Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Empreender é correr riscos, porém calculados

Existe um grande número de pessoas que acreditam que os empreendedores de sucessos são seres sem medo de correr qualquer tipo de risco e que deram sorte em suas escolhas. Isso não é verdade, empreender vai muito além de fechar os olhos e contar com o destino, todo tipo de investimento ou planejamento estratégico assertivo é previamente muito bem calculado.

Entre as características mais evidentes de um empreendedor de sucesso está a capacidade de correr riscos de forma calculada. É claro que existem indivíduos que nascem com o dom de avaliar estrategicamente os caminhos disponíveis, entretanto, é possível adquirir o conhecimento necessário para adquirir essa habilidade além de usar ferramentas e métodos para avaliação de riscos.

Neste texto, iremos argumentar um pouco sobre a habilidade de avaliação e como usá-la para calcular os riscos. Tenha uma boa leitura!

O primeiro passo para empreender com riscos calculados

A primeira etapa para empreender com riscos calculados, implantar novas tecnologias, novas culturas organizacionais, métodos inovadores de gestão e obter sucesso nos negócios, é reconhecer as oportunidades do mercado que se encaixam no perfil de seu negócios e, a partir disso, atender uma necessidade dos público alvo para agregar valor à ele e sua marca.

Outro ponto importante no início de um empreendedorismo de sucesso é avaliar o potencial e o tamanho do mercado que pretende ou já está inserido, segmentá-lo, analisar todo o ciclo de venda de seu produto (neste processo é fundamental identificar quem influencia os tomadores de decisão e quem decide) e por fim, antecipar os possíveis obstáculos da empresa na hora de agarrar suas oportunidades para conseguir alcançar os resultados esperados.

Teste a viabilidade de seu produto/serviço e garanta sua vantagem competitiva

Com os resultados da avaliação das oportunidades de mercado que condizem com o segmento que atua o pretende se inserir, o segundo passo para empreender com sucesso é testar a viabilidade de suas soluções e ao mesmo tenda tentar prever o tamanho de sua demanda, os requisitos para atendê-la, as ferramentas e soluções tecnológicas disponíveis.

Após levantar essas informações, é fundamental desenvolver um protótipo de sua solução com o objetivo de minimizar os riscos além de aprimorar a flexibilidades de seus produtos/serviços e melhorar a análise sobre sua solução por meio das observações feitas com os testes.

No caso da vantagem competitiva, para garantí-la é vital analisar:

  • Suas soluções são acessíveis aos seus clientes e condizem com o poder de compra deles;
  • O potencial de seus concorrentes, as soluções que competem com a sua e todas os diferenciais que ele oferece à seus clientes;
  • Quais as alternativas de produtos/serviços para se encaixar melhor em nicho de mercado e se manter competitivo;
  • A exclusividade de seus produto/serviços, as principais barreiras para fechar negócio e as soluções semelhantes à sua que existem em sua concorrência;
  • As possíveis reações e respostas de seus concorrentes perante seus diferenciais e também as respostas do mercado.

Análises de riscos e recompensas

Não se pode correr riscos sem saber qual a recompensa por isso. É fundamental na hora de empreender qualquer empresa ou novo empreendimento saber quais os “prêmios” alcançados após assumir um risco e ter assertividade na estratégia.

Para realizar a análise de riscos corridos e suas respectivas recompensas é preciso coletar informações suficientes para entender o níveis de aceitação de seus produtos/serviços no mercado que pretende atuar, as vulnerabilidades de suas estratégias e soluções,  a concorrência atual e futura, os requisitos tecnológicos, leis atuais e possíveis alterações, requisitos para regulamentação, ambiente socioeconômico, interferências e influências políticas de seu município, estado e/ou em todo país.

Com todas esses dados e informações em mãos o próximo passo é analisar a governabilidade que sua empresa tem sobre todos esses fatores, quanto maior o resultado, menores os riscos e melhores as chances.

Caso você identifique que a governabilidade de seu negócio é muito pequena, é indispensável mapear quais os fatores que influenciam as mudanças, perspectivas e tendências do mercado que sua empresa atua ou pretende fazer parte.

Nunca se esqueça o quanto uma consultoria empresarial pode te nortear

Como você pode ver, empreender com sucesso requer uma série de levantamentos e análises de dados em informações sobre suas soluções, empresa, concorrentes e mercado. Não é simples e, para entrar nos trilhos por conta própria é preciso de muito tempo, estudos e dedicação para aprender o know how do empreendedorismo de sucesso.

Por isso, uma excelente solução para colocar a empresa nos trilhos e saber quais caminhos terão maiores chances de sucesso com riscos calculados e reduzidos é contar com a expertise dos profissionais especializados de uma consultoria empresarial.

Uma consultoria empresarial possui profissionais qualificados em diversas áreas para garantir que cada análise, estratégia e ação seja desenvolvida por pessoas que entender de cada um dos assuntos que serão abordados durante a elaboração e gestão do planejamento estratégico.

Além disso, eles sempre estão atualizados com as últimas alterações do mercado, no comportamento de seus concorrentes, nas novas tendências e principalmente nas ameaças e oportunidades em seu horizonte de negócios. Desta forma, você consegue ter em mãos e muito rápido, todas as informações, estratégias e decisões necessárias para empreender com sucesso.

E então, gostou de saber que empreender é correr riscos que podem ser calculados para garantir a assertividade nas estratégias, na tomada de decisões e sucesso da empresa? Para aprender muito mais sobre gestão de negócios continue navegando no blog. Para descobrir como a Nodari Consultoria pode ajudar e te guiar em seu empreendimento entre em contato!