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Marketing Digital na área da saúde: Qual a importância da estratégia?

como usar as redes sociais na saúde

Sabemos que a forma de fazer divulgação mudou. A tecnologia chegou para transformar a relação dos clientes com as empresas.

No caso da área da saúde, os pacientes mudaram a forma de encontrar um consultório. Antigamente, muitos davam preferência para os que ficavam perto de suas casas ou por alguma indicação familiar. 

Atualmente, com a possibilidade de conhecer diversos profissionais pela internet, o leque de opções está muito maior. 

Essa autonomia adquirida através da tecnologia faz com que todos os empreendedores se adaptem e estejam presentes digitalmente para que continuem fidelizando e atraindo pacientes. 

O Marketing Digital conta com diversas estratégias e ferramentas para que este posicionamento seja feito de forma correta. 

Quer saber como isso funciona? Continue a leitura e descubra a sua importância! 


Porque investir no Marketing Digital?

Antes de tudo, já adiantamos que todas as corporações precisam fazer uso do Marketing Digital, independente do segmento.

Muitos médicos acreditam que não é preciso se empenhar na área da saúde, mas é aí que muitos se enganam. 

Assim como diz o ditado “Quem não é visto, não é lembrado”, se o seu consultório não for visto com frequência, dificilmente será procurado. 

O que antigamente era feito através de distribuição de flyers e cartões, hoje é feito através de posts e conteúdos online nas plataformas digitais. 

Existem diversas estratégias que podem ser feitas para colocar o Marketing Digital em prática como marketing de conteúdo, SEO, CRM e muitas outras. Mas todas têm em comum um objetivo: um impacto positivo em sua persona.

Dessa forma, a partir de uma boa experiência, essa persona irá criar um bom vínculo com a marca e começar a consumir seus conteúdos e quem sabe, se tornar paciente. 

Separamos alguns dos pontos principais para ter um bom plano de Marketing Digital. Confira a seguir: 

 

Saiba quem é a sua persona

Primeiramente, é preciso saber com quem você deve se comunicar. Sabemos que existem vários tipos de pessoas e com comportamentos totalmente diferentes. 

Contudo, não dá para atirar no escuro e esperar que a pessoa certa seja atingida por suas comunicações. 

Imagine que você possui um consultório de odontologia e deseja atrair pessoas que possuem convênios odontológicos. Além de se comunicar com pessoas que fazem uso de planos odontológicos, é preciso definir algumas outras características. 

Crie um perfil para os seus pacientes com idade, profissão, hábitos, local onde reside, hobbies, etc. Esse trabalho é conhecido como definição de persona.

Diferentemente do público-alvo, a persona possui muito mais detalhe e consegue ir além das informações básicas. 

Este processo é essencial no Marketing Digital, afinal, ele garante uma maior assertividade no que diz respeito da criação de conteúdos e também, no momento de segmentá-los. 


Entenda a jornada do paciente

Após a definição de sua persona, é preciso fazer um estudo da possível jornada que o seu paciente terá com o seu consultório. 

O processo deve ser estruturado desde o ínicio, quando ele ainda não o conheceu até o momento em que ele finaliza o procedimento. 

Não é atoa que foi criado uma terminologia chamada funil de vendas para auxiliar na identificação de cada pessoa.

Cada etapa do funil (topo, meio e fundo) significa uma etapa do processo. No topo, o paciente está descobrindo que há um problema a ser solucionado, pode ser por exemplo, alguns sintomas.

Após pesquisar sobre, ele chega ao meio do funil quando ele começa a buscar soluções para o seu problema, podendo ser no caso a busca por convênio odontológico para prevenção de futuros problemas bucais. 

O fundo do funil consiste no cliente que está decidido do que quer e começa a procurar preços e avaliações para fechar negócio. 

É importante saber muito bem sobre cada uma das etapas para conseguir falar da forma precisa para cada etapa do funil. 

Afinal, de nada adianta você criar conteúdos específicos sobre um determinado assunto sendo que a sua persona ainda nem chegou a identificar que tem um problema de fato. 


Crie um blog 

O site serve como um cartão de visitas online para a empresa. Geralmente, é o primeiro contato do usuário com a marca e o fator determinante para prosseguir conhecendo ou não. 

O blog por sua vez, é a parte em que você mostra a sua credibilidade e conhecimento de sua área e também serve como porta de entrada para o seu trabalho. 

Por isso é tão importante criar conteúdos online e se certificar de que as informações ali presentes são de qualidade e verdadeiras. 

Dessa forma, será possível ter um bom posicionamento online e quando sua persona fizer pesquisas nos buscadores, o seu conteúdo estará bem ranqueado. 

Para auxiliar nesta etapa, é recomendado utilizar técnicas de SEO para otimizar o seu conteúdo, como por exemplo, hierarquização de titulos e subtitulos, uso de palavras-chave e tamanho de parágrafos e frases. 

Vamos exemplificar?

Ainda utilizando a odontologia como exemplo, imagine que uma empresa de venda de convênios odontológicos possui um blog e deseja aumentar os acessos. 

Uma ótima saída é fazer uso de palavras-chave que são frequentemente utilizadas por pessoas que queiram ter um convênio dental como “convênio dentista” ou então “plano odontológico pessoa física”.

Dessa forma, o número de cliques em seu conteúdo será muito maior. 


Cuide da parte visual

Outro ponto importantíssimo de um blog é a parte visual. Não basta apenas ter um bom texto, é preciso ter quebras e respiros. 

Isso pode ser feito através do espaçamento, mas principalmente, com o uso de outros recursos midiáticos como imagens, vídeos ou gifs. 

Não precisa ter muito excesso, mas o ideal é que ao abrir um texto em seu blog, a pessoa tenha vontade de permanecer ali e não fique com preguiça de chegar até o fim. 


Seja presente nas redes sociais

Atualmente, mais de 3 bilhões de pessoas estão presentes nas redes sociais. Este número tão grande faz com que seja essencial ter um bom posicionamento nestas plataformas. 

Ter uma página do seu negócio no Facebook por exemplo, te deixa mais próximo do seu cliente e assim, é possível alcançar novos pacientes através de um compartilhamento. 

Invista em bons conteúdos, capazes de gerar um bom engajamento. Portanto, entenda qual a linguagem daquela rede social em questão e se adeque da melhor forma possível.

Um erro frequentemente cometido pelas empresas é a publicação do mesmo conteúdo em diversas plataformas. Não é errado falar do mesmo assunto, mas entregar a mesma postagem em diversos lugares não é a forma mais correta de fazer uso do Marketing Digital.

Isso porque cada plataforma contém um estilo próprio. Vamos falar um pouco sobre as principais? 

Enquanto o Facebook conta com uma linguagem mais próxima e direta, o LinkedIn já pede um teor maior de formalidade e o Instagram por sua vez, é majoritariamente visual.

Portanto, não vale a pena criar grandes textos para o Instagram ou então, utilizar memes em excesso no LinkedIn. Ao invés de criar um vínculo, você acaba afastando a sua persona. 

Crie uma estratégia de conteúdo que esteja alinhada com o perfil de cada plataforma. Dessa forma, você terá irá adquirir relevância e será muito bem visto entre seus seguidores. 


Cuidado, nem tudo deve ser sobre você

Ao criar conteúdos para a internet, mesmo publicando com o nome da sua corporação, não é correto falar somente sobre você. 

Isso pode ser mal visto e até mesmo, ser considerado como arrogância e obviamente, não é isso o que você deseja passar, não é mesmo? 

Crie conteúdos que abordem assuntos e informações que vão além do seu consultório. Você pode inserir depoimentos, noticiar novidades que terceiros criaram, entre outros. 

Outra estratégia que você pode aderir é o compartilhamento de postagens e links de terceiros. Só não se esqueça de se certificar que sejam publicações que estejam alinhadas com o seu escopo. 


Por fim,

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de fazer uso do Marketing Digital na área da saúde, não podemos nos esquecer de sempre se atentar ao conteúdo publicado. 

Existem algumas normas estabelecidas pelo conselho federal de medicina à respeito da publicidade. Pesquise e esteja alinhado para que você possa ter um bom resultado para a sua marca, mas não acabe se envolvendo em futuros problemas. 

Invista em Marketing Digital e dê um grande salto em seus resultados!

 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Ideal Odonto.