
Como garantir a vantagem competitiva no pequeno negócio?
Garantir vantagem competitiva no pequeno negócio é possível. Como? Confira o artigo do consultor financeiro Adriano Nodari e tire as suas dúvidas sobre o tema.
Quando o assunto é como se manter no mercado, logo surge o termo vantagem competitiva.
O termo — abordado, com muita propriedade, pelo professor e pesquisador da Harvard Business School, Michael Porter, refere-se (como o próprio nome sugere) à vantagem de uma empresa em comparação com os seus principais concorrentes.
Vale dizer que o conceito de vantagem competitiva foi trazido por Porter, em 1979, quando ele a destaca entre as cinco forças (ou pilares) de uma empresa. Segundo Porter, tais forças seriam aquelas capazes de tornar uma estratégia de negócios altamente eficiente.
Mas, quando se fala nesse assunto, logo vem à mente as grandes empresas do mercado, como se a ideia de obter vantagem competitiva só pudesse ser aplicado dentre elas.
No entanto, é possível — e, ressalto, de extrema necessidade — criar vantagem competitiva no pequeno negócio. Afinal, desenvolver tal capacidade, além de fazê-lo se manter no mercado, ajudará no processo de crescimento.
Vantagem competitiva: principais pilares
“Estratégia competitiva é ser diferente. Significa escolher deliberadamente um conjunto diferente de atividades para entregar uma combinação única de valor.” — Michael Porter
No livro Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, Michael Porter explica como os empreendedores podem avaliar a posição competitiva do seu negócio no mercado. A partir desse entendimento, Porter afirma que é possível criar as estratégias mais apropriadas para aprimorar todos os processos na empresa e fazê-la se destacar.
Destaco aqui os principais pilares para que se identifique o que é a vantagem competitiva do negócio:
Oferece valor ao cliente
Agregar valor é característica fundamental da vantagem competitiva.
Tomando como exemplo o famoso produto iPhone, da Apple, considere: por que as pessoas querem o iPhone?
Não é só porque é um produto caro ou por suas funcionalidades. Mas porque aquele produto dá a elas uma sensação de “status”.
Ou seja, as pessoas compram a ideia por trás da marca.
Leitura sugerida: Venda valor, não preço: saiba como aplicar esse conceito em um negócio
É insubstituível
Quando se cria uma vantagem competitiva, o ideal é que não haja uma vantagem substituta no mercado.
A ideia precisa ser tão boa a ponto de não poder ser facilmente copiada.
Leia também: Criatividade e inovação: entenda a diferença entre esses conceitos.
É sustentável
Aqui, o termo sustentável se refere à vantagem competitiva que vence o tempo — situação que se relaciona ao tópico anterior. Ou seja, não é uma vantagem que possa ser copiada com facilidade pela voraz concorrência.
“As inúmeras atividades envolvidas na criação, produção, venda e entrega de um produto ou serviço são as unidades básicas da vantagem competitiva. Eficácia operacional significa realizar essas atividades melhor — ou seja, mais rápido ou com menos insumos e defeitos — do que os rivais.
As empresas podem colher enormes vantagens da eficácia operacional, como demonstraram as empresas japonesas nas décadas de 1970 e 1980 com práticas como gestão da qualidade total e melhoria contínua.
Mas, do ponto de vista competitivo, o problema com a eficácia operacional é que as melhores práticas são facilmente copiadas.
À medida que todos os concorrentes de um setor os adotam, a fronteira de produtividade — o valor máximo que uma empresa pode oferecer a um determinado custo, considerando a melhor tecnologia, habilidades e técnicas de gerenciamento disponíveis — se desloca para fora, reduzindo custos e melhorando o valor ao mesmo tempo.
Tal competição produz melhora absoluta na eficácia operacional, mas não melhora relativa para ninguém.
E quanto mais benchmarking as empresas fizerem, mais convergência competitiva você terá — ou seja, mais indistinguíveis as empresas são umas das outras.
O posicionamento estratégico tenta alcançar uma vantagem competitiva sustentável, preservando o que é distintivo em uma empresa. Significa realizar atividades diferentes dos rivais, ou realizar atividades semelhantes de maneiras diferentes.” ― Michael E. Porter
Como criar vantagem competitiva no pequeno negócio?
Primeiro, é preciso desmistificar que a vantagem competitiva seja um atributo necessário ou tangível apenas para as grandes empresas.
A vantagem competitiva é com conceito estratégico fundamental para que qualquer negócio, independentemente do porte, subsista no mercado.
“Os funcionários são o maior ativo de uma empresa; eles são sua vantagem competitiva. Você quer atrair e reter os melhores; encorajá-los, estimulá-los e fazê-los sentir que são parte integrante da missão da empresa.” — Anne M. Mulcahy
O principal desafio para as pequenas e médias empresas é conseguir criar vantagem competitiva em um cenário de constante turbulência.
Em um contexto que engloba tantas transformações na economia, na sociedade e no meio ambiente, o empreendedor precisa de muito mais foco e planejamento para conseguir se destacar no mercado. Principalmente entre empresas do mesmo porte.
Para criar vantagem competitiva no pequeno negócio, é preciso sempre valorizar o conhecimento.
O conhecimento ao qual me refiro é um conhecimento vivo, em constante movimento.
Mais importante do que a mão de obra é que as mentes dos empreendedores não parem de trabalhar.
“A maior vantagem competitiva na economia moderna é um cérebro positivo e engajado.” — Shawn Achor
O mercado muda o tempo todo e as inovações não param de acontecer.
O resultado dessas transformações é a queda dos preços, ciclos de vida de produtos mais curtos, busca incessante por atender cada vez mais às necessidades dos clientes, além do desaparecimento de muitos negócios — em contrapartida à chegada de novos.
O importante é focar em usar todas as possibilidades de conhecimento em um negócio e torná-las uma prioridade.
Estar por dentro dos processos da própria empresa, identificar os pontos fracos e fortes, onde estão as ameaças e possíveis oportunidades…
Sei que parece e é óbvio. Mas é absurdamente essencial, em um primeiro momento, dar atenção a esses pontos quando o desejo é criar vantagem competitiva.
Uma das qualidades mais importantes no mundo empreendedor é a flexibilidade e agilidade (que garantem o dinamismo), principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas.
Quando o empreendedor sabe o que é o seu negócio, entende o mercado, tem uma visão macro — tanto de negócios do mesmo porte quanto daqueles que estão acima do seu — ele consegue organizar melhor as estratégias. Consegue usar melhor o poder da racionalização para pensar no que pode oferecer de diferente. E, por consequência, consegue identificar o que pode lhe render uma vantagem competitiva, capaz de fazer o negócio crescer no mercado.
Qual será a vantagem? Estaria no custo menor na produção do produto ou serviço, obtendo, como resultado, a capacidade de oferecer um produto com ótima qualidade e com menor preço, em comparação à concorrência? Ou, para alcançar vantagem competitiva, será usada uma estratégia de segmentação?
Enfim, o importante, antes de tudo, é entender quem são os concorrentes, como eles têm se mostrado no mercado e quais tem sido os seus resultados.
Acredito que o desafio para que se consiga criar vantagem competitiva no pequeno negócio é que o empreendedor não tenha mesmo medo de ousar em um ambiente regido por muitas turbulências e mudanças. Estar pronto para fazer acontecer é uma ordem no mundo empresarial.
Outros textos que podem te interessar:
➜ Como usar a concorrência a favor do seu negócio.
➜ Empreender é correr riscos (porém, calculados).
➜ Avaliação 360 graus: conheça o método que avalia comportamentos e competências
Nodari | Consultoria Financeira Empresarial
Gestão – Marketing – Treinamentos
Telefone: (11) 2367-0029
Celular e WhatsApp: (11) 99741-7177
Email: contato@nodariconsultoria.com.br
Endereço: Rua Domingos de Morais, 2781 cj 310.
Vila Mariana, São Paulo (SP).
Você também pode entrar em contato com a Consultoria diretamente pelo site.
Basta preencher os campos deste formulário, indicando suas dúvidas ou serviços nos quais está interessado.
Texto atualizado em 3 de março de 2022.