Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

O que é Omnichannel e como ele pode ajudar o seu negócio

Você sabe o que é Omnichannel? Essa é uma estratégia tendência no varejo, focada na união de todos os canais de vendas e interação de uma empresa, integrando o uso simultâneo dos diferentes canais de comunicação, como lojas físicas, virtuais, aplicativos para celular, redes sociais, entre outros. Seu objetivo é derrubar a barreira entre o mundo online e offline. Desta forma, o consumidor não vê diferenças entre esses dois ambientes.

Apesar de ser uma tendência mundial, o Brasil passa por uma fase de amadurecimento da transformação digital e apenas 3,5% das empresas estabelecidas aqui são Omnichannel, segundo o levantamento “Zendesk Omnichannel Benchmark 2018”, que contou com 37 mil empresas que utilizam suas plataformas em 14 países. O Brasil ocupa a 10ª colocação no ranking.

Criar uma convergência entre as lojas virtuais, físicas e seus consumidores, permite que as corporações e seus clientes interajam de todas as maneiras possíveis. Esta integração de canais totalmente focada na experiência do consumidor possibilita os usuários satisfazerem suas necessidades a qualquer hora e lugar.

Tudo interligado, interagindo on e offline para proporcionar a máxima experiência do cliente. Em uma empresa que usa a estratégia omnichannel, você pode encontrar seu produto na loja online, verificá-lo na loja física e recebê-lo em sua casa.

É claro que essas são apenas algumas características do Omnichannel. Continue lendo a aprenda mais sobre este assunto!

O que é Omnichannel e como essa estratégia transforma a experiência dos clientes

Omnichannel trata-se de uma estratégia multicanal, porém é diferente de Multichannel, quando se usa mais de um canal de vendas para atender os clientes.

No caso do Omnichannel, todos os canais de interação são usados para transformar o cliente no “centro das atenções”. É atender as necessidades dos usuário de todas as formas possíveis, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A facilidade de acesso cria uma experiência de compra positiva, que gera valor ao cliente, pois ele pode interagir tanto no meio virtual da empresa quanto nas lojas físicas.

Basicamente, o Omnichannel tem como principal objetivo integrar todos os processos de vendas para que os consumidores possam ter a experiência de compra em todos os canais possíveis.

Por exemplo, o consumidor compra um óculos na loja virtual, recebe o produto em casa. Caso não goste ou apresente algum defeito, o cliente pode ir até a loja física e escolher um novo óculos.

Como essa estratégia pode beneficiar seu negócio

Devido a transformação digital que vivemos, nosso cotidiano naturalmente integra soluções online com necessidades físicas. Usamos o GPS para nos locomover, fazemos compras online de produtos, pesquisamos por ofertas, informações e experiências de outros usuários para garantir o melhor negócio.

Essa é a rotina diária do cliente na era digital, que interage direta e intensamente com as empresas. Por isso, quem está no controle e formata as tendências em todos os setores do mercado econômico são esses novos consumidores.

Como a estratégia Omnichannel usa o cliente como “centro do universo”, é possível atender às exigências do consumidor, quando e onde ele desejar. A empresa fica disponível full time para seus clientes, podendo ser encontrada e atendê-los em qualquer meio de interação.

Proporcionar esse tipo de experiência ao consumidor traz melhores resultados, pois influencia no índice de recomendação e fidelização de uma marca. Afinal, quem é bem atendido, sempre indica os produtos e serviços recebidos.

Usar a estratégia omnichannel pode colaborar com sua empresa aprimorando os seguintes fatores:

  • Retenção de clientes;
  • Satisfação de serviços prestados;
  • Fortalecimento do Branding de sua marca;
  • Número de vendas.

Os 3 primeiros fatores consequentemente colaboram para que o quarto aconteça. Com os 4 unidos, o percentual de descontentamento inevitavelmente é reduzido.

Além disso, como a interação é total com os clientes, é possível compreender melhor a jornada de compra e como todos esses canais de venda e comunicação facilitam o fechamento do negócio.

Desta forma é possível criar estratégias extremamente flexíveis, que atendem as necessidades do consumidor de acordo com as tendências do momento e assim melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Para aplicar este tipo de estratégia é essencial saber quais são as possibilidades, oportunidades e desafios na integração. Por isso, contar com uma consultoria empresarial pode transparecer a real situação, os pontos fortes e fracos de sua empresa.

A Nodari, há mais de 12 anos no mercado, possui um time de profissionais com expertise para encontrar as melhores soluções e integrá-las para potencializar os resultados de seus clientes.

Buscando atender às necessidades de PME’s, são realizadas avaliações para reconhecer todas as vantagens competitivas de uma empresa e, desta maneira, aproveitar todas as oportunidades disponíveis para crescer!

Agora que sabe o que é Omnichannel e como essa estratégia pode te ajudar, visite nosso blog e aprenda mais como dar um upgrade em seu negócio ou converse com um de nossos especialistas.

Summary
O que é Omnichannel e como ele pode ajudar o seu negócio
Article Name
O que é Omnichannel e como ele pode ajudar o seu negócio
Description
Você sabe o que é Omnichannel? O consumidor online está cada dia mais exigente e para atender suas expectativas as empresas estão inovando com esta estratégia.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo