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Por que é tão difícil colocar a estratégia em prática?

Todos os dias o mundo corporativo passa por alterações e se aperfeiçoa cada vez mais. A transformação digital deu acessibilidade à soluções tecnológicas que fazem parte do dia a dia das empresas. Esse “boom” de inovação traz consigo ferramentas eficazes para o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico, no entanto, mesmo com toda essa tecnologia disponível, empreendedores e gestores continuam se perguntando: “por que é tão difícil colocar a estratégia em prática?”.

Desde os primórdios da industrialização, existem profissionais que passam dias a fio buscando informações e dados relevantes sobre o mercado, sua empresa, processos, culturas organizacionais, entre outros fatores necessários no desenvolvimento de uma estratégia promissora, com o intuito de melhorar os resultados, produtividade, desenvolvimento de funções e a empresa como um todo.

De acordo com Ram Charan, consultor de negócios famoso em todo mundo: “Criar estratégia brilhante é fácil; o difícil é colocá-la em prática.”. Pode ter certeza que muitos empreendedores ao redor do mundo concordam com a menção desta figura muito representativa para todo o mundo na criação de estratégias.

Mas, porquê até reconhecidos profissionais do mundo de negócios ainda se deparam com grandes dificuldades na hora de pôr suas estratégias em prática? Para diminuir a dificuldade no momento de transformar as ideias em ações, é fundamental saber quais obstáculos (inevitáveis) você vai encontrar. Confira o texto na íntegra e descubra quais são eles.

Boa Leitura!

A importância de uma estratégia de negócios para o desenvolvimento de sua empresa

Vivemos um mundo inovador, as pessoas estão empoderadas e, como consumidores, são extremamente exigentes e preparadas. Diante deste cenário, as empresas precisam se transformar quase diariamente para atender as necessidades, exigências e expectativas desses clientes.

Para não se perder no meio deste “muda muda”, atingir o coração dos consumidores e se destacar perante a concorrência (também transformada digitalmente), é fundamental que empreendedores e gestores desenvolvam uma boa estratégia de negócios para guiar estruturadamente as ações que serão usadas na hora de alcançar objetivos organizacionais (ter resultados melhores, maior participação do mercado, aperfeiçoar processos, conquistar novos clientes, etc.).

Os obstáculos na hora de colocar a estratégia em prática

Provavelmente, você já deve ter definido um grupo de ações com o intuito de aprimorar sua empresa de alguma forma, mas com o tempo, acabou percebendo que nada do que foi estabelecido em sua estratégia estava indo como imaginado no desenvolvimento.

Saiba que isso não acontece ou aconteceu somente com você. Se fizer uma pesquisa rápida no Google sobre capacidade de execução das organizações, rapidamente irá encontrar o seguinte: 9 em cada 10 empresas falham na hora de colocar a estratégia em prática, ou seja, somente um décimo das corporações conseguem implementar sua estratégia com sucesso.

Agora, entenda os 4 principais obstáculos responsáveis por esse índice de efetividade de execução assustador segundo a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos):

1-  Falha de comunicação com o operacional

Quando se trata de compreensão da visão de futuro da empresa, somente 5% dos colaboradores de nível operacional entendem quais as razões das mudanças operacionais, objetivos da estratégia e como podem ser beneficiados com isso. Desta forma, quem realmente põe a mão na massa e faz a estratégia acontecer, não sabe o porquê das novas ações e nem como elas podem melhorar sua vida.

2- Falta de empenho da gestão no desenvolvimento, efetivação e acompanhamento da estratégia

Pode até parecer um desastre, mas é a realidade: uma média de 85% dos executivos gastam menos de uma hora por mês discutindo sobre a estratégia! Além disso, SOMENTE METADE dos líderes/gestores/empreendedores discutem sobre suas estratégias com os membros de suas equipes.

Não pense que o pesadelo acabou, pouco mais de UM TERÇO das organizações têm ferramentas, métodos e outros mecanismos para realizar o monitoramento, controle e avaliação do desenvolvimento de suas estratégias!

3- Investimento de recursos incondizente com a estratégia

Um número exorbitante de empresas, aproximadamente 80% delas, não entendem que estratégia e orçamento estão diretamente relacionados, ou seja, simplesmente não investem capital suficiente para colocar a estratégia em prática e fazê-la rodar. Essa defasagem acontece tanto no investimento para infraestrutura quanto em capital humano.

Segundo Tom Peters, guru da gestão de negócios, “98% do sucesso de uma organização está vinculado à sua capacidade de execução e, 99% disso depende das PESSOAS”.

4. Falta de incentivo para a liderança

Apenas 25% dos gerentes/líderes recebem incentivos vinculados com a estratégia, ou seja, profissionais com o cotidiano completamente atarefado, não vêm vantagem alguma em investir ainda mais tempo e energia na implementação de uma nova estratégia. Com tantas dores de cabeça, para que arrumar mais uma sem saber quais benefícios ela pode trazer?! Entende porquê o incentivo vinculado ao planejamento é tão importante?

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Trabalhando em torno desses 4 obstáculos, você provavelmente conseguirá colocar sua estratégia em prática. Metas e objetivos genéricos, mal definidos ou fora da realidade também são grandes problemas na implementação, execução e resultados de seu planejamento.

E então, gostou de descobrir os motivos de ser tão difícil colocar a estratégia em prática? Se quiser aprender muito mais sobre gestão de negócios, continue navegando no blog, ele está cheio de informações interessantes para você! Para tirar suas dúvidas e descobrir como nossa consultoria pode te ajudar, entre em contato.