
Missão, Visão e Valores: o começo do Planejamento Estratégico da empresa
O desenvolvimento do planejamento estratégico é sustentado por 3 pilares: Missão, Visão e Valores (MVV). Para as empresas, normalmente, esses 3 fatores têm muito em comum com os objetivos, metas e ideais de seus criadores e servem como guias para a organização e direcionamento estratégico das corporações.
Uma empresa com missão, visão e valores bem definidos inspira, motiva e norteia todos os colaboradores, já que o porquê deles estarem ali atuando suas funções tem um significado que vai muito além do salário ao final do mês.
Não se trata apenas dos resultados, e sim do motivo da existência de um negócio. Com o MVV bem estruturado e definido é possível identificar quais os objetivos a serem alcançados, valores à serem agregados aos clientes, funcionários. Além disso, é o que torna possível projetar os planos de ação para que os próximos anos de vida da empresa permitam alcançar o futuro desejado pela marca.
Para que isso seja possível, um planejamento estratégico precisa ser elaborado e, o gênese desta ferramenta de gestão, começa a partir da missão, visão e valor de uma empresa. Quer aprender mais? Continue sua leitura!
Dica para seu negócio: Como montar uma estratégia empresarial: entenda o que fazer!
O início de um planejamento estratégico
O primeiro passo a ser dado por uma empresa que pretende se orientar por meio de um planejamento estratégico é definir sua Missão, Visão e Valores. Além disso, são esses 3 fatores que fazem o empreendedor pensar sobre o futuro e o papel de sua empresa para a sociedade.
Leia também: Como criar um plano de negócios – 8 passos essenciais
Entenda melhor o conceito de MVV:
Missão
A missão é a razão da existência de uma empresa, ela define o foco de atuação do negócio e está ligada diretamente aos produtos e serviços oferecidos, deixando claro o segmento em que a empresa está inserida e como quer ser reconhecida por seus clientes.
Para determinar qual a missão de seu negócio, responda essas três perguntas com uma única frase, breve e esclarecedora para seus clientes:
- Qual o motivo de sua empresa existir?
- O que sua empresa entrega para seus clientes?
- Quem são seus clientes?
Exemplo: Nosso objetivo é entregar produtos e serviços que melhorem a qualidade de vida das pessoas com soluções práticas e acessíveis.
Basicamente, a missão direciona a empresa diante de seus colaboradores e está diretamente ligada aos objetivos de sua existência, para o empreendedor e seus clientes.
É a missão que formata os motivos da criação de uma empresa e a razão dela continuar entregando os serviços à seus clientes. Além disso, ela é base para o desenvolvimento de uma estratégia com objetivos, metas e indicadores.
Confira: Veja as 5 principais dificuldades na gestão de uma empresa
Visão
A visão assemelha-se com o futuro desejado pela empresa. Basicamente, é a definição de onde a empresa quer chegar em um determinado espaço de tempo. Exemplos simples e bem esclarecedores são as visões do Facebook e Nestlé. Observe:
- Facebook: Queremos conectar mais de 7 bilhões de pessoas com a nossa rede social.
- Nestlé: Ajudar 50 milhões de crianças a terem vidas mais saudáveis com empenho para zero impacto ambiental em nossas operações.
Como você pode observar, a visão refere-se aos objetivos que uma corporação pretende alcançar.
Valores
Os valores estão relacionados à imagem de uma empresa e como ela se porta com o mercado e a sociedade. Dentro dos valores encontram-se muitos fatores, que vão desde o produto a ser entregue até a conduta dos colaboradores dentro da corporação.
São os responsáveis pelo reconhecimento do cliente em relação à marca, seus produtos e serviços. Além disso, os valores orientam o comportamento da empresa e podem ser usados, por exemplo, nos processos seletivos, na avaliação dos colaboradores. Também impactam diretamente na relação de uma empresa com seus parceiros, fornecedores e principalmente clientes.
Exemplos de valores representativos são ações de sustentabilidade, empresas que investem em capacitação e especialização de funcionários para entregar sempre os melhores produtos e serviços, integração de qualidade de vida no trabalho, entre outros.
Veja Também: 5 dicas de inovação para pequenas empresas com custo zero
Missão, Visão e Valores são vitais para a criação do planejamento estratégico, em contrapartida atender os requisitos deste planejamento exige muita disciplina do empreendedor, seus gestores e toda a equipe de colaboradores.
Agora, vamos te apresentar um checklist rápido para ser respondido durante a definição de MVV de seu negócio. Confira:
Definindo a Missão
1- O que sua empresa entrega para o público alvo?
2- Como sua empresa pretende beneficiar os clientes por meio de seus produtos e serviços?
3- Existem algum interesse em especial que deve ser colocado como prioridade na missão da empresa?
4- Como você descreveria em uma pequena frase os benefícios, vantagem competitiva e interesse do empreendedor?
Definindo a Visão
1- Qual o horizonte de planejamento para os próximos 3 a 5 anos?
2- Você gostaria que a empresa estivesse como depois deste período?
3- Para atender esses desejos quais indicadores e metas são necessários?
4- Seus sócios, gestores e colaboradores estão cientes dos objetivos a empresa pretende alcançar neste período?
5- Como essa visão de futuro do negócio é vista por eles?
Definindo Valores
1- Por quais atitudes você gostaria que sua marca fosse reconhecida, lembrada e admirada pelos clientes e toda a sociedade?
2- Essas atitudes cabem como valores para seu negócio? Não? Reavalie sua missão e visão e depois redefina seus valores.
Importante para seu negócio: Patrimônio Líquido: o que é, qual sua importância e como calculá-lo
Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe bem sobre os 3 elementos que dão vida à um planejamento estratégico. Se tiver dificuldades ou dúvidas para colocar esse guia em prática, entre em contato com a Nodari Consultoria e conte com o suporte de nossos especialistas em Pequenas e Médias empresas.