6 Passos para identificar uma oportunidade de negócio
O que está por trás de identificar uma oportunidade de negócio no mercado?
Primeiro, é importante esclarecer que há uma diferença entre ideia de negócio e oportunidade de negócio.
A ideia mostra o produto ou serviço como parte central do negócio e como poderá ser percebido no mercado.
Em publicação sobre o tema, o Sebrae observa que “diferente do que muita gente pensa, uma ideia de negócio não significa uma oportunidade de negócio. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado. Ou seja, quando existem potenciais clientes.”
Ou seja, nem sempre uma boa ideia é sinônimo de bom negócio.
É comum que se coloque valores pessoais por trás das ideias e que, em função disso, elas sejam percebidas sob uma forte influência emocional.
Não é esse o caminho!
É preciso agir com o máximo de racionalidade no processo que migra uma ideia para uma oportunidade de negócio concreta.
São inúmeras as possibilidades de investimentos com estimativa de lucros. Mas toda oportunidade vale o risco?
É preciso entender que identificar uma oportunidade de negócio é como um exercício e, por isso, é preciso que o empreendedor esteja apto a desenvolver essa habilidade.
O que é uma oportunidade de negócio?
O termo oportunidade está relacionado a um contexto favorável, que permite que algo positivo possa ocorrer em determinado momento.
No mundo dos negócios, uma oportunidade é quando se percebe que um produto ou serviço pode atender às necessidades, resolver os problemas, atender desejos dos consumidores.
Mas, para que se consiga identificar uma oportunidade de negócio de maneira certeira e, mais do que isso, para que se consiga viabilizar essa oportunidade com menores riscos, é preciso seguir alguns importantes passos.
Saiba como identificar uma oportunidade de negócio em 6 passos
As dicas abaixo vão te auxiliar no processo de explorar ideias e analisar oportunidades de negócios. Confira:
1. Conheça o seu perfil
Primeiro pense naquilo que gosta de fazer e em quais segmentos gostaria de atuar.
Depois, pense nos assuntos e conhecimentos que te instigam.
Tente encontrar, entre esses dois pontos, ideias de negócios que possam ser percebidas como uma boa oportunidade.
O objetivo desse passo é não se distanciar da área sobre a qual você tem certo domínio. E também fazer uso de suas habilidades, repertório e experiência.
Há um grande risco ao se entusiasmar com oportunidades de negócio sobre as quais você não tem qualquer tipo de familiaridade. Lógico, você pode — e deve — buscar novos conhecimentos. Mas partir do “zero” não é a melhor opção.
Portanto, antes de decidir apostar numa ideia, certifique-se de que você tem, ao menos, um entendimento razoável sobre o assunto.
2. Saiba quais são as tendências do mercado
Faça uma análise tanto do que é novidade em modelos de negócios quanto do que existe há algum tempo — e que exista perspectiva de que irá continuar existindo em longo prazo.
Então questione-se:
- Quais são os segmentos mais lucrativos?
- Do que você dispõe financeiramente para colocar essa ideia em prática?
O produto ou serviço precisa ser durável e deve estar alinhado às estratégias e competências do negócio.
3. Busque uma grande e “possível” ideia
Lembre-se de que envolvimento emocional com a ideia pode te prejudicar no processo da identificação de uma oportunidade de negócio.
Coloque as ideias no papel e depois comece a fazer o trabalho de trazer essas ideias para a realidade. Tenha sempre em mente de que esse é um trabalho que deve envolver o máximo de racionalidade.
4. Reflita sobre o que a oportunidade de negócio pode solucionar
A oportunidade precisa gerar valor ao cliente. Ou seja, precisa atender uma necessidade que ele busca, sanar um problema, trazer uma resposta para algo que ele procura.
5. Identifique a validade da oportunidade
Com análise, é possível compreender se a oportunidade de negócio pode atender à demanda dos clientes por um tempo ou se pode ser válida em longo prazo.
Aqueles que identificam oportunidades de negócio com base em novidades tecnológicas, por exemplo, estão se arriscando, já que em pouco tempo muitas mudanças acontecem nesse segmento.
Se a sua ideia tem relação com esse tipo de oportunidade, é importante que você esteja sempre apto a melhorar ou adaptar os produtos/serviços ao longo dos anos.
6. Faça a avaliação dos riscos
Na identificação de uma oportunidade de negócio, é preciso analisar os riscos, que precisam ser compatíveis com o tamanho do negócio que se espera ter.
E se o empreendedor encontrar muitas dificuldades no processo de identificar uma oportunidade?
A verificação de uma oportunidade de negócio não se trata de uma descoberta simples. É preciso análise, pés no chão e, se estiver muito complexa essa identificação, é possível contar com especialistas em consultoria empresarial e financeira, que poderão dar um norte ao empreendedor.
O ideal é que se pense muito bem antes de investir em algo e de projetar o negócio no mercado.
Afinal, o objetivo é a expansão, diferente, infelizmente, do que acontece com muitas empresas iniciantes no mercado — que não conseguem resistir ao primeiro ano ou aos primeiros cinco anos de existência, porque, na maioria dos casos, não se dedicaram ao trabalho de profunda análise.
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Artigo atualizado em 10 de fevereiro de 2022.