Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Estratégia Financeira: quais são os passos e os cuidados na sua elaboração

Se compararmos o funcionamento de uma empresa com o de um computador, podemos afirmar que a estratégia financeira seria o mesmo que a fonte de energia. Ou seja, responsável por distribuir todos os recursos energéticos necessários para que a máquina continue sempre a funcionar.

Por isso é tão importante definir a estratégia financeira de seu empreendimento. Se você não planejar, direcionar, controlar e analisar seus recursos financeiros, a data de óbito do empreendimento já está marcada.

Leia também: Como ter uma gestão de custos eficiente na sua empresa

Entretanto, não é possível fazer isso sem saber quais os passos e cuidados necessários. E então, quer aprender? Continue sua leitura!

Quais os cuidados necessários antes do desenvolvimento da estratégia financeira

Para elaborar uma estratégia financeira empresarial é fundamental saber o que realmente está acontecendo financeiramente em seu negócio, interna e externamente. Para isso, são necessários 7 cuidados especiais para garantir que o planejamento estratégico financeiro funcione adequadamente.

Observe a lista de cuidados:

  • Certifique-se de ter profissionais qualificados e que entendam bem do assunto;
  • Estude, é importante para você como empreendedor saber o que está acontecendo e como;
  • Organize todas as informações com números exatos sobre as finanças da empresa;
  • Análise todos os relatórios elaborados por sua equipe financeira, como:
    • Relatório de faturamento;
    • Estoque atualizado e classificado, por exemplo. pelo método da Curva ABC;
    • Fluxo de caixa;
    • Contas a pagar e receber;
    • Relatórios de gastos separados por categoria(Centros de custos).
  • Realize uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para identificar a situação de sua empresa no mercado que está inserida;

Após isso, é importante que você defina uma linha estratégica com base no dinheiro que a empresa tem, com previsões realistas, para garantir a viabilidade e implantação da estratégia.

Para aprender entender melhor leia: Patrimônio Líquido: o que é, qual sua importância e como calculá-lo e Capital de giro: o que é e qual a sua importância

Agora, vamos aos passos para elaborar sua estratégia financeira.

Passo 1 – Projete as receitas, despesas, custos e investimentos

A primeira etapa e realizar o orçamento de cada um de seus centros de custos. Existem vários modelos de orçamento, o mais comum deles, o que considera o histórico de gastos para projetar os gastos futuros.

Este modelo de orçamento não é completo e pode ser falho, uma vez que não leva em consideração gastos futuros para definir os valores que serão usados posteriormente.

Caso tenha alguma familiaridade com finanças você pode utilizar a metodologia de Orçamento Base Zero – OBZ, que avalia os gastos sem considerar dados históricos e sim gastos futuros. Desta maneira é possível alinhar seu orçamento de acordo com seus objetivos e metas para o amanhã.

Desta maneira, é possível cotar todos os valores relacionados com serviços e produtos. Assim, é possível obter o preço praticado pelo mercado na atualidade e futuro próximo.

Para o OBZ ser eficaz é indispensável que seja elaborado um ano antes de ser iniciada sua estratégia financeira.

Passo 2 – Desenvolva suas metas e objetivos com sua estratégia financeira

Este é o momento de traçar todo o plano de ação que será trabalhado durante o período definido por sua estratégia. Ou seja, como sua empresa irá se comportar interna e externamente nos próximos anos para alcançar as metas e objetivos almejados pelo empreendedor.

A hora de calcular suas projeções de vendas, de investimentos e de gastos futuros para a empresa é agora. É a partir dos resultados destes cálculos que se obtém a real situação financeira de seu empreendimento. Desta forma. é possível desenvolver um cenário base e definir o real orçamento de tudo que será envolvido em sua estratégia financeira.

Como você irá se programar de acordo com as projeções, é indispensável projetar os cenários que sejam piores do que o cenário base de seu empreendimento, ou seja, os cenários de stress, que projetam realidades onde é de extrema importância o fluxo de  caixa da empresa.

Passo 3 – Defina o comportamento da empresa durante os cenários base, otimista e de stress

Para dar continuidade à sua estratégia financeira é preciso desenvolver os 3 cenários possíveis para seu empreendimento, sendo eles: cenário base, otimista e de stress.

O cenário otimista é aquele em que tudo são flores, as receitas são superiores em relação às despesas e custos operacionais. O cenário base é o equilibrado, as receitas são suficientes para arcar com os custos fixos e no final do mês o caixa estará no mínimo balanceado, nunca negativo.

O cenário de stress é exatamente oposto ao otimista, a receita é menor que os custos e despesas e no final do mês é necessário tirar dinheiro do caixa para pagar fornecedores, funcionários e todas as outras despesas que não forem abatidas durante o mês.

A partir dessas informações, você deve elaborar a qual situação da empresa em sua estratégia financeira dentro dos 3 cenários, para garantir que você invista e reserve o dinheiro corretamente durantes os períodos de alta, se mantenha tranquilo no cenário base e tenha fundos suficientes para sobreviver aos cenários de stress sem que a integridade financeira do negócio seja afetada.

Passo Final – Determine as políticas diversas de sua empresa

É indispensável determinar como será o comportamento da empresa enquanto opera sob a estratégia financeira definida.

Ou seja, é estabelecer quais serão suas formas de pagamento aos fornecedores, como será realizado e funcionará seu fluxo de caixa, qual a estrutura do capital da empresa, como será feita a distribuição de lucros, qual o percentual de bonificação relacionado aos lucros e resultados será oferecido aos colaboradores. entre outros.

É importante que você defina essas políticas para os 3 cenários definidos no passo 3, somente desta maneira é possível operar adequadamente diante de todas as situações.

Confira: Missão, Visão e Valores: o começo do Planejamento Estratégico da empresa

Dica essencial para avaliar sua estratégia financeira

De nada adianta estabelecer estratégias excelentes e não acompanhar os resultados de todo esse planejamento. Por isso, é indispensável que você invista em ferramentas de controle para que todas as ações definidas pela estratégia financeira sejam analisadas e avaliadas.

Com todas as informações relacionadas ao novo comportamento de seu setor financeiro e empresa como um todo é possível reajustar a estratégia. Desta maneira, você tem espaço e segurança para definir novas ações e se adequar de acordo com o que os dados avaliados nas análises te mostram.

Agora, você está pronto para começar a elaborar sua estratégia financeira empresarial. Se quiser aprender mais sobre gestão de negócios, estratégias financeiras, empreendedorismo e muito mais, o blog está cheio de informações úteis para você! Para tirar dúvidas, entre contato com um de nossos especialistas e descubra as melhores soluções para seu negócio.

Summary
Estratégia Financeira: quais são os passos e os cuidados na sua elaboração
Article Name
Estratégia Financeira: quais são os passos e os cuidados na sua elaboração
Description
Conhece a importância da estratégia financeira, mas não sabe como elaborar a sua? Aqui no post você aprende quais os cuidados e passos necessários para isso!
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo