Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

8 vantagens do controle financeiro em um negócio

O controle financeiro em um negócio é essencial para mantê-lo no mercado, e mais do que isso, ajuda em seu crescimento. Ter organizadas as finanças, o fluxo de caixa e os relatórios da empresa, é essencial para uma boa gestão financeira.

O consultor, Adriano Nodari, esclarece que o controle financeiro em um negócio reflete no autocontrole do empreendedor:

“Ter as finanças do negócio em dia faz com que o empreendedor se sinta mais tranquilo desde o pagamento de contas até saber se é o momento mais adequado para investir. O controle financeiro ajuda também a evitar más surpresas.”

Para o controle financeiro é importante contar com o armazenamento em nuvem, que protege os dados do negócio. O DropBox (confira)  é um dos programas de armazenamento mais conhecidos e permite o compartilhamento de arquivos. A ferramenta é gratuita e em casos da necessidade de mais espaço em rede, há planos que podem ser adquiridos conforme  a necessidade.

 Confira: Veja as 5 principais dificuldades na gestão de uma empresa

Controle financeiro em um negócio – veja as vantagens

Nodari apresenta as 8 principais vantagens do controle financeiro em um negócio:

  1. Possibilita fazer previsões – Você consegue ter um panorama atual e futuro das finanças de seu negócio, e a partir disso, consegue fazer previsões futuras;
  2. Te ajuda a criar estratégias – Se você tem o controle financeiro em um negócio consegue pensar em novas estratégias para melhorar os processos dentro da sua empresa, com considerações a médio e longo prazo;
  3. Você consegue ter uma noção realista do negócio – Esse também é um dos benefícios do planejamento financeiro, além disso, te ajuda a considerar os riscos financeiros presentes e a agir para a correção ou prevenção de futuros problemas;
  4. Pode cortar gastos de maneira consciente – Se existe o controle financeiro em um negócio é possível cortar os gastos desnecessários com consciência, isso porque todas as entradas e saídas de recursos são frequentemente monitoradas pelo empreendedor;
  5. Ajuda na definição do preço de venda – “Um bom controle financeiro ajuda o empreendedor a fazer a Projeção de Margem de Contribuição e a Projeção do Ponto de Equilíbrio (Break Even), por exemplo, e essas são informações essenciais para calcular o preço de venda de produtos/serviços”, explica o especialista. Além disso, quando um negócio sabe precificar corretamente, consequentemente consegue competir com mais solidez no mercado;
  6. Economiza tempo – Principalmente se você utiliza um bom software para controle financeiro ganha tempo neste processo. Além disso, a maioria dos sistemas além da agilidade, possui mínima margem de erro.
  7. Ajuda no recrutamento de colaboradores – Se existe o controle financeiro em um negócio, o empreendedor ao avaliar o fluxo de caixa consegue saber se existe ou não a possibilidade da contratação de um colaborador, considerando custos como INSS e FGTS, por exemplo.
  8. Cálculo regular do ROI – Uma das métricas financeiras essenciais em uma empresa é o ROI (Retorno sobre Investimento), que mede o retorno de investimentos em um negócio, essa constante análise é fundamental para o alcance da saúde financeira em uma empresa.

Mais um dos benefícios do planejamento financeiro é a possibilidade de contar com o famoso plano B:

“Empreender também é se aventurar em um mar de incertezas. Com um controle financeiro é possível pensar em mais de uma estratégia ou até  prevenir problemas futuros.”

Até para investir em ações de marketing, o controle financeiro em um negócio é essencial:

“Com a análise precisa de entrada e saída de recursos, e em caso de lucro, é possível pensar em investir determinado valor com campanhas de marketing para atrair mais clientes”, finaliza Nodari.