Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Colaboradores desmotivados: 5 questões que geram este problema

Operar com colaboradores desmotivados prejudica uma empresa de diversas maneiras: queda de produtividade, clima pesado, retrabalhos, faltas e até acidentes. Esses e muitos outros problemas causados pela desmotivação dos funcionários gera grandes prejuízos que tendem a aumentar com o passar do tempo.

Por outro lado, manter os colaboradores motivados, comprometidos com suas responsabilidades, com foco na melhoria contínua e melhores resultados, é um obstáculo a ser superado diariamente em empresas de todos os tamanhos.

Isso porque, em muitos casos, a queda do interesse de um colaborador em seu trabalho passa despercebida e, quando notada, pode ser tarde demais, ter causado problemas para a empresa, prejudicado o bem estar e o psicológico do trabalhador.

Ao decorrer deste conteúdo, você irá aprender sobre as 5 principais questões que podem tornar seus colaboradores desmotivados. É importante entender que na maioria dos casos, a empresa é responsável pela falta de motivação de seus funcionários, por isso, manter sua mente aberta é fundamental para que este problema seja resolvido e seu ambiente empresarial se torne harmonioso e colaborativo, dois pontos indispensáveis para maior produtividade, melhores resultados e desenvolvimento da empresa.

Boa leitura!

Leia também: Quais os maiores obstáculos e como vencê-los ao administrar um pequeno negócio

Como identificar colaboradores desmotivados

Manter toda a equipe engajada e sentindo-se bem no ambiente de trabalho é o esperado por todo gestor ou empreendedor. No entanto, nem sempre isso é possível e, em algum momento, um membro do time pode desfalcar toda a equipe por insatisfação. É preciso identificar o problema antes que ele comece a aumentar.

Confira esses 4 pontos que evidenciam a desmotivação de um colaborador:

●     Queda de produtividade

A queda na produtividade é algo difícil de ser mensurado e ao mesmo tempo, extremamente fácil de ser notado. Quando você perceber um colaborador abaixo do seu ritmo normal de trabalho, converse com ele abertamente para entender o que está acontecendo, pode ser um problema pessoal ou de saúde. Caso contrário, é o primeiro sinal de que algo não está indo bem.

●     Mau comportamento

Reclamações, respostas ríspidas, fofocas e atrasos frequentes são segundo sinal de colaboradores desmotivados e o gatilho para uma negatividade contagiosa no ambiente de trabalho.

●     Doenças e faltas recorrentes

Caso o primeiro e o segundo sinal tenha sido notado em um colaborador, o aumento nas doenças e faltas é o terceiro indício de desmotivação.

●     Reclamação de outros integrantes da equipe

Quando mais de um membro da equipe começa a reclamar de um colega do trabalho, o problema já está num estágio avançado e alguma medida deve ser tomada antes que o desempenho de todo o time seja prejudicado. Entretanto, é importante conversar particularmente com todos para saber se existem um senso comum em relação ao comportamento do colaborador desmotivado.

Leia também: Comunicação interna eficiente na empresa

As 5 principais questões que tornam os colaboradores desmotivados

Agora que você aprendeu como identificar colaboradores desmotivados, é o momento de entender as 5 principais razões para isso acontecer. Observe:

1- Falta de suporte

Momentos de crise e/ou alta demanda de produção sempre desestabilizam a estrutura interna de uma empresa. Mesmo que este período ruim não afete diretamente o colaborador desmotivado, o corte de orçamento ou de funcionários sempre colaboram para um ambiente pesado e insegurança generalizada.

É muito comum durante esses momentos que o funcionários se sintam desprotegidos. Esta sensação de falta de suporte é a principal causa da desmotivação no trabalho.

2- Salários Baixos

Este ponto nem precisa ser muito abordado, não é mesmo?! Afinal, existe algum ser humano que gosta de trabalhar e receber uma quantidade não condizente com seus esforços, competências e habilidades? Salários baixos indicam a impossibilidade de crescimento, juntos, esses dois fatores são duas das maiores causas da falta de motivação.

3- Inexistência de um plano de carreira

Muitas vezes, não é possível promover um funcionário a curto nem médio prazo. Essa falta de perspectiva na carreira dentro de uma empresa é um sério agente para a desmotivação dos colaboradores. Imagine que terrível ter que acordar todos os dias sabendo que, se continuar trabalhando no mesmo lugar, jamais receberá uma promoção e um salário melhor. Isto abala o psicológico do trabalhador e o faz procurar por novas oportunidades.

4- Falta de reconhecimento

Se entregar para dar sempre o máximo nas suas rotinas e atividades com o intuito de manter a produtividade alta e não ser reconhecido por isso é extremamente frustrante. A falta de reconhecimento gera desânimo nos colaboradores e os desmotiva.

5- Benefícios mínimos e nada atrativos

Entregar benefícios mínimos e/ou desinteressantes não motiva trabalhador algum atualmente, qualquer empresa pode fazer isso. Quando os benefícios não condizem com as expectativas dos funcionários, eles podem tornar os colaboradores desmotivados.

É sempre importante dialogar com sua equipe com o objetivo de entender o que ela pensa sobre sua empresa e tomar as providências necessárias para manter os funcionários satisfeitos com o trabalho. Somente desta forma é possível diminuir o número de colaboradores desmotivados e desenvolver o negócio com harmonia e alta produtividade.

E então, gostou de saber as 5 razões que tornam os colaboradores desmotivados? Se quiser aprender mais sobre gestão empresarial e dicas para melhorar sua empresa continue no blog!

Summary
Colaboradores desmotivados:  5 questões que geram este problema
Article Name
Colaboradores desmotivados: 5 questões que geram este problema
Description
Aprenda sobre as 5 principais questões que podem tornar seus colaboradores desmotivados. É importante entender que na maioria dos casos, a empresa é responsável pela falta de motivação de seus funcionários, por isso, manter sua mente aberta é fundamental para que este problema seja resolvido e seu ambiente empresarial se torne harmonioso e colaborativo, dois pontos indispensáveis para maior produtividade.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo