Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Quando contratar um consultor de gestão empresarial

Saber quando contratar um consultor de gestão empresarial pode ser um fator decisivo na hora de alcançar metas, objetivos, melhorar a tomada de decisões, reduzir os riscos, promover crescimento sustentável e, por consequência disto, melhorar seus resultados.

Todo empreendedor acredita ter controle absoluto sobre tudo que acontece em sua empresa. É exatamente devido a este excesso de razão, unido com uma má gestão de negócios, que muitas empresas que eram promissoras em seu lançamento acabam fracassando.

É preciso entender que o empresário, muitas vezes, inicia seu empreendimento apenas com conhecimento específico no produto ou serviço que presta.

“No início os resultados podem ser excelentes, só que em determinado momento, o controle sobre o negócio vai diminuindo e o crescimento é interrompido por falta de experiência em gestão empresarial”, afirma Adriano Nodari, consultor Sênior da Nodari Consultoria.

Quando chega essa hora, é fundamental contar com a expertise de um consultor de gestão empresarial para colocar o negócio nos trilhos e definir um rumo a ser seguido.

Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de serviço é acessível para PMEs que procuram resolver seus problemas, não é uma realidade apenas das grandes corporações.

Quer saber se chegou a hora de buscar ajuda especializada? Continue a leitura e descubra!

Entenda o que um consultor de gestão empresarial pode fazer para seu negócio

O primeiro passo para identificar quando contratar um consultor de gestão empresarial é saber o que ele realmente faz e como pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa.

Para sua empresa: Como ter uma gestão de custos eficiente na sua empresa

Primeiramente, é importante saber que existem consultores especializados em diversas áreas, como recursos humanos, marketing, finanças, gestão de processos, logística, gestão de processos, entre outros.

Quando são contratados, atuam por um determinado período em sua empresa com o objetivo de encontrar problemas, oferecer soluções e instruir os gestores em como tomar decisões rápidas, assertivas.

Leia também: Benefícios da assertividade no empreendedorismo

“Um consultor empresarial pode trabalhar otimizando processos, recursos, identificando pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças. Também no desenvolvimento de uma nova cultura organizacional para a empresa por meio de testes, técnicas e ferramentas que evidenciam as prioridades, necessidades e competências na gestão de pessoas”, diz Nodari.

Para aprender mais: 6 Passos para identificar uma oportunidade de negócio

As principais vantagens que um consultor empresarial pode trazer ao seu negócio são:

  • Agilidade para atingir metas, objetivos e alcançar resultados;
  • Novas técnicas e conhecimentos para o empreendedor e toda a empresa;
  • Suporte para tomada de decisões rápidas e eficazes;
  • Melhoria no desempenho em todos os níveis trabalhados;
  • Novas práticas, experiências e conhecimentos que aceleram o alcance de resultados;
  • Atualização e evolução contínua do negócio.

Obviamente, essa é apenas uma lista rápida, a consultoria pode trazer inúmeros benefícios específicos, tudo depende das necessidades e expectativas de cada empreendedor.

O consultor está presente na empresa para entregar soluções e mostrar novos caminhos para o negócio. Isso não quer dizer que ele assume as responsabilidades de sócios, diretor, gestores e administradores de uma empresa, ressalta Nodari.

Quando buscar pelos serviços de consultor empresarial

Para compreender sua necessidade por um consultor empresarial é preciso que você já saiba quais os objetivos pretende alcançar e quais problemas devem ser corrigidos com a ajuda de uma consultoria.

Esteja ciente também que a participação dos gestores e colaboradores não acaba quando o consultor termina suas operações.

“O final de uma consultoria, na verdade, é apenas o começo de uma nova jornada para obter melhores resultados que depende da total cooperação de todos os envolvidos com as mudanças”, reforça Nodari.

Confira rápida lista de necessidades que podem ser supridas com o trabalho de um consultor empresarial:

  • Melhoria na produtividade;
  • Aumento nas vendas;
  • Reorganização de processos e rotinas;
  • Melhor desempenho dos colaboradores;
  • Desenvolvimento de novas estratégias empresariais;
  • Reestruturação financeira;
  • Redução de riscos;
  • Aprimoramento do processo de tomada de decisões;
  • Campanhas de Marketing assertivas;
  • Melhoria nos resultados.

Caso você tenha se identificado com um ou mais itens da lista acima, provavelmente sua empresa já está precisando dos serviços de uma consultoria.

“Porém, é fundamental que você e toda sua equipe de gestores estejam abertos, preparados para receber e dar autonomia à um profissional de fora que irá conhecer os detalhes, apontar os erros e propor mudanças que acontecerão apenas se houver a realização de um trabalho cooperativo entre empresa e consultores”, finaliza Nodari.

Agora, você sabe quando contratar um consultor de gestão empresarial. Está pronto para transformar seu negócio? Se quiser aprender mais sobre gestão de empresas, nosso blog está cheio de informações ricas para você. Caso queira tirar dúvidas e descobrir como nossas soluções pode te ajudar, entre em contato com um de nossos consultores.

Summary
Quando contratar um consultor de gestão empresarial
Article Name
Quando contratar um consultor de gestão empresarial
Description
Sua empresa chegou a um ponto crítico? Não seria a hora de pedir ajuda?! Aprenda aqui no post quando contratar um consultor empresarial.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo