Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Canvas: como esse método pode ajudar a ver novas oportunidades

São muitos os aspectos que envolvem a criação e gestão de um negócio, logo, pode ser difícil visualizá-los de maneira adequada. Por isso, muitos empreendedores falham por falta de uma gestão eficiente. Contudo, existem ferramentas gratuitas e eficientes que podem auxiliar nesta tarefa e o canvas é uma delas. Saiba mais sobre esta poderosa ferramenta de negócios.

Também conhecido como Quadro de Modelo de Negócios (do inglês, Business Model Canvas), esta ferramenta permite visualizar de maneira simples e dinâmica todos os aspectos de um negócio, incluindo produto, clientes, fornecedores, finanças e marketing.

Criado nos anos 2000, por Alex Osterwalder, este conceito utiliza-se de blocos ou quadros para tornar visuais os diferentes aspectos que tangem um negócio.

Um dos fatores que colaboram para sua popularidade é que, além de extremamente simples e didático, o canvas se adapta a qualquer modelo de negócio, desde indústrias até prestadores de serviços, independentemente de seu porte.

Leia também: Características do empreendedor: quais são os comportamentos que ajudam a empreender

O que é canvas e por que ele é importante?

Segundo o SEBRAE, a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de aproximadamente 60% dos novos negócios no Brasil. Logo, algumas perguntas-chave se fazem necessárias antes mesmo da abertura do CNPJ. São exemplos:

  • O que eu vou oferecer para o mercado?
  • Por que as pessoas precisam deste produto/serviço?
  • Quem serão meus clientes?
  • Quem são meus concorrentes?
  • Qual o meu diferencial com relação aos meus concorrentes?
  • Quem serão meus fornecedores?
  • De onde virá o meu capital de giro?

A princípio, responder a essas perguntas parece complexo. No entanto, o canvas pode facilitar a análise e evitar grandes prejuízos no futuro. Com ele você pode não somente visualizar de maneira holística os diferentes aspectos da gestão de uma empresa, como fazer testes e alterações ilimitadas, chegando à uma versão mais eficiente.

Isso é necessário porque muitas vezes o mundo dos negócios não permite erros. Quando acontecem, grandes perdas financeiras e de reputação entram em jogo, o que nunca é uma boa opção. Assim, se existe uma ferramenta onde você pode testar, errar e acertar, vale a pena utilizá-la a seu favor.

Dentre as vantagens do canvas para negócios estão:

  • Visão aprimorada do modelo de negócios;
  • Incentivo ao brainstorming eficiente;
  • Apresentação estruturada;
  • Identificação de oportunidades e desafios;
  • Base sólida para a construção do plano de negócios.

Felizmente, tudo o que você precisa para colocar o seu canvas em prática são alguns post-its e uma folha de papel grande. Saiba mais a seguir.

Para aprender mais: Controle suas despesas fixas: um importante aliado no seu resultado

Como fazer um canvas?

Dar início a um canvas é, basicamente, tirar as suas ideias da mente e passar para o papel. Isso melhorará significativamente todos os aspectos do seu planejamento e diminuirá as chances de erros durante a etapa e em toda gestão.

Tudo o que você precisa para começar é uma folha de papel e alguns post-its. O objetivo de utilizar estes pequenos papéis coloridos é tornar o canvas ainda mais visual e facilitar alterações sempre que necessário.

Nesta folha o desafio é preencher nove quadrantes referentes a:

  1. Proposta de valor: o que a sua empresa oferecerá para o mercado;
  2. Segmento de clientes: quem serão os seus clientes principais;
  3. Canais: como o cliente poderá comprar e receber o seu produto/serviço;
  4. Relacionamento com os clientes: quais serão os meios de comunicação e relacionamento utilizados;
  5. Atividade-chave: qual serão as atividades principais para que a proposta de valor seja entregue;
  6. Recursos principais: quais serão os recursos necessários para que a atividade-chave seja possível;
  7. Parcerias principais: quem são os parceiros indispensáveis para que a atividade-chave aconteça;
  8. Fontes de receita: qual será a fonte principal de obtenção de receita;
  9. Estrutura de custos: quais são os custos principais para que o negócio possa sobreviver e apresentar lucros.

É natural que, ao responder as perguntas acima, você note que alguns aspectos do seu planejamento inicial são inviáveis. Felizmente, o canvas permite fazer alterações a tempo, otimizando a gestão e proporcionando um ambiente de alto desempenho.

Leia também: Indicadores de Desempenho Financeiro

Ademais, com todos os quadros devidamente preenchidos, você pode (e deve) revisá-los periodicamente, propondo melhorias sempre que necessário.

Não é à toa que o canvas é uma das ferramentas mais utilizadas por administradores de empresas de diversos setores na atualidade, compondo a grade curricular obrigatória dos alunos de administração e gestão. Trata-se de uma ferramenta simples e adaptável a qualquer modelo de negócios, melhorando sua estruturação e a tomada de decisões estratégicas.

Summary
Canvas: como esse método pode ajudar a ver novas oportunidades
Article Name
Canvas: como esse método pode ajudar a ver novas oportunidades
Description
São muitos os aspectos que envolvem a criação e gestão de um negócio, logo, pode ser difícil visualizá-los de maneira adequada. Por isso, muitos empreendedores falham por falta de uma gestão eficiente. Contudo, existem ferramentas gratuitas e eficientes que podem auxiliar nesta tarefa e o canvas é uma delas.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo