanto são capazes de flexibilizar, dialogar, negociar, e rever seus posicionamentos, seja no mercado ou no laboratório, em prol de uma causa considerada valiosa.

Cientista e empreendedor possuem objetivos sociais em comum

Esses objetivos sociais em comum entre o cientista e o empreendedor na realidade é o que norteia os profissionais que seguem essas áreas. Ambos possuem propósitos e estudam diariamente em prol dessa causa, dos ideais e na defesa de um posicionamento que possa gerar as transformações necessárias na sociedade.

Dificilmente você vai conhecer um empreendedor ou cientista que não sabe aonde quer chegar profissionalmente, pelo contrário, é muito claro o caminho que necessita seguir, uma vez que são áreas que exigem raciocínio lógico, organização e planejamento.

Paixão pelo conhecimento e constante atualização

Antes de falarmos sobre a paixão que norteia o cientista e o empreendedor, é interessante diferenciarmos o empreendedor do empresário. Todo empreendedor é um empresário, pois também é responsável pela organização financeira do negócio e necessita realizar as atividades inerentes.

No entanto, nem todo empresário é empreendedor, principalmente se o empresário apenas seguir uma rotina administrativa e não possuir nenhum ideal ou proposta social que o diferencia dos demais nichos, por exemplo. O ideal empreendedor é exatamente o papel social intrínseco, fazer a diferença, ser ativo e revolucionário nessa prática.

Sucesso financeiro é uma consequência da dedicação e talento

Em qualquer profissão, os recursos financeiros são necessários até mesmo para investir em novos conhecimentos, estruturas e avançar na área. Todavia, o que rege os interesses do cientista e também do empreendedor, é o foco no sucesso dos seus empreendimentos e as mudanças que a pesquisa pode gerar no mundo.

Ambos os profissionais são conscientes da escolha, dos desafios e de que embora seja necessária a verba para manter os projetos, as conquistas financeiras são consequências e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Organização e planejamento são condutas obrigatórias

Cientista maluco só mesmo nos desenhos animados, na prática, o cientista segue uma rotina de total organização, controle e planejamento ao longo de suas avaliações.

Uma pesquisa pode durar quatro, dez, quinze anos, portanto a destreza com os detalhes e a habilidade de seguir um plano metodicamente, são comportamentos imprescindíveis na profissão científica.

No ambiente dos negócios, não basta ter uma excelente ideia e até recursos financeiros, é essencial ter um planejamento, manter os pés no chão e traçar os planos levando em conta as mudanças constantes, tanto no cenário econômico, como os impactos da tecnologia.

Buscadores natos – comodismo não faz parte da rotina

Outro ponto em comum entre o cientista e o empreendedor é a sede pelo conhecimento e a constante busca. Além do conhecimento teórico ou técnico dentro das áreas, é preciso enxergar as situações por meio de uma perspectiva ampla, o que vai exigir criatividade e pesquisa acerca dos questionamentos.

Comodismo, definitivamente não faz parte dessas profissões, sobretudo, para os profissionais de sucesso. O profissional cientista e o empreendedor são pessoas que buscam informações constantes, mas não qualquer notícia, conteúdos focados em suas áreas de interesse.

Em cenários de recessão econômica, tanto o setor de pesquisa, como a macroeconomia são afetados. Portanto, é preciso planejar novas estratégias, diminuir custos e repensar a possibilidade de apoios e parcerias.

Summary
Desafios e características em comum entre o profissional cientista e o empreendedor
Article Name
Desafios e características em comum entre o profissional cientista e o empreendedor
Description
Embora as ciências e o ambiente dos negócios nos remetam a áreas muito distintas, na prática, tanto o cientista, como o empreendedor, necessitam incluir na rotina e organização profissional comportamentos semelhantes; a organização, planejamento e visão crítica sobre o cenário de atuação.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo