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Consumidor 5.0 e a sua empresa: você está preparado para esse novo cliente?

O mundo vive em plena transformação digital, a tecnologia trouxe acessibilidade à informação, ao mercado global, entretenimento e muitas outras facilidades. Grande parte da população atual viveu antes da transição entre o analógico/digital e foi se adequando às mudanças com o passar do tempo. A outra parte, são os nativos digitais, pessoas que se comportam muito diferente do primeiro grupo. Entre elas, está o consumidor 5.0.

Este tipo de consumidor já nasceu com acesso à tecnologia ou viu e sentiu todo o processo de mudança até o mundo estar completamente conectado e digitalizado. Em sua maioria, os consumidores 5.0 fazem parte das gerações Y (millennials) e Z.

Você conhece este tipo de cliente? Sua empresa está preparada para atendê-los e suprir suas expectativas e necessidades? Continue a leitura e tire essas dúvidas!

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As características do consumidor 5.0

Como dito anteriormente, o consumidor 5.0 faz parte das gerações Y e Z, esses clientes empoderados, familiarizados com a internet e suas facilidades, possuem um perfil diferente dos outros consumidores. Antes de saberem sobre o preço de um produto/serviço, eles buscam, acima de tudo, uma boa experiência no relacionamento com a marca, do descobrimento do produto até após a compra.

Atualmente, não basta a aquisição, o novo consumidor (5.0), busca valor agregado, melhor experiência de compra e interação dinâmica, instantânea, que permita um relacionamento horizontal com a empresa que o está atendendo.

Vivemos a era da comunicação, onde a interação entre marca/cliente precisa ser de igual para igual e, este grupo de clientes, possuem expectativas bem altas em relação à experiência de compra. Ou seja, para o consumidor 5.0, experiência é tudo!

Vamos agora às características deste tipo de consumidor para que você entenda melhor seu perfil:

Alta liberdade de consumo

O consumidor 5.0 não quer ter a necessidade de se deslocar até uma loja e muito menos se limitar com horário comercial para adquirir algo ou resolver pendências com empresas que tenha comprado algo.

A liberdade para consumir onde quiser e a hora que for, é a primeira característica deste tipo de cliente, que busca sempre horários e plataformas (telefone, aplicativo no celular, site, rede social, e-mail, entre outros) mais convenientes para realizar suas compras, tirar dúvidas ou solucionar problemas.

Além desta facilidade, o consumidor 5.0 busca transitar entre essas plataformas sem ter que iniciar sua jornada do zero novamente, seja ao comprar algo ou comunicar com o SAC quando desejar trocar de canal (do celular para o computador, do telefone para o chat virtual, etc.). Desta forma, para se destacar perante a concorrência e conseguir agradar este cliente, é fundamental que os canais da empresa sejam omnichannel.

O Consumidor 5.0 influencia a decisão de compra de outros consumidores

Com o acesso à informação simples e facilitado, os clientes se tornaram mais fundamentados em suas escolhas. Antes de decidir o qual produto será comprado, o consumidor 5.0 lê artigos em blogs, pesquisa em sites de reclamações e avaliações sobre a marca, busca por opiniões, críticas e sugestões de outros clientes em grupos de redes sociais, assiste vídeos no Youtube, ou seja, se prepara completamente e tira todas as suas dúvidas antes de adquirir algo.

Assim, como ele se empoderou de informações a partir do feedback de outros consumidores, o consumidor 5.0 entende e conhece muito bem o poder de sua voz. Caso passe por alguma experiência ruim, ele se certificará de “pôr a boca no mundo” para influenciar outros consumidores e convencê-los de que o produto ou serviço x não condiz com o que promete, não atende as expectativas, resumindo: não passa de uma furada.

Se a experiência de compra for boa, o novo consumidor usará a força de sua voz para promover o produto e a marca em sua network.

O novo consumidor não é influenciado a comprar algo, ele molda produtos e serviços

Propagandas do tipo: “compra, compra, compra! Este é o melhor para você! Compre x e ganhe y!”, não atingem os novos consumidores. O poder de influência das marcas não os afeta, eles não adquirem pacotes prontos e sim buscam por seus próprios.

As necessidades e desejos de consumo deste cliente moldam os produtos/serviços e estratégias das marcas, pois eles buscam atendimento personalizado, ideal e que seja fit com suas expectativas, realidade e necessidade.

O bom relacionamento entre cliente e marca é muito prezado pelo consumidor 5.0

Se você foi um consumidor nos anos 80, 90 e até os primeiros da década de 2000, sabe o que é se sentir inferior ou refém de uma empresa. Quem nunca comprou nessas épocas e ficou na mão quando algum problema aconteceu, que atire a primeira pedra!

O consumidor 5.0 busca horizontalidade em seu relacionamento com as empresas e desta forma, interagir com proximidade e até informalidade nas interações, assim como faz com seus familiares, amigos e colegas. Ele espera uma comunicação direta, leve e sem intermediários, nada aguardar o atendente passar a ligação para outro profissional, tudo precisa ser resolvido de uma vez e usando o mínimo de canais de interação possíveis.

O objetivo deste tipo de consumidor, é uma ligação de compra e venda transparente, com conexões emocionais entre consumidor e marca, um relacionamento de valorização, resumindo: customer experience! A essência do consumo mudou, o foco saiu do produto e foi diretamente para a experiência do cliente, a vivência e sensação positivas que a compra de um produto pode proporcionar.

E então, gostou de conhecer melhor o perfil do consumidor 5.0 para poder atendê-lo e, além disso, entregar a melhor experiência possível para que possa cativá-los? Para aprender mais sobre assuntos empresariais, técnicas, ferramentas e muito mais sobre gestão de negócios continue no blog!

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