Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Estilo de empreendedor: descubra qual é o seu

Qual é o seu estilo de empreendedor? Confira o artigo do consultor empresarial Adriano Nodari e veja qual o perfil mais se encaixa com você.


Empreendedorismo precisa ser entendido como algo que vai além de abrir um negócio.

Muitos especialistas tratam esse termo como um estilo de vida, uma maneira diferente de enxergar as coisas, uma capacidade de realização e uma visão clara das oportunidades.

E o mais interessante é que muitas habilidades podem ser adquiridas ao longo da jornada.

No livro Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação, escrito por José Dornelas — considerado um especialista no Brasil em empreendedorismo — são mostrados alguns perfis de empreendedores e respectivos comportamentos de cada estilo.

A partir dos apontamentos de Dornelas, entendemos que todo empreendedor tem uma razão para empreender. Há aqueles que são movidos por necessidade e os que entram nesse “estilo de vida” porque ali enxergam uma oportunidade.

Particularmente, acredito que tudo começa com uma sensação de insatisfação.

Mas não se trata de uma insatisfação capaz de paralisar ou de desanimar. Pelo contrário, a pessoa é despertada para a valorização da própria independência e está disposta, inclusive, a enfrentar situações desfavoráveis para o alcance de seus objetivos.

“Empreendedorismo é transformar o que te anima na vida em capital, para que você possa fazer mais e avançar com isso.” — Richard Branson, empresário britânico e fundador do Grupo Virgin.

Saiba que é possível empreender abrindo um negócio, mas também dentro de um negócio e até mesmo socialmente.

É possível empreender na criação de novas coisas, mas também trabalhando em melhorias naquilo que já existe.

Empreender é como uma força realizadora. Você pode desejar muito fazer algo e se contentar com esse desejo. Mas o empreendedor, além de desejar, quer tornar aquele sonho real, e isso realmente acaba acontecendo.

Mas vale lembrar: são sonhos que cabem no mundo real.


Confira: Inseguranças entre empreendedores – aprenda a driblar


Estilo de empreendedor: identifique qual é o seu

Há muitas maneiras de empreender. Listo aqui alguns dos perfis de empreendedores existentes:

Empreendedor informal

O que move o empreendedor nessa categoria é o desejo de sobrevivência.

Geralmente, este perfil quer apenas ter o suficiente — o que, consequentemente, não costuma gerar riscos. Este tipo de empreendedor não tem muitas expectativas futuras.

Principais características do empreendedorismo informal

De acordo com o artigo O retrato do empreendedor informal, as seguintes características costumam descrever a situação da informalidade:

  • produção em pequena escala; 
  • reduzido emprego de técnicas;
  • quase inexistente separação entre o capital e o trabalho;
  • baixa capacidade de acumulação de capital;
  • instabilidade;
  • renda reduzida;
  • ausência das relações contratuais;
  • geralmente ocorre como solução emergencial ao desemprego.

Empreendedor individual

Este perfil está muito ligado ao informal.

Esse é o empreendedor que está formalizado no MEI, deseja ter uma empresa, mas não tem muitas expectativas de crescimento.

O empreendedor que se adequa a este perfil geralmente trabalha sozinho ou com apenas um funcionário ou parceiro.

Diferença entre microempreendedor individual (MEI) e empresário individual (EI)

Empreendedor ligado a cooperativas

Neste modelo, o empreendedor depende de uma equipe, como, por exemplo, de profissionais artesãos.

A ideia neste perfil é buscar o crescimento até se tornar independente.

É uma maneira muito interessante de empreender porque, mesmo que a pessoa não disponha de recursos, consegue fazer acontecer. E, além disso, terá um risco menor com a iniciativa.

Empreendedor social

Este é um estilo de empreendedor bem interessante porque, enquanto a pessoa faz algo positivo para o mundo, consegue ganhar dinheiro com essa ação.

Um exemplo de empreendedor social é aquela pessoa que desenvolve algum projeto para tentar solucionar algum problema que a área pública não consegue.

Além de ser uma ação com um caráter social, também costuma inspirar muitas pessoas e empresas.

Principais características do empreendedorismo social

Segundo o artigo Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios, de Edson Marques Oliveira, o perfil do empreendedor social está relacionado a características como:

  • coletividade;
  • produção de bens e serviços para a comunidade;
  • foco em soluções para os problemas sociais;
  • seu desempenho é mensurado em termos do impacto e transformação social que possibilita;
  • objetiva respeitar e promover pessoas em situação de risco social.

Intraempreendedor

Este perfil também é conhecido como corporativo, ou seja, são pessoas que empreendem dentro das empresas nas quais trabalham.

Aliás, muitas empresas investem na captação de pessoas com este perfil para compor a equipe.

Intraempreendedores trazem muitos resultados positivos para as empresas, como no campo da inovação.

Pontos fundamentais para se tornar um intraempreendedor

Gifford Pinchot III, empresário e autor que cunhou o termo “intraempreendedorismo”, identifica 6 pontos fundamentais para o exercício dessa atividade.

Luiz Ricardo Uriarte, em pesquisa intitulada Identificação do perfil intraempreendedor, sintetiza a fala de Pinchot da seguinte forma:

1. Encontre algo em que você realmente acredite, que esteja alinhado com seus valores e que você queira empreender.

2. Faça um plano de negócios para ajudá-lo a transformar sua ideia em realidade.

3. Tire suas dúvidas com outros empreendedores.

4. Esteja pronto para fazer qualquer trabalho necessário para que sua ideia dê certo. Se tiver de varrer o chão, faça-o. Muitas vezes, ninguém nos dá apoio quando fazemos algo novo. Ou, o que é pior, enfrentamos muita resistência.

5. Monte uma equipe. Você precisa vender bem sua idéia para deixá-la entusiasmada. E não deixe de ouvir as ideias dos outros.

6. Encontre alguém para ‘apadrinhar’ sua ideia, para lhe dar suporte e até protegê-lo. Normalmente essa pessoa não é seu chefe, ela está em outros departamentos da empresa. Isso não significa que o suporte de seu chefe não seja importante.

Empreendedor do conhecimento

Se trata da pessoa que aplica o seu conhecimento em determinado segmento e cria um negócio.

É aquele que une a especialidade que ama à possibilidade de colher muitos frutos com ela.

Empreendedor público

Se refere às pessoas da área governamental que querem mostrar a diferença no setor público. Querem contribuir de fato para o bem-estar da sociedade.

É uma variação do perfil empreendedor social, na área governamental.

Franqueado

É um estilo de empreendedor que geralmente assume menos riscos.

Muitos dizem que não se trata de um empreendedor, porque entra no negócio com conhecimentos e processos já previamente estipulados.

Mas, como em qualquer outro perfil, é preciso se dedicar.

Digamos que é uma maneira mais “pé no chão” de se empreender.


Leia também: Características do empreendedor: comportamentos que ajudam a empreender


Nodari | Consultoria Financeira Empresarial
Gestão – Marketing – Treinamentos

Telefone: (11) 2367-0029
Celular e WhatsApp: (11) 99741-7177
Email: contato@nodariconsultoria.com.br
Endereço: Rua Domingos de Morais, 2781 cj 310.
Vila Mariana, São Paulo (SP).

Você também pode entrar em contato com a Consultoria diretamente pelo site.
Basta preencher os campos deste formulário, indicando suas dúvidas ou serviços nos quais está interessado.