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Missão, Visão e Valores (MVV): o começo do planejamento estratégico da empresa

Atualizado em 12 julho de 2021

O desenvolvimento do planejamento estratégico é sustentado por 3 pilares: Missão, Visão e Valores (MVV).

Para as empresas, normalmente, esses 3 fatores têm muito em comum com os objetivos, metas e ideais de seus criadores e servem como guias para a organização e direcionamento estratégico das corporações.

Uma empresa com missão, visão e valores bem definidos inspira, motiva e norteia todos os colaboradores, já que o porquê de suas funções têm um significado que vai muito além do salário no final do mês.

Não se trata apenas dos resultados, e sim do motivo da existência de um negócio.

Com o MVV bem estruturado e definido, é possível identificar quais os objetivos a serem alcançados, valores à serem agregados aos clientes e funcionários.

Além disso, é o MVV que torna possível projetar os planos de ação para que os próximos anos de vida da empresa alcancem o futuro desejado pela marca.

Para que isso seja possível, um planejamento estratégico precisa ser elaborado. E a gênese desta ferramenta de gestão começa a partir da missão, visão e valor de uma empresa.

Quer aprender mais? Continue sua leitura!


Dica para seu negócio: Como montar uma estratégia empresarial: entenda o que fazer!


O início de um planejamento estratégico

O primeiro passo a ser dado por uma empresa que pretende se orientar por meio de um planejamento estratégico é definir sua Missão, Visão e Valores.

Além disso, são esses 3 fatores que fazem o empreendedor pensar sobre o futuro e o papel de sua empresa para a sociedade.


Leia também: Como criar um plano de negócios – 8 passos essenciais


Entenda melhor o conceito de MVV:

Missão

A missão é a razão da existência de uma empresa. Ela define o foco de atuação do negócio e está ligada diretamente aos produtos e serviços oferecidos, deixando claro o segmento em que a empresa está inserida e como quer ser reconhecida por seus clientes.

“Declarações de missão e visão bem definidas mostrarão ao seu público o que sua empresa representa e como isso os beneficiará.” 
― Pooja Agnihotr

Para determinar qual a missão de seu negócio, responda às perguntas abaixo com uma única frase — breve e esclarecedora — para seus clientes:

  • Qual o motivo de sua empresa existir?
  • O que sua empresa entrega para seus clientes?
  • Quem são seus clientes?

Basicamente, a missão direciona a empresa diante de seus colaboradores e está diretamente ligada aos objetivos de sua existência, para o empreendedor e seus clientes.

É a missão que formata os motivos da criação de uma empresa e a razão dela continuar entregando os serviços à seus clientes. Além disso, ela é base para o desenvolvimento de uma estratégia com objetivos, metas e indicadores.

“Uma declaração de missão clara descreve os valores e prioridades de uma organização. 
Desenvolver uma declaração de missão obriga os estrategistas a pensar sobre a natureza e o escopo das operações atuais e avaliar a atratividade potencial de mercados e atividades futuras. 
Uma declaração de missão mapeia amplamente a direção futura de uma organização. 
Uma declaração de missão é um lembrete constante para seus funcionários de por que a organização existe e o que os fundadores imaginaram quando colocaram sua reputação e seu capital em risco para dar vida aos seus sonhos.”
― Fred R. David

Exemplos de declaração de missão de empresas

Para te ajudar a elaborar a declaração de missão de sua empresa, destacamos exemplos (de diferentes nichos de negócios) que podem te inspirar.

Lembre de manter sua declaração de missão enxuta, preferencialmente não excedendo o limite de 100 palavras.

Se você for capaz de encapsular a missão de sua empresa em duas ou três palavras, excelente! Nos exemplos que listamos abaixo, incluímos declarações nesse formato. Confira:

1. Missão do LinkedIn

“Conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos.”

2. Missão do TED

“Espalhar ideias.”

3. Missão da Amazon

“Ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, onde os clientes podem encontrar e descobrir tudo o que desejam comprar online, e se esforçar para oferecer aos clientes os preços mais baixos possíveis.”

4. Missão da PayPal

“Construir a solução de pagamento mais conveniente, segura e econômica da Web.”

5. Missão do Google

“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”

6. Missão da Cacau Show

“Proporcionar experiências memoráveis e excelência em produtos e serviços.”

7. Missão da Ambev

“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”

8. Missão do Magazine Luiza

“Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.”


Confira: Veja as 5 principais dificuldades na gestão de uma empresa


“Se você quer ter os melhores funcionários, realmente precisa haver uma visão e uma missão. 
Talento procura uma missão. 
E se você tem o melhor talento, essa é a maior vantagem competitiva que qualquer empresa pode ter.”
— Dan Schulman

Visão

A visão assemelha-se com o futuro desejado pela empresa. Basicamente, é a definição de onde a empresa quer chegar em um determinado espaço de tempo.

Exemplos de declaração de visão de empresas

Selecionamos exemplos simples e bem esclarecedores que deixarão o conceito mais claro para você. Observe:

1. Visão do Facebook

“Queremos conectar mais de 7 bilhões de pessoas com a nossa rede social.”

2. Visão da Nestlé

“Ajudar 50 milhões de crianças a terem vidas mais saudáveis com empenho para zero impacto ambiental em nossas operações.”

3. Visão da Nike

“Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.”

4. Visão L’Oreal

“Oferecer a todas as mulheres e homens em todo o mundo o melhor da inovação em cosméticos em termos de qualidade, eficácia e segurança”.

5. Visão da Netflix

“Ajudar criadores de conteúdo em todo o mundo a encontrar um público global.”

6. Visão da Avon

“Ser a empresa que melhor compreende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres — globalmente.”

7. Visão da Wikipedia

“Um mundo em que cada pessoa tem livre acesso à soma de todo o conhecimento humano.”

8. Visão do McDonald’s

“Ser a melhor experiência de restaurante de serviço rápido. Ser o melhor significa oferecer qualidade, serviço, limpeza e valor excepcionais, de modo que façamos todos os clientes em cada restaurante sorrir.”

Como você pode observar, a visão refere-se aos objetivos que uma corporação pretende alcançar.

“Uma declaração de missão é o seu propósito, e uma declaração de visão é o que você está buscando.” 
― Mark Villareal

Valores

Os valores estão relacionados à imagem de uma empresa e como ela se porta com o mercado e a sociedade.

Dentro dos valores encontram-se muitos fatores, que vão desde o produto a ser entregue até a conduta dos colaboradores dentro da corporação.

Os valores da empresa são os responsáveis pelo reconhecimento do cliente em relação à marca, seus produtos e serviços.

Além disso, os valores orientam o comportamento da empresa e podem ser usados, por exemplo, nos processos seletivos, na avaliação dos colaboradores.

Também impactam diretamente na relação de uma empresa com seus parceiros, fornecedores e, principalmente, clientes.

Exemplos de declaração de valores de empresas

Ações de sustentabilidade, investimento em capacitação e especialização de funcionários (para entregar sempre os melhores produtos e serviços) e integração de qualidade de vida no trabalho são exemplos de valores representativos de empresas.

Abaixo, tal como apresentamos nos quesitos missão e visão, apresentamos valores de empresas conhecidas, para que você tenha melhor entendimento desse aspecto.

1. Valores da Adidas

Desempenho: O esporte é a base de tudo o que fazemos e a excelência na execução é um valor fundamental do nosso Grupo.
Paixão: A paixão está no coração da nossa empresa. Estamos continuamente avançando, inovando e melhorando.
Integridade: Somos honestos, abertos, éticos e justos. As pessoas confiam que cumpriremos nossa palavra.
Diversidade: Sabemos que são necessárias pessoas com ideias, pontos fortes, interesses e origens culturais diferentes para que nossa empresa seja bem-sucedida. Encorajamos um debate saudável e diferenças de opinião.”

2. Valores da Ben & Jerry’s (sorvetes)

“Nós nos esforçamos para minimizar nosso impacto negativo no meio ambiente.
Nós nos esforçamos para mostrar um profundo respeito pelos seres humanos dentro e fora de nossa empresa e pelas comunidades em que vivem.
Buscamos e apoiamos maneiras não violentas de alcançar a paz e a justiça. Acreditamos que os recursos do governo são usados ​​de forma mais produtiva para atender às necessidades humanas do que na construção e manutenção de sistemas de armas.
Nós nos esforçamos para criar oportunidades econômicas para aqueles que não as tiveram e para promover novos modelos de justiça econômica que sejam sustentáveis ​​e replicáveis.
Apoiamos métodos sustentáveis ​​e seguros de produção de alimentos que reduzem a degradação ambiental, mantêm a produtividade da terra ao longo do tempo e apoiam a viabilidade econômica da agricultura familiar e das comunidades rurais.”

3. Valores da Coca-Cola

Liderança: A coragem de moldar um futuro melhor.
Colaboração: Alavancar o gênio coletivo.
Integridade: Ser real.
Responsabilidade: Se for para ser, depende de mim.
Paixão: Comprometido de coração e mente.
Diversidade: Tão inclusivos quanto nossas marcas.
Qualidade: O que fazemos, fazemos bem.”

4. Valores do Google

“Concentre-se no usuário e tudo o mais se seguirá.
É melhor fazer uma coisa muito, muito bem.
Rápido é melhor do que lento.
A democracia na web funciona.
Você não precisa estar em sua mesa para ter uma resposta.
Você pode ganhar dinheiro sem fazer o mal.
Sempre há mais informações por aí.
A necessidade de informação ultrapassa todas as fronteiras.
Você pode ser sério sem um terno.
Grande não é bom o suficiente.”

5. Valores da Procter & Gamble

“Integridade.
Liderança.
Propriedade.
Paixão por vencer.
Confiança.”

6. Valores da Starbucks

“Criar uma cultura de cordialidade e pertença, onde todos são bem-vindos.
Agir com coragem, desafiando o status quo e encontrando novas maneiras de fazer nossa empresa crescer e crescer uns aos outros.
Estar presente, conectando-se com transparência, dignidade e respeito.
Entregar o nosso melhor em tudo o que fazemos, responsabilizando-nos pelos resultados.”


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Missão, visão e valores (MVV) são vitais para a criação do planejamento estratégico. Em contrapartida, atender os requisitos deste planejamento exige muita disciplina do empreendedor, seus gestores e toda a equipe de colaboradores.

Agora, vamos te apresentar um checklist rápido para ser respondido durante a definição de MVV de seu negócio. Confira:

Definindo a Missão

1. O que sua empresa entrega para o público-alvo?

2. Como sua empresa pretende beneficiar os clientes por meio de seus produtos e serviços?

3. Existem algum interesse em especial que deve ser colocado como prioridade na missão da empresa?

4. Como você descreveria — em uma breve frase —os benefícios, vantagem competitiva e interesse do empreendedor?

Definindo a Visão

1. Qual o horizonte de planejamento para os próximos 3 a 5 anos?

2. Como você gostaria que a empresa estivesse depois deste período?

3. Para atender esses desejos, quais indicadores e metas são necessários?

4. Seus sócios, gestores e colaboradores estão cientes dos objetivos que a empresa pretende alcançar neste período?

5. Como a visão de futuro do negócio é vista por eles?

Definindo Valores

1. Por quais atitudes você gostaria que sua marca fosse reconhecida, lembrada e admirada pelos clientes e toda a sociedade?

2. Essas atitudes cabem como valores para seu negócio? Não? Reavalie sua missão e visão e depois redefina seus valores.


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“Você saberá que a missão, visão e valores de sua empresa estão sendo comunicados de forma eficaz quando observar que a satisfação no trabalho de seus funcionários é alta, que eles têm um foco no atendimento ao cliente e que se sentem comprometidos, leais e capacitados. 
O que isso realmente significa é que você precisa pensar em tudo em seu negócio como marketing – desde seu modelo de negócios até como você trata seus funcionários e como engaja seus investidores.” 
― Deborah A Jackson

Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe bem sobre os 3 elementos que dão vida à um planejamento estratégico.

Se tiver dificuldades ou dúvidas para colocar esse guia em prática, entre em contato com a Nodari Consultoria e conte com o suporte de nossos especialistas em Pequenas e Médias empresas.

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