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Marketing reverso: O que é e quais seus benefícios?

Tradicional e comumente, as estratégias de marketing usadas pelas empresas têm como objetivo atrair a atenção do consumidor das mais variadas formas para garantir que esses possíveis clientes adquiram a solução oferecida. No entanto, nos últimos anos, este tipo de comportamento passou a incomodar e desagradar as pessoas, consequentemente, estratégias menos agressivas e mais criativas foram desenvolvidas, uma delas é o marketing reverso.

Ao longo deste conteúdo, você irá aprender o que é o marketing reverso, como ele funciona e quais os benefícios que uma empresa tem ao utilizar esta estratégia. Boa leitura!

O que é Marketing Reverso

Você já deve ter pensando o quão bom seria se, ao invés de correr atrás de seus clientes eles viessem até você, não é mesmo!? Basicamente, o marketing reverso é isso, uma estratégia que faz seus clientes procurarem por seus produtos e serviços e não você, empreendedor, buscar por eles.

De uma maneira geral, o marketing reverso, trabalha na formação de opinião do consumidor por meio de ideias que mostram para ele que seu produto/serviço é necessário e o mais adequado para atender suas necessidades e expectativas. É uma forma de mostrar ao cliente que quem pode realmente ajudá-lo é sua empresa.

Trata-se de uma abordagem menos agressiva e não invasiva, uma forma criativa de construir um relacionamento e conquistar a confiança do cliente de maneira empírica e orgânica, pouco a pouco e ao longo de um período determinado.

Um bom exemplo de marketing reverso e que serve como referência de sucesso desta estratégia, são as campanhas da marca de cosméticos Dove, que fogem completamente do formato de propaganda de seu segmento (com usam modelos belíssimas e exuberantes em situações que não condizem com a realidade do público-alvo) pois usam e vestem suas modelos com aparência de mulheres “comuns” usando seus cosméticos nas rotinas diárias de trabalho, afazeres e descanso.

É como se fosse uma psicologia reversa, que diz que as mulheres não precisam de cosméticos para serem lindas e assim, elas acabam procurando pelo produto.

Desta forma, além de conseguir fazer com que seu público alvo a procure, a Dove consegue transmitir o quanto essas mulheres “normais” já são lindas pois, estão próximas da realidade que é transmitida nas propagandas além de mostrar o interesse e respaldo da marca com a imagem da mulher em seu dia a dia. Uma maneira discreta, passiva e assertiva de atrair o público até seus produtos.

É importante saber também que, o marketing reverso, não é uma estratégia exclusiva para empresas que oferecem seus produtos e serviços diretamente às pessoas (B2C), ela é muito usada e extremamente assertiva no mercado B2B (Empresas que vendem para Empresas). Em alguns casos podem resultar em parcerias muito interessante para ambas as partes ou até no desenvolvimento de produtos/serviços para demandas pontuais e específicas.

Como funciona o marketing reverso

Em vez de “empurrar” seu produto com panfletos, banners, outdoors, propagandas digitais (aquelas que brotam na tela de seu celular, nos sites em que está navegando e até no meio do feed de notícias de sua rede social) e muitas outras estratégias de marketing agressivas, a empresa usa ferramentas e técnicas para criar o interesse em seu público-alvo e convencê-lo de maneira discreta que sua solução é a melhor opção.

Para colocar essa estratégia em prática é preciso analisar minuciosamente o comportamento de seu público alvo para entender seus interesses, então mapear esses assuntos e criar conteúdos (blogposts, infográficos, podcasts, streamings, vídeos, stories) que envolvam e despertem a atenção de seus futuros clientes para que eles cheguem até você, seguros de sua expertise no segmento, conhecendo sua empresa, seu comportamento, seus valores, e sabendo como seu produto é a solução ideal para as necessidades deles.

Então, após conquistar a atenção do público você pode produzir conteúdos mais profundos e completos, como um e-book ou uma vídeo aula, em troca de alguma forma de contato (email, perfil de rede social, telefone, etc.) e informações cadastrais para interações futuras. Tudo de acordo com a permissão e vontade de aproximação dos clientes.

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Os benefícios do marketing reverso

Existem 3 principais benefícios ao usar a estratégia de marketing reverso, confira:

Melhora ou constrói uma nova imagem para a marca

Por atuar de maneira passiva, de acordo com a vontade e disponibilizando conteúdos que agregam valor ao cotidiano do público-alvo, a imagem da empresa é fortalecida e as chances de conquistar a fidelidade dos consumidores aumenta.

Fortalece o relacionamento com o público alvo

Por não usar estratégias coercitivas nas campanhas, as do tipo que interrompem o que você está fazendo (um vídeo, uma leitura online, um programa de tv) e em vez disso são usados conteúdos relevante que agregam valor a vida de público alvo, é criada uma relação mais íntima com o consumidor, que identifica que você não está tentando empurrar um produto e sim resolvendo um problema.

Destaque entre a concorrência

Com o marketing reverso, você estará atuando ao contrário das estratégias tradicionais de publicidade, usadas por muitas empresas e que estão mais do que saturadas. Isso pois, a atenção de seus clientes é conquistada oferecendo informações valiosas, que solucionam dificuldades do dia a dia, resolvem dúvidas ou funcionam como simples entretenimento para eles.

Pronto! Agora, você está por dentro do que é marketing reverso, como ele funciona e seus 3 principais benefícios. Se quiser aprender mais sobre tendências, estratégias e ferramentas de gestão empresarial continue navegando no blog. Para tirar suas dúvidas entre em contato e descubra como podemos te ajudar.