
4 estratégias de vendas para pequenos negócios
Uma pequena empresa costuma contar com uma equipe de vendas reduzida. Não raro, a equipe se resume a uma pessoa. E essa pessoa, no caso, pode ser você mesmo.
Porém, ainda que você possua uma série de características que o destaquem como empreendedor (criatividade, persistência e organização financeira, por exemplo) talvez, sua habilidade como vendedor não seja seu ponto forte.
Isso, obviamente, pode ser um problema.
Mas você pode contornar a situação, de forma eficiente, colocando em prática estratégias de vendas que, comprovadamente, funcionam para pequenos negócios.
Ou seja, em vez de tentar aprender técnicas de vendas genéricas — que, possivelmente, não serão adequadas para o porte de sua empresa — você pode focar seus esforços em uma atuação estratégica, compatível com suas necessidades e capacidades operacionais.
O ponto, portanto, é descobrir quais estratégias de vendas são essas e saber como incorporá-las aos processos de sua empresa.
Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e identifique as soluções ideais para o seu negócio.
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1. Estabeleça uma meta específica para cada contato que fizer
Não é preciso levar essa instrução ao pé da letra, claro. No entanto, se você está se comunicando com seus clientes por meio de mensagens padronizadas, é hora de repensar sua abordagem.
Isso porque uma das melhores estratégias de vendas para pequenos negócios é a personalização. E você pode fazer isso, de forma simples.
Veja, seus clientes (e possíveis clientes) não estão, todos, “na mesma página”.
Alguns, nem estão convencidos de que precisam de seus produtos ou serviços, enquanto outros estão propensos a fazer negócios com sua empresa — mas têm dúvidas quanto às condições de pagamento, por exemplo. Outros, ainda, podem ter adquirido seus produtos/serviços em outra oportunidade e, agora, esperam que você possa surpreendê-los com uma nova oferta.
Se você usar estratégias de vendas idênticas para públicos tão distintos — enviando uma mensagem equivalente para todos — sua abordagem soará como spam.
Quer você se comunique por email, telefone, WhatsApp ou pessoalmente, adeque sua mensagem ao momento (ou estágio) atual de seu cliente.
Não apresse as coisas, tentando passar todas as informações sobre seus produtos/serviços com um único contato. Nem seja repetitivo, informando dados que os clientes já possuem.
Você pode redigir mensagens (ou elaborar um roteiro de abordagem) que usará ao contatar clientes que se encontrem no mesmo estágio da jornada de compra.
Não é preciso, portanto, padronizar o contato ao extremo.
Mas compreenda que a meta de concluir a venda não pode ser seu único norte.
Por vezes, a meta deve ser agendar uma ligação (para que você possa conhecer as necessidades e objeções do cliente) ou oferecer o ingresso a um grupo exclusivo, com acesso privilegiado a lançamentos e promoções (ideal para fidelizar clientes que já conhecem a empresa), por exemplo.
2. Alinhe suas estratégias de venda com o marketing da empresa
Se você está preocupado com estratégias de vendas, provavelmente, já investe (ou cogita investir) no marketing de sua empresa, correto?
O problema, aqui, é que muitas pequenas empresas subestimam o vínculo entre essas duas áreas.
O fato é que marketing e vendas devem trabalhar em conjunto. E, para tanto, você deve garantir que exista diálogo entre as equipes envolvidas nessas frentes.
Uma sugestão, nesse sentido, é promover reuniões regulares, que permitam trocas de informações entre seus colaboradores.
Ambas as equipes precisam estar cientes das metas da empresa, dispor de dados sobre o público-alvo, conhecer especificidades dos produtos/serviços do negócio e, assim, elaborar e compartilhar abordagens de comunicação que se complementem.
Leia também: Comunicação interna eficiente na empresa.

3. Busque excelência em seus produtos e serviços
Essa dica pode parecer óbvia — mas não se iluda! Na expectativa de encontrar estratégias de vendas mais lucrativas, é comum que pequenas empresas esqueçam da regra da qualidade e pensem que quantidade é a solução.
Antes de pensar em multiplicar sua oferta de produtos/serviços, visando atrair mais clientes, cuide da reputação dos produtos/serviços que você já oferece.
É melhor oferecer um mix limitado de produtos/serviços — e ser reconhecido pela ótima experiência de compra e alto índice de satisfação dos clientes — do que tentar atender inúmeras demandas, oferecendo experiências medianas (ou mesmo decepcionantes).
Leia também: Reclamações de clientes insatisfeitos: saiba como lidar.
4. Ofereça exclusividade
Pequenas empresas podem se ver em cenários preocupantes quando observam a concorrência e avaliam que não dispõem de recursos para enfrentá-la “à altura”.
Mesmo ao se comparar a outros pequenos negócios do setor, você pode concluir que está em desvantagem, porque não consegue ocupar um endereço tão privilegiado ou não está há tanto tempo no mercado, por exemplo.
Contudo, para se destacar, você não precisa (nem deve) tentar ser igual à concorrência. As estratégias de vendas nas quais você deve se concentrar são, justamente, aquelas que façam a sua empresa se diferenciar dos seus concorrentes.
Novamente, tal como enfatizamos na estratégia anterior, a chave é privilegiar a qualidade de seus produtos ou serviços. Ofereça algo único, que o seu cliente não obtém nas demais empresas.
Faça pesquisas para descobrir necessidades latentes e, principalmente, desejos (que estão mais conectados à forma como o cliente quer se sentir ao ter uma experiência de compra). Então, direcione sua abordagem de vendas — bem como as demais características do seu negócio — de modo que essa exclusividade (ou autenticidade) ganhe destaque e seja capaz de encantar seus clientes.
Leia também: Venda valor, não preço: entenda a prática desse conceito em um negócio.
Experimente colocar em prática as dicas que listamos neste texto. Seja persistente e acompanhe os resultados.
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