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Técnicas de gestão empresarial para sua empresa decolar

A gestão empresarial é um assunto muito discutido quando falamos de administração de empresas e aqui vamos esclarecer sobre algumas técnicas de gestão empresarial imprescindível para a prosperidade nos negócios.

O primeiro ponto que precisamos destacar é: qual a importância da gestão empresarial e o seu impacto no sucesso ou fracasso da empresa. Para destacar esse assunto contamos com a participação do consultor empresarial Adriano Nodari.

Existem técnicas diferentes de gestão empresarial e cada negócio irá escolher o próprio caminho a seguir de acordo com formato, valores e objetivos. No entanto, é nessa tarefa que muitas empresas entram em conflito. Afinal, qual a melhor gestão para o meu negócio?

De acordo com o consultor Adriano Nodari, uma boa gestão empresarial leva em conta todo o planejamento estratégico, o que inclui desde a infraestrutura, finanças, capacitação da equipe até a sua missão, visão e valores.

“É a harmonia de todos os principais processos, desde a gestão de pessoas, pesquisa de mercado e a logística necessária para a empresa atuar de forma organizada e assertiva”, pontua.

Por que é importante conhecer o mercado e as reais necessidades da empresa?

Ao se tratar de técnicas de gestão empresarial eficientes não existe uma fórmula aplicável para todas as situações. Portanto, o gestor vai precisar fazer uma ampla pesquisa e análise do panorama interno e externo da empresa.

Saiba mais: Planejamento estratégico eficiente – Como criar e aplicar? 

Avaliar quais são as condições do mercado, antever erros e acertos são medidas essenciais para evitar possíveis erros na tomada de decisão.

O consultor empresarial orienta que a técnica de gestão empresarial eficiente na análise de mercado é o planejamento estratégico, o que inclui visão global do negócio e objetivos previamente definidos. Exemplos:

  1. Razões para a organização existir;
  2. Principais atividades da empresa e como são executadas;
  3. Análise de forças e limitações da empresa;
  4. Objetivos futuros e metas a curto, médio e longo prazo;
  5. Resultados já obtidos.

No planejamento estratégico o empresário vai ter acesso as principais informações que vai nortear outros setores, tanto financeiros como na gestão da equipe.

O papel da liderança e as contribuições na gestão empresarial

Existe uma técnica de gestão empresarial chamada Gestão à Vista, esse método tem o objetivo de aproximar os colaboradores das estratégias internas da empresa, como o planejamento estratégico e a metodologia administrativa aplicada na organização.

Antigamente era comum pensar que temas técnicos que diz respeito a gestão da empresa fossem restritos aos gestores ou no máximo gerentes. No entanto, ao longo dos anos discute-se sobre a maior participação dos funcionários nas tomadas de decisões da empresa.

O modelo de gestão frontal adotado por muitas empresas atuais proporcionou a transparência das informações e participação ativa dos colaboradores que passaram a ser reconhecidos entre os agentes principais no sucesso e avanço da empresa e não mais coadjuvantes.

Qual seria o papel do líder atualmente nas empresas?

Não é delegar tarefas e nem controlar a rotina dos colaboradores, uma vez eles devem ter consciência, compromisso e responsabilidade com suas próprias metas.

O especialista em gestão empresarial aponta que o líder atualmente possui a tarefa de motivar os colaboradores, reforçar os valores da empresa e atuar estrategicamente. Na Gestão à Vista o colaborador tem acesso as medidas e estratégias adotadas pela empresa para o alcance dos objetivos.

“O plano estratégico integra os principais setores, responsabiliza cada colaborador por sua atividade e ainda unifica o trabalho em equipe, uma vez que a sintonia do grupo se fortalece”, argumenta Nodari.

Automatização dos processos

Mais uma técnica de gestão empresarial imprescindível é a automatização dos processos que tem repercutido em excelentes resultados, desde a logística, administração dos recursos, até a comunicação e integração de setores.

Atividades repetitivas são delegadas aos softwares, como gestão de fluxo de caixa e os antigos preenchimentos manuais. A automatização otimiza o tempo de trabalho e proporciona maior produção em atividades que exigem a capacidade cognitiva do colaborador.

Outra vantagem da otimização dos processos é a segurança das informações internas da empresa que são armazenadas na nuvem e salvas automaticamente. O dinamismo do acesso aos dados contribui na tomada de decisão. Podem ser acessadas em situações de viagens ou atividades externas.

Marketing e divulgação do produto/serviço

Uma empresa que não é vista, divulgada, é como se não existisse. Estratégia de marketing alinhada aos objetivos internos e interesses dos clientes é imprescindível na gestão empresarial que gera resultados.

Muita pesquisa e apuração do mercado, identificação do cliente e foco na boa experiência gera aproximação e consequentemente fortalece a marca do negócio.

Saiba mais: Como criar o marketing de relacionamento e a fidelização de clientes? 

A divulgação é um passo essencial para a empresa, mas como em todos os processos anteriores é preciso estratégia e estudo, explica o consultor de negócios.

“Não basta estar no Facebook ou Instagram, mas gerar valor aos interessados pelos serviços da empresa. O primeiro passo é focar nos interesses dos possíveis clientes, mensurar as participações e ideias”, acrescenta Nodari.

Graças aos recursos de Big Data a equipe de marketing consegue  mais assertividade em suas apurações, incluindo análise comportamental, sensibilidade ao que o cliente deseja e mensuração desses dados com intuito de embasar essas informações.