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Como calcular o ROI de forma simples nas estratégias de marketing

Uma das formas de ter acesso aos resultados da sua campanha ou divulgação é utilizando o ROI. O método é bastante simples e auxilia muito a mensurar e avaliar as estratégias da empresa em campanhas, não só de marketing, mas em diversos tipos de aplicações na empresa.

A sigla ROI significa “Return on Investment”, em português “Retorno sobre Investimento”, é um indicador que aponta quais os lucros, retornos e até desperdícios que a empresa tem ao realizar um novo investimento.

Será que realmente está valendo a pena? Através de um cálculo simples e informações extras sobre o planejamento da campanha é possível mensurar todos os benefícios e desvantagens, se for o caso.

Contamos com a orientação do consultor de estratégias em marketing, Adriano Nodari, para falar sobre ROI e como organizar os investimentos da sua empresa com foco em bons resultados. Acompanhe.

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Quando começar a aplicar o ROI?

O ROI será necessário toda vez que realiza investimentos como um evento, promoção ou campanha, mas vamos listar aqui alguns exemplos de quando essa estimativa pode ajudar a medir os retornos do seu investimento.

Eventos

Qual a proporção em gastos e ganhos provenientes desse evento? Antes de levar em conta como calcular o ROI vai precisar definir o objetivo da reunião, seria vender o maior número de ingressos, por exemplo?

Quantos ingressos pertencem a essa meta?

Qual o valor investido no evento (custos)

Qual o valor obtido com a venda dos ingressos e ganhos gerais (receita)

Então essa seria a base para Calcular o ROI.

Marketing de conteúdo

Nesse caso não é necessário, por exemplo, uma fórmula matemática. O marketing de conteúdo é uma das estratégias em marketing mais acessíveis financeiramente, porém vai exigir estratégia e um bom planejamento.

Algumas dicas para gerar melhor resultado e expandir o ROI é aumentar a frequências das publicações e sem dúvida, a qualidade dos conteúdos deve ser o fator principal.

Saiba as redes que gera maior engajamento e até retorno de leads e dê maior atenção ao público que interage. Esteja atento as necessidades dos leitores, ideias e sugestões para melhorar a comunicação.

O consultor de estratégia em marketing explica que não é simples mensurar o ROI das redes sociais, pois nem sempre vai existir uma fórmula matemática e o retorno não é imediato.

“Nas primeiras postagens é bacana investir em posts pagos, promover a página,  divulgar a sua marca e com o tempo apostar no orgânico. A produção de conteúdo para o blog da empresa é uma ótima ferramenta para iniciar esse trabalho. Como um conteúdo interessante é importante para o engajamento, o investimento em uma empresa especializada pode trazer bons resultados, completa”.

Manter a periodicidade e uma proposta organizada de postagens é muito importante para alcançar resultados sólidos e retorno de leads, afirma o especialista.

 “A qualidade do conteúdo, SEO, palavra-chave são estratégias essenciais para o alcance de bons resultados, além da proposta de expandir essa redação para outros sites do nicho, como linkbuilding”, sugere.

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E-mail marketing

Vale lembrar que nas estratégias de comunicação e em como calcular o ROI nem sempre nesse cálculo vai existir o retorno financeiro, mas sim de alcance e impacto ao público alvo.

A captação de leads muitas vezes será o foco, como no caso do e-mail marketing. “O interesse em retorno e vendas, sem dúvida sempre vai existir, porém nesse caso entender as necessidades de quem retorna aos  e-mails e interage pode trazer para o seu negócio novas ideias e melhoria”, acrescenta Nodari.

No e-mail marketing é comum disponibilizar e-books, newsletter e todas essas estratégias podem ser mensuradas quando você identifica a quantidade de pessoas que baixaram o e-book, por exemplo, retorno de solicitações ou dúvidas, assim como quantos leitores acessaram o site após a divulgação.

Existe um cálculo tangível para o ROI?

Como calcular o ROI em relação aos investimentos financeiros e ganhos, existe uma fórmula? Sim!

Um cálculo simples e muito usado para mensurar o retorno da campanha, seria:

Num evento, por exemplo, para avaliar se obteve retorno conforme o que esperava vai levar em conta a receita e custos para concretizar a ação.

Nos custos será incluso o investimento (capital) que precisou aplicar para realização do evento. Na receita vai somar os resultados que a campanha trouxe em relação ao investimento (ganhos).

Lembrando que essa fórmula pode ser aplicada em circunstâncias e estratégias diferentes. Quando quiser ter uma ideia de como calcular o ROI de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, vai levar em conta:

Custos:

Contração de um domínio próprio;

Contratação de um profissional para desenvolver a campanha;

Salário de um analista de marketing, etc;

Receita:

Vai precisar de uma ferramenta mais abrangente como o Google Analytics que aponta o caminho percorrido pelos seus visitantes e se de fato a campanha valeu a pena;

Quantifique os downloads gerados pela campanha de disparo;

Houve vendas ou retorno para esclarecer dúvidas? Esse feedback deve ser considerado nos resultados;

Por que é importante calcular o ROI?

A partir do panorama geral de investimento e resultado é possível aprimorar as campanhas da sua empresa rumo a resultados ainda mais eficientes. A pergunta que deve fazer é sempre a seguinte:

Essa campanha vai trazer os resultados que desejo e esse investimento será aplicado de forma estratégica?

Muitas vezes, só com a avaliação do ROI torna possível ter essas informações. “A partir de uma ação que deu certo facilita avaliar com detalhes suas características, impacto, investimento e usar como modelo para eventos futuros”, orienta o consultor de marketing.

Algumas dicas para melhorar estratégias e ROI:

Defina claramente os objetivos a serem alcançados;

Interprete os resultados de forma global: não leve em consideração só o aumento de visitas no site, por exemplo, mas os retornos e propostas que já obteve (leads);

Fique atento as estratégias do mercado e acompanhe as mudanças constantes no marketing digital;

Seja uma analista dos resultados e tenha consciência de que o marketing digital é um trabalho que pode levar tempo para que as estratégias tragam o retorno desejado e o ROI valer a pena.