
Lições do intraempreendedorismo para impulsionar o negócio
O consultor financeiro Adriano Nodari apresenta exemplos de intraempreendedorismo e explica quais são as principais características de um profissional intraempreendedor.
Talvez você não esteja tão familiarizado com o termo intraempreendedorismo. Mas, resumindo, o intraempreendedor é aquele que pensa e age como um empresário dentro de um negócio. Isso significa que ele está alinhado com os objetivos da empresa e se mostra à disposição para que o negócio consiga cumprir esses objetivos.
O especialista em economia e investimentos, Will Kenton (em artigo publicado no site Investopedia), nos ajuda a entender o conceito na prática, explicando-o nos seguintes termos:
“O intraempreendedorismo cria um ambiente empreendedor, permitindo que os funcionários usem suas habilidades empreendedoras para o benefício da empresa e do funcionário. Dá aos funcionários a liberdade de experimentar, bem como o potencial de crescimento dentro de uma organização…
É importante que os empregadores reconheçam esses funcionários. Não promover o intraempreendedorismo ou não reconhecer funcionários que demonstrem um espírito intraempreendedor pode ser prejudicial para uma marca ou empresa.
Os empregadores que incentivam o intraempreendedorismo são beneficiados porque isso leva ao sucesso do departamento ou da empresa como um todo.
Manter esses funcionários pode ajudar a levar à inovação e ao crescimento.
As empresas que não os promovem podem perder intraempreendedores para outras empresas ou podem acabar trabalhando por conta própria.”
Exemplos de intraempreendedorismo
As maiores empresas do mundo contam com intraempreendedores — que, conforme você pode concluir a partir da definição acima, também podem ser vistos como um tipo de “empreendedor interno”.
Tomando como exemplo a Apple, vale citar o nome de Jonathan Ive.
Ive é um típico intraempreendedor: o designer criou o iPod e esteve intimamente envolvido nas criações do Apple Mac, do iPad e do iPhone.
Na lista de empresas conhecidas por manter programas de incentivo ao intraempreendedorismo se destacam a Nestlé (com o Ingenious), a Airbus (com o Bizlab) e a SKY (Sky Labs).
A gigante Google não fica pra trás. Na verdade, um de seus produtos mais populares — o Gmail — é resultado de sua estratégia de incentivo à inovação interna.
O blog da Studio Zao — consultoria empresarial londrina, especialista em intraempreendedorismo e inovação — comenta o case da Google:
“O Gmail costuma ser dado como um exemplo brilhante do envolvimento do Google com o intraempreendedorismo. Com sua lendária política de 20% de tempo, permitindo que os funcionários utilizem parte de suas horas de trabalho para projetos pessoais, Paul Buchheit aproveitou a oportunidade para criar o Gmail, que se tornou uma peça importante da programação do Google.
É provavelmente um dos exemplos de intraempreendedorismo mais notórios e bem-sucedidos do mundo.”
O primeiro PlayStation da Sony, o Post-It da 3M, o McLanche Feliz do McDonald’s e a estratégia de anotar o nome dos clientes nos copos de bebidas da Starbucks são outros exemplos notórios, que nasceram de ideias e iniciativas de intraempreendedores.
Intraempreendedorismo e inovação
Para destacar uma empresa no mercado, é inevitável o tema cultura da inovação.
No artigo O intraempreendedorismo como ferramenta para o crescimento e a competitividade das organizações, as pesquisadoras Roberta Manfron de Paula e Flávia Larissa Bandeira Guedes de Almeida discorrem sobre o assunto:
“No cenário atual, onde a competitividade é a chave para o sucesso, as empresas precisam gerar inovação.
A inovação permite localizar e preencher nichos não ocupados, além de ser uma forma de se manter atualizado em relação à produtividade da concorrência.
Para que uma organização seja bem sucedida a longo prazo, seus produtos e serviços devem sempre criar vantagens competitivas.
(…) A inovação pode ser a principal fonte de rendimentos de uma organização, já que se pode dizer que a mesma é capaz de gerar aumento de faturamento, novos mercados e aumento das margens de lucro. Inovar é imprescindível quando o assunto é a sustentabilidade das empresas.“
Para inovar, um negócio pode trilhar muitos caminhos.
Pode optar por fazer novos investimentos em pesquisas ou no desenvolvimento de programas de melhoria contínua, assim como também pode investir em pessoas que tenham como principais características a autonomia e espontaneidade — e que podem trazer importantes mudanças no ambiente da empresa.
É nesse ponto que o perfil intraempreendedor mostra sua grande relevância.
Luiz Ricardo Uriarte disserta sobre o tema em sua pesquisa de mestrado, intitulada Identificação do perfil intraempreendedor:
“A inovação quase nunca ocorre em uma corporação sem que haja um indivíduo ou um pequeno grupo apaixonadamente dedicado a fazê-la acontecer.
(…) Os intraempreendedores são todos os ‘sonhadores que realizam’; aqueles que assumem a responsabilidade pela criação de inovações de qualquer espécie dentro de uma organização. O intraempreendedor pode ser o criador ou o inventor, mas é sempre o sonhador que concebe como transformar uma idéia em uma realidade lucrativa.”
8 principais lições deixadas pelo intraempreendedorismo
Os intraempreendedores são pessoas que possuem algumas características importantes em comum. São inconformados, sempre questionam os processos e atuam provocando as mudanças.
Destaco, neste artigo, os principais pontos que podem ser considerados como ensinamentos deixados por pessoas com perfil intraempreendedor.
A ideia é fazer com que os empreendedores reflitam sobre as características desses profissionais, a fim de identificar e saber valorizar o funcionário com tal perfil. Afinal, deixar de notar um colaborador com habilidades e capacidade de atuar como intraempreendedor é um erro que nenhum empresário ou gestor deve cometer.
“Das 10 principais fontes de inovação, os funcionários são o único recurso que você pode controlar e acessar que seus concorrentes não podem. Os funcionários são o único ativo que você tem que pode realmente ser uma vantagem competitiva sustentável.”
― Kaihan Krippendorff
1. O intraempreendedor se antecipa no processo que viabiliza a inovação
O intraempreendedor tem uma grande capacidade de analisar cenários e fazer previsões. É aquele profissional visionário, capaz de ver uma tempestade ou dia perfeito, antes que ocorra.
Sendo assim, confiar nesse profissional é fundamental.
Uma vez dada a autonomia, é importante deixar o profissional com espaço (e tempo) livre.
Siga o exemplo de grandes empresas, quanto aos programas de incentivo ao intraempreendedorismo, e a adapte as estratégias à sua realidade.
Crie condições para que o talento intraempreendedor possa se desenvolver e ofereça recompensas para que os esforços e resultados sejam, de fato, reconhecidos. Observe esse ponto com cuidado. Pois, se a sua empresa não gerar tais oportunidades (com os devidos retornos ao funcionário), saiba que a concorrência estará pronto a oferecê-las.
2. A criatividade é um ingrediente abundante neste profissional
Dentre as principais lições do intraempreendedorismo está a capacidade de, com criatividade, pensar nas melhores ideias que poderão instaurar um processo de inovação em um negócio.
3. Intraempreendedores enxergam os processos pensando sempre em melhorá-los
A pessoa intraempreendedora sempre vai ter ideias de como o negócio pode ganhar mais — ou até como pode reduzir custos.
4. O comportamento do intraempreendedor é de “dono” do negócio
E é aqui que podem surgir más interpretações a respeito deste perfil profissional.
O intraempreendedor veste a camisa, está pronto para jogar o jogo e a ideia é vencer.
A mente deste profissional é de “dono de si”, e tem plena consciência de sua capacidade criativa e do seu poder para inovar.
Não se trata de presunção. Trata-se de um profissional com grande autoestima e que se coloca em um negócio num lugar de protagonismo. Ele sabe confiar em si mesmo, em suas habilidades e sente-se encorajado a enfrentar desafios.
5. O perfil do intraempreendedor é de uma pessoa altamente resiliente
Se as coisas não saem como o esperado ou se o momento da empresa não é o melhor, outra dentre as importantes lições do intraempreendedorismo, é a resiliência.
Esses profissionais não se abalam. As situações e imprevistos externos jamais irão alterar a sua capacidade criativa.
6. Intraempreendedores fazem previsões certeiras
Não se trata apenas de ter ideias ou de ser parte fundamental no processo de inovação em um negócio. O intraempreendedor consegue fazer uma análise de riscos e calcular se pode corrê-los.
7. Profissionais intraempreendedores têm profunda autonomia e sabem envolver a sua equipe
Dentre as principais lições do intraempreendedorismo está o exercício da autonomia. E, além disso, esses profissionais envolvem os colaboradores que fazem parte de sua equipe de maneira que se sintam estimulados a ter as melhores ideias.
8. Intraempreendedores são inquietos e querem sempre melhorar
Dentre as principais características dos intraempreendedores está a inquietude. São pessoas jamais satisfeitas ou, quando se sentem satisfeitas com um resultado, essa satisfação logo dá lugar a uma nova insatisfação, que gera uma nova busca e missão.
Negócios que valorizam o intraempreendedorismo só têm a ganhar e é importante que os gestores procurem identificar esses perfis dentre os colaboradores do negócio.
Sempre gosto de frisar a importância de que se invista em pessoas, de que se acredite nas pessoas em um negócio.
A equipe é o que faz o negócio andar. Por isso, invista, dê lugar, dê autonomia ao profissional com uma mentalidade intraempreendedora.
É essencial que o empreendedor consiga enxergar quais são os seus pontos fortes e fracos. E, se existem pessoas dentre os seus colaboradores com pontos fortes que suplantem os seus pontos fracos, por que não investir?
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Texto atualizado em 17 de março de 2022.