Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Indicadores de Desempenho Financeiro

Se o seu negócio não está entregando os resultados esperados, com falhas de planejamento, com evidente necessidade de melhorias, mas você ainda não sabe o que está acontecendo de errado, esteja certo que analisar os indicadores de desempenho financeiro é a chave para desvendar e resolver esses problemas em sua empresa.

Não estamos tratando de metas e sim do que irá te ajudar a alcançá-las. Os indicadores de desempenho financeiro evidenciam quais pontos estão defeituosos e fora do planejamento. Desta forma, é possível usá-los como referência para reavaliar tudo o que está acontecendo e desenvolver estratégias assertivas para resolver os problemas relacionados ao capital da empresa.

Esses indicadores são as métricas que quantificam a performance financeira para garantir que os objetivos organizacionais sejam alcançados por meio de monitoramento, já que demonstram a evolução financeira de seu negócio.

E então, pronto para conhecer os indicadores de desempenho financeiro mais importantes para sua empresa? Continue sua leitura e descubra.

Leia também: Como ter uma gestão de custos eficiente na sua empresa

4 categorias de indicadores de desempenho financeiro fundamentais para todas as empresas

Estimular estratégias focadas em performance financeira, cultivar boas práticas de gestão e organizacionais, e utilizar ferramentas tecnológicas é fundamental para garantir a integridade econômica da empresa, porém, sem avaliar os resultados por meio de indicadores de desempenho financeiro não é possível alcançar as metas e objetivos almejados.

Por isso, é fundamental realizar um diagnóstico financeiro empresarial utilizando ferramentas de aferição, neste caso, os indicadores. Confira agora 4 categorias e os tipos de indicadores de desempenho financeiro em cada uma delas:

1- Indicadores de estrutura patrimonial

Esta categoria de indicadores está relacionada à capacidade de crescimento sustentável da empresa. Eles demonstram o volume de endividamento e financiamentos:

●     Endividamento Total

Revela a dívida total da empresa com terceiros e o capital investido pelo empreendedor.

●     Cobertura de juros

Demonstra o volume de capital destinado à quitação de juros sem o comprometimento do fluxo de caixa.

Confira: Como montar uma estratégia empresarial: entenda o que fazer!

2- Indicadores de liquidez

Nesta categoria se encontram os indicadores de desempenho financeiro que irão evidenciar a capacidade da empresa para cumprir suas obrigações dentro dos prazos estabelecidos, ou seja, eles mostram se é possível arcar com todas as despesas em períodos pré-estabelecidos.

●     Liquidez geral (LG)

Usado para identificar a capacidade de cumprir com os compromissos financeiros no período de 12 meses, que podem também englobar projeções para médio e longo prazo.

●     Liquidez corrente (LC)

Informa o valor a ser recebido em comparação com as dívidas no período de um ano. Caso o resultado seja inferior a 1, problemas para arcar com as despesas se tornarão realidade.

●     Liquidez Seca (LS)

Utiliza a mesma lógica da liquidez corrente, porém sem levar em consideração o volume de capital “parado” no estoque.

●     Liquidez Imediata (LI)

Usado para analisar a capacidade de quitar as dívidas num curto prazo, 6 meses ou menos.

3- Indicadores de Atividade

Este grupo de indicadores de desempenho financeiro revela o tempo gasto pelas empresas na transformação das contas em vendas e/ou capital em caixa. Observe:

●     Fluxo de Caixa

Este é um dos mais, senão o mais importante de todos os indicadores de desempenho financeiro. O fluxo de caixa revela toda a movimentação financeira em períodos pré-determinados; dias, semanas, meses, anos. Como este indicador abrange inúmeras perspectivas e pontos financeiros de uma empresa, existem vários subtipos dele, confira alguns exemplos:

●      Operacional

Informações sobre despesas e receita em prazos específicos;

●      Projetado

Usado para anteceder despesas e prever receitas futuras;

●      Direto

Dados amplos sobre a receita da empresa (Investimentos, impostos, capital de giro, despesa fixa, entre outros;

●      Indireto

Usado para antever lucros e prejuízos em determinados períodos;

●      Investimento

Demonstra o valor total de financiamentos remanescentes após os investimentos;

●      Livre

Evidência o poder que a empresa tem de gerar capital para quitar débitos em curto e/ou médio prazo.

●     Giro de Caixa

Indica o volume de capital utilizado para “pagar” as atividades responsáveis pelo funcionamento da empresa em um determinado período.

●     Giro de Estoques

Revela o tempo levado para que o estoque seja renovado. Envolve variáveis específicas para cada segmento do mercado.

Leia também: Gestão do Estoque: entenda do que se trata e quais os tipos mais usados

4- Indicadores de rentabilidade

Os indicadores de desempenho financeiro relacionados à rentabilidade da empresa são diretamente ligados à lucratividade do negócio em diferentes espaços de tempo; meses, semestres e/ou anos. As informações demonstradas por estes indicadores estão relacionadas aos ganhos por meio de vendas, ativos e capital investido. Confira quais são:

●     Retorno Sobre o Patrimônio

Revela o lucro que a empresa obteve em relação ao capital investido pelos empreendedores;

●     Retorno Sobre Investimento – ROI

Demonstra os ganhos adquiridos por meio de investimentos pontuais (integração de novas tecnologias, equipamentos, equipes, treinamentos, certificações, entre outros;

●     Margem Líquida

Usado para identificar o quanto restou após a quitação das despesas, incluindo o IR.

●     Margem EBITDA

Também conhecido como Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização – LAJIDA. Este indicador é usado para avaliar a significância das vendas no caixa da empresa.

Para aprender mais: Capital de giro: o que é e qual a sua importância

É importante estar ciente que, para esses indicadores de desempenho financeiro contribuírem de maneira significativa no controle de todas as finanças da empresa, o planejamento estratégico deve possuir objetivos e metas claras, bem descritas e principalmente realistas, que estejam de acordo com a real situação e capacidade do negócio.

Desta forma, é possível que os indicadores sejam usados como referências concretas para a tomada de decisões e desenvolvimento de novas estratégias.

E então, gostou de conhecer esses indicadores de desempenho financeiro? Saiba que é apenas o início de um tema complexo e de extrema importância para sua empresa. Se quiser aprender melhor como gerir seu empreendimento e controlar suas finanças, nosso blog está cheio de informações úteis para você e construtivas para seu negócio!

Summary
Indicadores de Desempenho Financeiro
Article Name
Indicadores de Desempenho Financeiro
Description
Para avaliar e manter a saúde financeira de seu negócio é indispensável contar com indicadores de desempenho financeiro.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo