Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Como planejar investimentos a longo prazo

Assegurar um futuro tranquilo, sem dores de cabeça e repleto de paz é sonho de todo ser humano. Entretanto, planejar investimentos a longo prazo, vai muito além do desejo de garantir a saúde financeira futura, é preciso reconhecer sua real situação e planejar de acordo com os passos que você sabe que pode dar.

Para que você desfrutar sossegado de um futuro tranquilo e sem dívidas, neste conteúdo vamos te ensinar como planejar seus investimentos a longo prazo e sem comprometer sua renda atual. Boa leitura!

Leia também: Estratégia Financeira: quais são os passos e os cuidados na sua elaboração

5 dicas para planejar investimentos a longo prazo

Saiba que o primeiro passo para planejar investimentos a longo prazo você já deu, pois você está aqui para adquirir conhecimento, a melhor maneira de gerar valor para sua vida pessoal e financeira. Além de buscar por novas informações, existem algumas dicas e macetes, alguns até de praxe, para fazer você maximizar suas reservas de capital.

A primeira grande estratégia, é entender que para garantir uma boa rentabilidade a longo prazo é fundamental mixar seus investimentos os fazendo para curto, médio e longo prazo. Isso porque, nunca se sabe o dia de amanhã, e muitas vezes o dinheiro “preso” em um investimento a longo prazo pode ser providencial em situações inesperadas. Diante deste cenário, as modalidades de investimento para curto prazo, são mais flexíveis e permitem o saque parcial ou integral de todo o capital investido.

Pronto, depois desses 2 pontos importantíssimos a serem levados em consideração, você pode usar essas dicas para maximizar a assertividade de seus investimentos a longo prazo:

1- Identifique sua real situação

O primeiro passo para planejar investimentos com qualidade é identificar qual a sua realidade. Uma boa maneira é usar planilhas para anotar e avaliar todos os ganhos e gastos. É preciso inserir todas as informações sobre seu dinheiro, todas as movimentações, entradas saídas e etc.

Desta forma, você conseguirá identificar sua possibilidade de investimento mensal e à partir deste ponto poderá a analisar quais os tipos de investimentos que condizem com sua situação financeira presente, futura e se estão dentro de suas expectativas.

Dica: Como pagar a dívida do cartão de crédito e do cheque especial?

2- Encontre o perfil de investidor que você mais se identifica

Descobrir o seu perfil de investidor é o que irá direcioná-lo na hora de planejar investimentos pois, a partir disso você saberá o quanto de risco está disposto assumir. Se você é uma pessoa mais conservadora é importante investir em aplicações mais seguras, como Tesouro Direto por exemplo.

Se você gosta de assumir papéis mais arriscados, saiba que seu perfil é de um investidor agressivo.

Não se esqueça que antes de de definir qual será seu perfil como investidor é importante estar bem informado e estudar para entender o que realmente é investimento e quais as possibilidades existentes para cada um dos perfis que você pretende assumir.

3- Defina seus objetivos

O que você pretende fazer com seu dinheiro investido? Comprar imóveis? Aumentar o tamanho da empresa? Fazer uma viagem sonhada durante toda a vida? Garantir os estudos de seus filhos para entregá-los um futuro pacífico e menos abrasivo?

Estando ciente de seus objetivos é possível organizar seu capital e escolher as formas de investimento que são mais condizentes com o que você planeja fazer. Somente assim você conseguirá planejar investimentos, definir os seus métodos de aplicação e uma disciplina condizente para o que pretende fazer.

Além disso, é fundamental estabelecer um cronograma a ser seguido de acordo com os prazos determinados para alcançar seus objetivos e acertar nos métodos de investimento na hora de escolher como aplicar seu capital.

4- Nunca invista tudo em um único lugar

É muito comum novos investidores aplicarem todo o capital disponível em um única aplicação. Isso é muito errado, cada tipo de investimento possui um prazo diferente, com margens de lucro e regras para saque distintas. Além disso, tem também o risco referente a cada tipo de investimento.

Portanto, estude muito bem suas possibilidade e aplique seu dinheiro de forma diversificada (ações, renda fixa, conta poupança e etc.).

5- Acompanhe, controle e avalie o progresso de seus investimentos

Na hora de planejar investimentos a longo prazo, é muito provável que você entre na rotina de depósitos semanais, mensais, trimestrais e acaba se esquecendo de avaliar como está sendo o retorno do mesmo.

Este erro muito comum em novos investidores, faz com que acabem perdendo oportunidade de investir o dinheiro onde rende mais e melhor, afinal, o que é muito bom hoje, daqui a dois anos pode ser ruim se comparado às novas oportunidades que surgiram.

Por isso, é vital para aumentar seus rendimentos, fazer avaliações periódicas para acompanhar o andamento de seus investimentos para garantir que não está em desvantagem e que realmente você está trilhando o caminho certo para alcançar seus objetivos.

Pronto, agora com essas 5 dicas de como planejar investimentos à longo prazo. Para aprender mais sobre investimento, gestão corporativa e técnicas para elevar os resultados de seu negócio continue em nosso blog! Se quiser descobrir quais são as melhores alternativas para você e/ou sua empresa entre em contato com um de nossos consultores.

Summary
Como planejar investimentos a longo prazo
Article Name
Como planejar investimentos a longo prazo
Description
Planejar investimentos a longo prazo, vai muito além do desejo de garantir a saúde financeira futura, é preciso reconhecer sua real situação e planejar de acordo com os passos que você sabe que pode dar.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo