Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Onde a Consultoria Empresarial pode entrar na minha estratégia de crescimento?

No momento em que uma empresa alcança o patamar de crescimento contínuo sem depender do cenário econômico, o empreendedor deve se questionar de duas formas: “estou tentando me manter ou buscando crescimento?” e, “qual a estratégia usarei para crescer?”. Para responder essas duas perguntas é fundamental contar com os serviços de uma consultoria empresarial.

Entretanto, muitos empresários acabam evitando buscar por ajuda e optam por soluções temporárias acreditando ser uma estratégia de crescimento, pois confundem seu conhecimento específico nos produtos e serviço prestados com habilidades de gestão empresarial. Este erro comum acaba sendo fatal para a sobrevivência de uma empresa no atual mercado digitalizado e extremamente competitivo.

Existem também empresas que já desenvolveram, em conjunto com uma consultoria empresarial, uma estratégia de crescimento bem elaborada, assertiva e de qualidade, porém, não está revisada e desatualizada de acordo com a real situação da empresa e do mercado em que está inserida. Desta forma, ela pode não surtindo os efeitos desejados  ou até nenhum resultado significativo.

Quer saber como e onde a consultoria empresarial pode entrar em suas estratégia de crescimento? Continue a leitura e aprenda!

Leia também: Como ter uma gestão de custos eficiente na sua empresa e Estratégia Financeira: quais são os passos e os cuidados na sua elaboração

Porque é preciso de ajuda para crescer

Muitos empresários confundem o aumento do fluxo de caixa e rentabilidade com crescimento e, por isso, acabam deixando de lado os serviços de uma consultoria empresarial. Isto não é crescimento real, pode ser apenas uma sazonalidade ou algum fator que tenha elevado a demanda de algum serviço prestado pela empresa.

Para realizar uma estratégia que alcance o crescimento concreto de seu negócio, é preciso saber o tamanho do passo que pode dar. Para isso, são analisados uma infinidade de dados e informações, um trabalho realizado com qualidade e assertividade por uma consultoria empresarial.

Entenda porquê:

O Serviço de Consultoria Empresarial conta com consultores especializados em diversas áreas:

  • Recurso humanos;
  • Marketing;
  • Finanças;
  • Gestão de Processos;
  • Logística;
  • Análise de mercado;
  • Entre outras.

Com todos esses recursos humanos especializados, a consultoria empresarial pode entregar as seguintes soluções para o empreendedor:

  • Definição de metas, objetivos e o planejamento para alcançar os resultados esperados;
  • Técnicas e conhecimentos de gestão para o empreendedor e aprimoramento de rotinas e processos da empresa;
  • Suporte, dados e informações necessárias para a rápida e assertiva tomada de decisões;
  • Melhoria no desempenho de pessoas e processos em todos os níveis do negócio;
  • Novas tendências, práticas e hábitos para acelerar o crescimento e o alcance preciso dos resultados;
  • Atualização e avaliação contínua da empresa (Desde que o serviço seja feito com periodicidade).

Como será usada a consultoria empresarial no desenvolvimento da estratégia de crescimento

Como você pode ver, uma consultoria empresarial entrega as “cartas” fundamentais para uma boa construção da estratégia de crescimento, que para ser efetivo requer: análise de mercado, recursos humanos, equilíbrio e projeção das finanças, melhorias e ampliação de processos, logística para lidar com o aumento do fluxo de serviços e marketing para expor ao público alvo sobre o crescimento e a nova gama de produtos e serviços disponíveis.

Além disso, o consultor que estará presente no negócio no período de desenvolvimento da estratégia de crescimento para entregar as melhores soluções, evidenciar as melhores oportunidades, os maiores risco e, desta forma, mostrar ao empreendedor o melhor caminho a ser tomado para crescer com segurança e continuamente.

Com a consultoria empresarial você pode ir além da estratégia de crescimento, este tipo de serviço ajuda o empreendedor a desenvolver novas culturas organizacionais, a otimizar recursos, processos e identificar forças e ameaças atuais para a empresa conseguir manter o equilíbrio financeiro, aumentar sua rentabilidade e entregar mais produtos/serviços com menos custos e maior qualidade.

E então, gostou de saber onde a consultoria pode colaborar para o desenvolvimento de sua estratégia de conhecimento? Se quiser aprender muito mais sobre gestão de negócios para aplicar em sua empresa continue no blog. Para saber como Nodari Consultoria pode transformar seu negócio e ajudá-lo a crescer entre em contato com um de nossos especialistas.