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Passo a passo para um bom posicionamento de mercado

Você já parou para analisar se o seu posicionamento de mercado está adequado com sua empresa? Seu público alvo te enxerga como você gostaria de ser visto? É o seu posicionamento de mercado que indica em qual classificação seus produtos/serviços estão na lista de preferências de seus consumidores.

Produtos e serviços, de uma maneira geral, ocupam uma posição na mente de cada consumidor. Esta classificação é hierárquica e define qual produto dentro de seu nicho é o líder, e a partir dele, quais são os produtos secundários. Você mesmo tem a sua lista para cada tipo de produto, não tem?!

Observe este exemplo: você vai até o mercado e procura por seu refrigerante preferido, no entanto, o preço está alto demais. Caso não esteja disposto a pagar o valor, sua primeira ação será procurar pelo preço do segundo melhor refrigerante de acordo com sua opinião.

Seu posicionamento de mercado indica diretamente qual a posição (em seu nicho) você se encontra na lista de preferências do consumidor. Atualmente, você é o líder com todas suas vantagens ou secundário, enfrentando todas as adversidades para competir com os top players?

Quem saber mais sobre o assunto e conhecer um passo a passo para ter um bom posicionamento? Continue a leitura!

Leia também: Missão, Visão e Valores: o começo do Planejamento Estratégico da empresa

Entenda melhor o posicionamento de mercado

Até aqui, você já teve um breve introdução de posicionamento de mercado. Estar no topo significa comercializar com margens de lucro melhores, investindo menos tempo, dinheiro e energia para atingir as metas de vendas de produtos/serviços, e conquistar lugar exclusivo na mente de seu público.

Para seguir o ritmo, se manterem competitivas e conseguir posição de destaque no mercado, as empresas que possuem produtos/serviços com posicionamentos secundários precisam dedicar grandes e penosos esforços. Além disso, apesar dos variados tipos de investimento usado por elas, nem sempre os produtos secundários conseguem se aproximar dos líderes.

De uma maneira resumida, um produto líder para o consumidor é considerado a melhor opção, os secundários, podem ser considerados bons, medianos, ruins e péssimos. Qual será adquirido, depende diretamente da vontade e disponibilidade financeira de cada um.

Ou seja, quando pode, o consumidor opta pelo produto que está no topo de sua lista, quando não, procura pelos secundários para atenderem seus desejos e necessidades.

Como é conquistado o posicionamento de mercado?

Philip Kotler, um dos maiores gurus de negócios, eleito em 2008 como “o maior dos especialistas na prática de marketing” pelo Management Centre Europe e listado no mesmo ano pelo Wall Street Journal como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios, posicionamento de mercado tem a seguinte definição:

“A ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

Assim, ele pode ser obtido a partir do resultado da seguinte fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.

Atualmente, a segmentação e diferenciação de produtos/serviços são obtidas com ações e estratégias de marketing digital baseadas em análises das perspectivas de ação dos consumidores e em todos os “ambientes” marketing. Isso é feito para garantir que a empresa consiga ser percebida por seus consumidores com a imagem exata que deseja passar.

Para entender quais ações devem ser feitas, confira este passo a passo que servirá como guia para sua estratégia e elucidação de quais diferenciais investir.

Confira: Estratégia Financeira: quais são os passos e os cuidados na sua elaboração

Passo a passo para se posicionar corretamente no mercado

1- Comece pelo básico: pesquise o mercado e sua concorrência

Para se posicionar no mercado é preciso se especializar nos seus diferenciais competitivos, esses que são identificados de acordo com as carências do mercado, comportamento de seus concorrentes e com pontos inexplorados com potencial em se transformar em soluções disruptivas.

Para fazer uma boa análise de mercado e concorrência, análises SWOT e pesquisas de campos podem ser excelentes aliados e, além disso, podem fornecer informações importantes sobre quais ações e processos atuais podem ser aprimorados.

2. Identifique o core business de sua empresa

O seu core business é a razão pela qual sua empresa existe, como ela pode ganhar espaço sendo inovadora e oferecendo soluções para seu cliente, ou seja, quais os produtos/serviços são vendidos e o motivo de ter os escolhido como centro de seus negócios.

Analise os seguintes exemplos para entender: uma escola não dá somente conhecimento, ela entrega a garantia de um futuro melhor para as pessoas. A academia não aluga equipamentos de ginástica, é uma forma de alcançar saúde, bem estar físico e mental. Um(a) cabeleireiro(a) não apenas corta cabelos, ele(a) deixa as pessoas mais bonitas e confiantes.

3. Desenvolva um mapa de posicionamento

Neste terceiro passo, você já tem as informações necessárias sobre o mercado em que concorre e entende quais são suas principais forças e fraquezas diante do cenário. Com isso, é possível criar vetores para determinar o ponto exato de suas estratégias e diferenciais que pode explorar, ou seja, desenvolver seu mapa para posicionamento de mercado.

4. Entenda o comportamento de seu público-alvo

Entender quais os desejos, necessidades e dores de seus clientes é essencial para ter insights sobre o que pode ser feito para melhorar seu posicionamento. Durante este passo, você também pode coletar dados sobre o comportamento do usuário, usando históricos de CRM’s e por meio de relatórios de plataformas de marketing, Facebook Insights, Google Analytics, entre outros.

Use estes dados e aproveite-os para colher pistas do comportamento durante as interações entre o público e marca. Leve em consideração todos os canais de interação: redes sociais, atendimento em lojas físicas, online, telefone e quaisquer outros que sejam usados por você.

5. Invista em marketing digital e branding

Uma boa estratégia de marketing digital, o bom desenvolvimento da imagem da marca (branding) alinhados com seus diferenciais e segmentação de público bem definida, são fundamentais para que seu posicionamento seja notado pelos clientes.

Para que tudo isso seja alinhado, são desenvolvidas personas com as características de um cliente ideal para seu negócio e, a partir disso, são tomadas ações de marketing nas redes sociais, site, são desenvolvidos conteúdos para a evolução dos clientes em seu funil de vendas (blogposts, email marketing, vídeos, podcasts, etc), entre outras ações que podem melhorar o posicionamento de sua marca.

Para aprender mais: O que é Omnichannel e como ele pode ajudar o seu negócio e Vale a pena investir em influenciadores digitais?

Pronto! Agora você sabe o que é posicionamento de mercado e o passo a passo para desenvolver o seu. Lembre-se, para se posicionar é importante ter em mente que a empresa deve oferecer além de produtos e serviços, ela precisa centralizar seus clientes e entregar um experiência única e agradável em seu processo, reconhecimento da marca e aquisição de produtos.

Se quiser aprender informações importantes para a gestão e manutenção de sua empresa que vão além de seu posicionamento de mercado, continue navegando no blog. Para tirar dúvidas e descobrir como nossa consultoria pode te ajudar, entre em contato.