Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Consultoria para pequenas empresas: quando vale a pena contratar?

É fato que para administrar uma empresa são necessários conhecimentos que vão muito além de produzir e vender. Chega um momento em que o dono do negócio não consegue e nem tem capacidade de gerenciar e enxergar como aumentar a eficiência da empresa sozinho. Começa a sentir que há necessidade de mudança, mas não sabe por onde começar. Quando chega esta hora, é inevitável procurar por uma consultoria para pequenas empresas.

O empresário, no começo de sua jornada, deve lidar todos os dias com: gestão financeira, gestão de pessoas, recursos humanos, gestão de recursos produtivos, entre outros. É muito comum, no início de suas carreiras, as pessoas possuírem e manterem o espírito empreendedor, mas força de vontade e autoconfiança está longe de ser o suficiente para sobreviver num mercado competitivo e transformado digitalmente.

Leia também: Patrimônio Líquido: o que é, qual sua importância e como calculá-lo

A maioria desses empreendedores são profissionais com experiências e talentos específicos no produto ou serviço que eles comercializam. É necessário mais do que isso para garantir a saúde financeira e o futuro da empresa, é preciso que o empresário, todos os dias, analise, planeje, execute e controle a maioria das atividades administrativas e operacionais do negócio.

Afinal, não basta pensar, rezar e torcer para que as coisas aconteçam da maneira correta. É preciso um bom planejamento para que o administrador de empresa gerencie racionalmente seus recursos e possa tomar decisões corretas no momento certo.

Porém, muitas vezes, o negócio ainda não tem fluxo de caixa suficiente para contratar um profissional qualificado para gerenciar seu negócio. A melhor opção para “preencher” este vazio no planejamento das pequenas corporações é contar com uma consultoria especializada, já que este tipo de serviço possui uma boa relação custo-benefício no médio e longo prazo. É uma alternativa que pode sair mais barato que manter contratado um gestor com boa experiência profissional.

Quer entender melhor como uma consultoria para pequenas empresas pode ajudar no desenvolvimento de seu negócio? Continue a leitura e descubra os benefícios que este serviço pode te oferecer.

3 pontos importantes de uma consultoria para pequenas empresas

O planejamento e as ações realizadas por uma consultoria para pequenas empresas são, sem dúvida alguma, muito úteis para negócios que ainda são administradas com poucas análises e informações não muito confiáveis, realidade comum em quase todos os novos e pequenos negócios.

Entenda os 3 principais motivos que fazem este tipo de serviço colaborar tanto no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas:

1- O consultor enxerga o que o dono não vê

Em primeiro lugar, um consultor de negócios é todo olhos e ouvidos. Sua principal função é investigar minuciosamente como tudo acontece dentro de uma corporação para encontrar possíveis erros, acertos e novas oportunidades.

Em muitos casos, a empresa está com suas finanças em dia e com um bom capital de giro. Quando isto acontece, o empresário, por notar que está tudo correndo bem, dificilmente irá notar que trabalhando de uma nova maneira pode otimizar o processo produtivo. É difícil identificar falhas e oportunidades quando estamos pensando que não há nada de errado acontecendo.

O consultor estará presente analisando, estudando e encontrando caminhos que não são percebidos pelo pequeno empreendedor.

2- Equipe especializada em alcançar resultados

Uma consultoria para pequenas empresas dispõe de profissionais qualificados e especializados com orientações baseadas em resultados.

O empreendedor que conta com o serviço de consultoria empresarial tem em sua empresa consultores focados na resolução de problemas, criação e desenvolvimento de novas estratégias.

Desta maneira é possível avaliar, sob o olhar de um consultor especializado, cada área de uma empresa. Ou seja, um profissional específico para o marketing, um para o comercial, outro para os recursos humanos e assim para cada setor.

Este ponto é um dos mais relevantes em uma consultoria para pequenas empresas, pois com este tipo de serviço é possível analisar, avaliar e criar novas estratégias. Tudo isso com a supervisão de um consultor específico para cada área, focado em desenvolver soluções que têm como principal objetivo a melhoria contínua de seu negócio como um todo.

Leia também: Como atingir o máximo de produtividade nos negócios?

3- Você será surpreendido com os serviços de uma consultoria

É normal empresários buscarem por consultoria visando resultados e diagnósticos específicos. No entanto, estes empreendedores costumam se surpreender com os resultados, já que ainda não possuem conhecimento da real situação do negócio, pois possuem uma visão distorcida da saúde econômica de sua empresa.

A questão é, os consultores não consideram apenas o seu negócio, e sim tudo que o envolve. A visão dos donos sobre a organização, os diretores, gestores, colaboradores, fornecedores, clientes em potencial ou fidelizados, a imagem da empresa no mercado, as especificações de cada produto e serviço entregue. Ou seja, tudo, do início ao fim.

Para que todo este envolvimento aconteça é indispensável que a empresa esteja aberta e disposta a receber críticas e feedbacks realistas sobre o que está certo, o que precisa ser mudado e o que precisa deixar de existir.

Após este período de descobrimento de fatores e números desagradáveis, a consultoria entrega os relatórios e imediatamente é feita toda uma mobilização entre todos os colaboradores para que as ideias e soluções disponibilizadas pelos consultores sejam acolhidas e então aplicadas.

Leia também: Gerenciamento de dados ajuda no crescimento dos pequenos negócios

Após analisar esses três pontos podemos concluir que:

  • O auxílio de uma consultoria para pequenas empresas é notório e de grande valor para este tipo de corporação, já que esses empreendedores, em sua maioria, não possuem experiência necessária para lidar com a administração de sua empresa em todos os aspectos;
  • A consultoria para pequenas empresas pode auxiliar e desenvolver estudos detalhados para cada área específica. Desta forma, são aplicadas técnicas administrativas que apoiam os empreendedores na tomada de decisões e na definição estratégica de sua empresa;
  • Além de beneficiar todo a parte administrativa e operacional, uma consultoria especializada colabora com o empresário, que começa a se basear em conceitos de empreendedorismo e administração mais específicos, preparando-o para novos desafios. Existe uma troca mútua de experiências.

E então, gostou de saber melhor do que se trata uma consultoria para pequenas empresas? A Nodari oferece consultoria especializada para corporações deste porte. Acesse nosso site e converse com um de nossos especialistas para descobrir todas as vantagens que podemos oferecer à você e seu negócio!

Summary
Consultoria para pequenas empresas: quando vale a pena contratar?
Article Name
Consultoria para pequenas empresas: quando vale a pena contratar?
Description
Quando um dono de um negócio não consegue aumentar a eficiência da empresa sozinho, começa a sentir que há necessidade de mudança, mas não sabe por onde começar. Quando chega esta hora, é inevitável procurar por uma consultoria para pequenas empresas.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo