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Conceitos básicos para entender o que é SEO (otimização para mecanismos de busca)

Quase todo empreendedor entende a importância de ter uma presença digital, uma maneira de estender o alcance que a empresa tem, atrair clientes, além de ser uma outra forma de apresentar os produtos e serviços. No entanto, para que uma empresa seja encontrada na Web, principalmente no Google, é preciso de algumas ações, e a mais importante delas é usar boas práticas de SEO.

Mas, o que seria SEO? Você já sabe? No conteúdo de hoje iremos discorrer o assunto para que você entenda os conceitos básico desta técnica tão importante para todos que pretendem ganhar seu espaço no google e serem encontrados facilmente neste mecanismo de busca que é o mais usado em todo o planeta! Boa Leitura!

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O que é SEO?

SEO – Search Engine Optimization (em português: otimização para mecanismos de busca), são técnicas influenciadoras dos algoritmos utilizados nos buscadores da web, usadas para otimizar os mecanismos de buscas. Este conjunto de técnicas interfere no ranking de uma página tendo como referência uma palavra-chave (keyword) pesquisada.

Observe este exemplo:

Você precisa trocar a resistência de seu chuveiro, mas não sabe como fazer isso. Para descobrir como, você pega seu celular, entra no Google e digita: “Como trocar resistência de chuveiro”. O mecanismo de busca procura por páginas que contenham em determinados lugares o termo “Como trocar resistência de chuveiro” e disponibiliza em uma ordem lógica (ranking) os resultados de sua busca.

Normalmente, você irá entrar numa página que esteja entre os primeiros resultados, não é mesmo?! Saiba que não é só você que faz isso! Estudos indicam que 90% das pessoas que pesquisam por algo no google, acessam somente os resultados que aparecem na primeira página.

O conjunto de técnicas de otimização para sites, páginas, blogs (SEO), serve para melhorar esse ranking orgânico e gerar autoridade para o site/blog. Desta maneira, é possível que até mesmo empresas novas no mundo digital, com os esforços bem aplicados e com as técnicas corretas, consigam aparecer na primeira página dos resultados relacionados com as keywords usadas em seu site.

Basicamente, o principal objetivo de se usar as técnicas de SEO é aumentar o tráfego orgânico e ampliar a visibilidade de um site na web.

Confira: SaaS: o que é, para que serve e como pode ajudar as empresas

Tudo gira em torno das keywords

É isso mesmo, SEO se baseia nas palavras chaves, resumindo, no que é digitado quando alguém busca algo no Google. Por isso, é de extrema importância para aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, escolher as keywords corretas.

Mas como definir as keywords corretas? É simples, basta analisar o foco de seu negócio ou o objetivo de seu site, e levantar as possíveis palavras chaves que serão usadas nas buscas para levar sua empresa até os resultados. É preciso focar nas palavras mais procuradas e que estão relacionadas com as soluções oferecidas.

Lembra do exemplo da resistência do chuveiro? Então, agora coloque-se no lugar do dono de uma loja que vende produtos para parte hidráulica de uma casa. Se você está pensando em fazer um campanha para impulsionar as vendas de resistência de chuveiro, seria interessante publicar artigos em seu blog com títulos usando a keyword resistência de chuveiro:

  • Como trocar uma resistência de chuveiro?
  • X dicas para aumentar a durabilidade de sua resistência de chuveiro;
  • Entenda as principais características da resistência de chuveiro.

No entanto, para conseguir realmente otimizar seu site não basta colocar a keyword no título de seus conteúdos e nem encher as páginas do site com  “resistência de chuveiro”. Para que as ações de otimização sejam efetivas, as palavras chaves precisam estar em lugares estratégicos. Veja esses exemplos para um conteúdo de blog, como este que você está lendo agora:

  • Na meta descrição;
  • No primeiro parágrafo;
  • Em ao menos um subtítulo;
  • Periodicamente ao longo do conteúdo;
  • No último parágrafo.

É importante levar em consideração que o SEO é feito para alcançar o público e entregar a resposta que ele está procurando, com o formato ideal e oferecendo máxima experiência do usuário. Outro ponto importante a ser analisado, é o fato de ponderar sobre as taxas de conversão das palavras chaves para escolher as mais assertivas e ao mesmo tempo não ter de competir com outros milhares de usuários que estão usando as mesmas que você.

Para você aprender mais e melhorar seus resultados: 6 benefícios de aplicar Inbound Marketing na sua empresa

Os 3 principais processos usados pelo google para entregar os resultados de pesquisas

Para entender bem o conceito de SEO e conseguir usá-lo em sua empresa, além saber como usar as palavras chaves, é preciso estar ciente de como o Google procura por resultados quando alguém realiza uma pesquisa. Basicamente, isso é feito por um robô, o googlebot, e em 3 etapas:

●     Rastreamento

Durante esta etapa, o googlebot, identifica as páginas que estão relacionadas à busca feita e envia os resultados. Para isso, este robô analisa pesquisas anteriores semelhantes, visita as páginas com que contenham as keywords usadas na busca, identifica os links existentes nelas e também os rastreia para assegurar que esses dão continuidade ao assunto e estão relacionados com os termos pesquisados (lembre-se, para apresentar os resultados o googlebot centraliza as buscas com o objetivo de entregar a melhor experiência ao usuário);

●     Indexação

A segunda etapa feita pelo googlebot é a indexação. Durante ela, o robô do google processa todas as páginas analisadas durante o rastreamento para determinar o que será incluído no índice de pesquisas. Durante este procedimento, são indexados (listados) dados como conteúdo da página, data e região da publicação, títulos e descrições.

●     Exibição dos resultados

Após feitas as etapas 1 e 2, que acontecem no espaço de tempo entre pesquisa e resultados, em pouco mais de 1 segundo, mais de 200 fatores de ranqueamento ordenam e demonstram as páginas mais relevantes em relação ao conteúdo que foi pesquisado.

Pronto! Agora você sabe os conceitos básicos de SEO e já pode se aprofundar nos estudos para começar a otimizar suas páginas! Se quiser aprender mais sobre estratégias de marketing e resultados para pequenas e médias empresas continue navegando no blog!

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