Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Modelos de negócios que irão inspirar pequenas empresas em 2019

O ano no Brasil começa de verdade após o Carnaval. A grande pergunta é: quais serão os modelos de negócios que irão inspirar em 2019? Muitas tendências fizeram parte do cenário de 2018, como os modelos disruptivos, foco no atendimento ao cliente e o crescimento das plataformas e-commerce.

Veja o que esperar dos modelos de negócios para 2019 a partir das ideias de grandes empresas que podem inspirar novas estratégias para o seu pequeno negócio. Contamos com a colaboração do consultor empresarial, Adriano Nodari.

Tecnologia ainda está longe de substituir o toque humano

Sabendo disso, é hora de treinar a equipe para tornar a experiência do cliente uma marca positiva e única na sua empresa. O consumidor prioriza na hora das compras, principalmente online, empresas que são pontuais na entrega, e disponibilizam o máximo de informações sobre seus produtos.

O consultor empresarial explica que o atendimento deve acompanhar o comportamento do novo consumidor. “O momento da compra deve oferecer dinamismo, ou seja, é de suma importância que a empresa esteja conectada em diferentes canais e de prontidão para atender o cliente”, ressalta.

A tecnologia veio para trazer agilidade, tornar a experiência mais dinâmica e principalmente poupar tempo, mas ainda não substitui o toque humano segundo o consultor de negócios.

“A Inteligência Artificial será uma ferramenta com toque humano, sensível e intuitiva, oferecendo ao cliente o que ele precisa em momentos práticos. Porém, diante de situações mais delicadas, dúvidas específicas e resolução de problemas, o atendimento humano ainda é insubstituível e vai precisar de reformulações constantes”, pontua.

Marketing pessoal será tendência nos negócios em 2019

A proposta do marketing corporativo e meramente comercial está acabando paulatinamente ao passar dos anos. O conteúdo virá ainda mais personalizado, focado no produto e no público específico para esse item. As ações impessoais entrarão com tudo em 2019 e agregar valor, será fundamental.

Outro ponto que também necessitamos destacar nos negócios é a relevância das avaliações dos clientes. De acordo com o portal Business News Dailly as avaliações dos clientes influenciam 95% do público em comprar ou não um produto.

As avaliações e experiências relatadas serão uma espécie de influenciador espontâneo do seu negócio. Os chamados fóruns de revisão fazem parte da estratégia de marketing e modelos de negócios para 2019.

Através do relato do próprio cliente as empresas utilizam esses dados para impulsionar suas campanhas por meio das opiniões realistas e não de pessoas que recebem benefícios ou pagamentos da empresa, como influenciadores online ou garoto (a) propaganda.

“Podemos notar como o marketing está cada vez mais focado na realidade do cliente. A opinião franca de quem de fato consome é imensuravelmente mais importante do que qualquer celebridade ou influenciador”, acrescenta.

Compras pelo celular e comando de voz

Prepare o e-commerce da sua empresa para o atendimento mobile, principalmente no que diz respeito a movimentações financeiras e compras. Grande parte das plataformas já estão otimizadas para o celular.

É importante focar nesse tipo de atendimento e pensar em estruturas e acessos cada vez mais intuitivos para facilitar o momento da compra.

As pesquisas por voz também ganharão força em 2019. Para poupar o tempo e não precisar digitar as pessoas pesquisarão sobre produtos e serviços por meio da tecnologia de reconhecimento de voz.

Sabendo disso, é o momento de alterar os padrões da escrita em mecanismos de pesquisa. As palavras-chaves isoladas perdem espaço para frases mais densas (completas), conhecidas como cauda longa. Esse recurso de otimização leva em conta a conversa e o que de fato o consumidor digita na hora de obter informações.

Confira: Crescimento das vendas pela internet representa a sustentabilidade de muitos negócios

Gestão de equipe para trabalhos remotos

Parece clichê, mas é impossível falar de tendência de modelos de negócios para 2019 sem incluir as reais necessidades que partem do ambiente interno e humano da empresa.

As empresa começam a pensar em estruturas que proporcionem conforto aos funcionários e acolhimento. Diversos estudos associam o bem-estar no ambiente de trabalho a maior produtividade.

O consultor empresarial explica que é preciso pensar em novas estratégias de comunicação e interação com os funcionários, uma vez que os modelos de trabalho remotos estão cada vez mais presentes.

“Com tantos recursos disponíveis, como vídeo, áudio e outros, a necessidade de estabelecer locais físicos diminui ano após ano. É preciso que os líderes repensem sobre suas estratégias de comunicação e incentivem a colaboração mútua, independentemente do local em que cada funcionário esteja”, argumenta.

A proposta de home office apresenta muitas vantagens, tanto para o empresário, como também para o colaborador. Entra em questão a qualidade de vida, gerenciamento do próprio tempo, liberdade e, para a empresa, corte de gastos e aumento da produtividade.

Moradores da cidade de São Paulo, por exemplo, gastam em média 2h 43 minutos no transporte público, o que equivale a 11% do dia segundo dados da pesquisa Mobilidade Urbana. O trabalho remoto deixa de ser apenas uma opção moderna e passa a fazer parte da rotina de muitas empresas.