Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Empresas inovadoras na América Latina – Conheça 7 exemplos

Empresas inovadoras na América Latina têm chamado a atenção no cenário mundial, dentre elas, empresas brasileiras têm ganhado visibilidade. O que é avaliado para saber se um negócio é inovador?

No relatório das empresas mais inovadoras do mundo de 2018 da Fast Company (confira), o que se leva em conta ao analisar o grau de inovação de uma empresa é se promove soluções criativas e eficientes a ponto do reconhecimento.

O consultor, Adriano Nodari, explica sobre os pontos positivos de avaliações de negócios com base no conceito de inovação:

“Não deixa de ser um estímulo até mesmo para empresas que estão começando. A inovação em um negócio é uma cultura, uma maneira de pensar alinhada com toda a equipe. Startups estão entre as mais inovadoras, o que também é uma inspiração para empreendedores que fazem parte deste modelo de negócio.”

Veja também: Principais desafios para as startups – porque se manter no mercado não é fácil

Empresas inovadoras na América Latina – tipos de inovação

O conceito de inovação abrange alguns pilares, dentre eles:

  • Inovação de produto – Se trata de uma alteração na percepção do consumidor sobre aquele produto a partir da mudança de seus atributos;
  • Inovação de processo – Se refere a mudanças em como o produto é produzido, o que melhora a produtividade e reflete na diminuição de custos;
  • Inovação de modelo de negócio – Tem relação com as mudanças em como o produto/serviço é levado ao mercado.

A inovação gera impactos, que estão entre dois conceitos:

  • Inovação Incremental – Que também pode ser chamada de ‘plus’, ou seja, se trata de pequenas melhorias em produtos/serviços: “É o tipo de inovação mais comum entre os negócios, porque não se tratam de mudanças muito expressivas, geralmente são mais percebidas pelo empreendedor do que para o cliente”, explica o especialista.
  • Inovação Radical – Como o nome sugere, se trata de uma mudança radical na forma em que um produto é consumido, podendo até mesmo trazer transformações no modelo de negócio.

Exemplo: quando as máquinas de datilografia deram lugar aos computadores, quem quis acompanhar essa evolução, precisou mudar desde o produto oferecido ao mercado até o processo de produção, o que alterou toda a estrutura do negócio.

Leia: Importância da inovação nas empresas – investir nessa cultura é importante

7 Exemplos de empresas inovadoras na América Latina

De acordo com o relatório da Fast Company no segmento América Latina, dentre as 7 posições de empresas mais inovadoras estão:

1º Semtive: se trata de uma startup de energia limpa existente desde 2009. Criou uma turbina eólica otimizada para áreas urbanas e suburbanas. Em 2014, a Semtive introduziu em seus processos uma turbina eólica de acesso vertical, conhecida como Nemoi, que funciona a partir de brisa simples e conta com painel solar. A Nemoi também é 95% reciclável.

2º Satellogic: a startup argentina criou uma constelação de nano-satélites pequenos e de baixo custo, que quando implantados, orbitam a Terra e transmitem dados e imagens em tempo real. Os dados coletados pela Satellogic podem ser usados em diversos segmentos como é o caso, por exemplo, da agricultura e setor de energia.

3º Nubank: dentre as empresas inovadoras brasileiras está a fintech que criou soluções bancárias para populações que não podiam ou não acessavam os cinco principais bancos do país. O cartão de crédito roxo foi trazido ao mercado com a finalidade de rebater as altas taxas de juros ‘mais de 400% ao ano’ em comparação a outros cartões de crédito. A empresa pretende expandir para cartões de débito e saques em caixas eletrônicos.

4º Apli: essa é uma startup da Cidade do México que é a primeira grande plataforma de recrutamento de empregos da América Latina. Foi criada por Vera Makarov, que antes era CEO da Hellofood, startup de entrega de alimentos. A ideia da Apli é propor a solução para a escassez de trabalhadores de entrega de restaurante, conseguindo fazer a ponte entre esses trabalhadores com empresas de recruta em até três horas.

5º 99: também está dentre as empresas inovadoras brasileiras de grande visibilidade. Se trata da maior empresa de táxi sob demanda do Brasil. Conta com o apoio da Didi Chuxing e da Softbank, que pretende levar os serviços para toda a América Latina.

6º BovControl: dentre as empresas inovadoras na América Latina está a brasileira BovControl. Com sede em São Paulo, se trata de uma ferramenta para agricultores que os ajuda a analisar dados sobre as suas vacas, para o aumento da qualidade da carne e do leite, a fim de diminuir a fome no mundo.

7º Magazine Luiza: a empresa brasileira, varejista de móveis para a casa oferece uma variedade de necessidades básicas para populações em cidades menores. Criou a iniciativa Magazine e você, que conta com mais de 100.000 fornecedores e incentiva clientes a abrirem as suas próprias lojas no Facebook, vendendo para amigos, com a possibilidade de receberem comissões de até 5%.

Estar significativamente entre as empresas inovadoras na América Latina faz com que o Brasil não apenas ganhe destaque no cenário empreendedor, mas inspire outras empresas:

“Temos ótimos exemplos de empresas aqui, e isso claro, inspira, principalmente as pequenas e médias empresas. Pensar o processo de uma maneira diferente pode contribuir para a inovação em um negócio, mas o mais importante é pensar no que a inovação pode contribuir no âmbito social, ou seja, se existe um propósito além da venda”, finaliza Nodari.