Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Como fazer com que o seu negócio tenha vantagem competitiva?

O principal desafio dos negócios é apresentar vantagem competitiva e mantê-la. Basicamente, essa vantagem se refere a características que um negócio possui que o destacam dentre os seus concorrentes e consumidores de seus produtos/serviços. Esse diferencial, segundo o consultor, Adriano Nodari, pode se referir a uma série de fatores:

“O diferencial de um negócio pode estar no melhor preço do mercado; pode estar no serviço de entrega mais rápido; pode estar em oferecer um produto ou serviço personalizado, etc. Esses são diferenciais que podem fazer um negócio se destacar em meio à concorrência e isso gera vantagem competitiva.”

O primeiro passo para criar vantagem competitiva é que a empresa consiga identificar qual o seu diferencial em meio à concorrência, ou em muitos casos, é preciso pensar em estratégias que a ajudarão a encontrar esse diferencial. A vantagem competitiva resulta na visão dos consumidores de que o seu negócio é a melhor opção no mercado.

Em artigo publicado pelo portal Administradores, uma análise do conceito de vantagem competitiva, apresentado inicialmente pelo pesquisador e professor da Harvard Business School, Michael Porter, é realizada. Um dos pontos mais relevantes é o de que na busca pelo destaque no mercado, um negócio não está se impondo apenas no cenário da concorrência, mas em todos os cenários de relações com o qual interage (internos e externos).

Leia também: Entenda o que é Omnichannel e porque essa estratégia é fundamental em vendas

Características fundamentais no conceito de Vantagem Competitiva

# Agregar valor ao cliente – quando um negócio possui o atributo da vantagem competitiva, o cliente de alguma maneira, seja racional ou inconsciente, se sente valorizado;

# Insubstituível – As características que conferem ao seu negócio, vantagem competitiva, não podem ser substituídas pela concorrência, ainda que esta tente imitá-las;

# Sustentabilidade – Um diferencial que confere a um negócio vantagem competitiva, precisa resistir ao tempo.

5 dicas para criar vantagem competitiva e fazer a diferença no mercado

1. Estude a concorrência – “Se você está com foco em criar uma vantagem competitiva no seu negócio, é essencial analisar muito bem a concorrência, saber sobre o que fazem, sobre o que agrada ou não os clientes, e aí, pode-se encontrar uma boa oportunidade de criar um diferencial que destaque o seu negócio no mercado”, orienta Nodari.

O consultor exemplifica a vantagem competitiva por meio de um serviço de entrega mais rápido: se dentre as principais reclamações dos clientes da concorrência está o atraso na entrega, pode-se pensar que um dos diferenciais pode ser oferecer uma entrega eficiente e com mais qualidade.

2. Seja líder de custo – Reduzir o custo na produção de um produto/serviço conseguindo oferece-lo por um valor mais baixo do que a concorrência é uma importante vantagem competitiva sobre outras empresas. É claro que não se consegue de uma hora para outra, ainda mais com um bom equilíbrio entre o custo e qualidade do produto/serviço, mas é possível com planejamento.

3. Estratégia de segmentação – A finalidade é conseguir atingir um determinado segmento dentro do mercado: pode ser geográfico, demográfico, comportamental e físico. Assim, fica mais fácil para o negócio satisfazer as necessidades do seu público.

4. Conheça as próprias competências e recursos – Os recursos de um negócio podem ser financeiros, físicos, humanos e organizacionais. As competências são basicamente as habilidades de um negócio e com elas se aproveita da melhor maneira os recursos.

5. Ter capacidade dinâmica – Basicamente, capacidade dinâmica é a habilidade de um negócio de se manter ativo, mas para isso, adaptando-se constantemente às muitas mudanças que acontecem frequentemente no mundo dos negócios. É a capacidade de um negócio de renovar de tempos em tempos as suas competências.

Em muitos casos, é difícil para o empreendedor enxergar as possibilidades de criar um diferencial no mercado, e talvez, para isso, necessite de ajuda:

“Muitas vezes uma visão de fora do negócio é importante na criação de estratégias para, de repente, criar um diferencial competitivo frente ao mercado. Em muitos casos, o potencial já existe no negócio, mas ainda não foi percebido pela equipe que compõe a empresa”, conclui Nodari.