
Quais os maiores obstáculos e como vencê-los ao administrar um pequeno negócio
Administrar um pequeno negócio é mais complexo e difícil do que se pensa e, para contornar as dificuldades de gestão e mercado, é indispensável conhecer os maiores obstáculos.
Não é novidade que o cotidiano do empreendedor é uma série de desafios diários, fundamentais para manter seu negócio funcionando e conseguir resultados positivos. Se você não estiver bem preparado, essas dificuldades se atenuam.
Para que isso não aconteça com você, separamos uma lista com os 4 maiores obstáculos do pequeno empreendedor e como superá-los. Boa leitura!
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Os 4 maiores obstáculos enfrentados em um pequeno negócio
Muitas vezes, a vida do pequeno empreendedor parece uma tempestade sem fim, após planejar, alinhar as ideias, reorganizar atividades ou fechar o mês com o caixa positivo, algo novo e desagradável vem à tona, ou seja, quando parece que tudo está indo bem no pequeno negócio, uma “surpresa” sempre aparece.
Os funcionários estão trabalhando com maestria? Uma crise financeira aparece. Se o financeiro está no céu, surge ou é reformulada alguma lei reguladora, se as vendas estão boas, o fornecedor começa a dar furos.
Por esses e muitos outros motivos, a vida do empreendedor se torna tão atribulada, que ele passa a maior parte do seu tempo resolvendo “pepinos”. É quase a mesma sensação de “enxugar gelo” ou “apagar fogo morro acima”, parece que os esforços são em vão e por isso, todo o foco no desenvolvimento do negócio é perdido e os objetivos e missão ficam cada dia mais longe.
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Existem algumas maneiras de não se perder no meio de tantas “surpresas” e para isso é preciso entender quais são os maiores desafios, confira essa lista dos 4 maiores obstáculos a serem superados pelo pequeno empreendedor e como fazer isso:
1- Gestão de pessoas
É fato que o fator mais importante de uma empresa são as pessoas que fazem parte dela e permitem que tudo aconteça. Na hora de gerir, a maior dificuldade para o pequeno empreendedor é a formação de lideranças competentes para a empresa.
É fundamental poder contar com gestores que estejam alinhados com os valores e missão da empresa e, quando isto acontece, muitos gargalos são aliviados no cotidiano de quem empreende e mais tempo fica disponível para ele focar nos reais objetivos da empresa e seu desenvolvimento.
Para contornar este obstáculo é preciso investir em treinamentos e outras ações voltadas diretamente para a formação de líderes com o perfil desejado, visto que uma empresa sem formação de lideranças não consegue ter bons gestores e consequentemente não melhora seus resultados, produtos, serviços, ou seja, fica andando em círculos e sem expectativa de crescimento.
2- Atrair e reter talentos
Contratar e manter bons funcionários é um obstáculo muito comum em um pequeno negócio, isso porque os salários oferecidos por grandes corporações são sempre superiores e além disso, a lista de benefícios como plano de saúde, seguro de vida, vale alimentação, entre outros, geralmente é maior e/ou mais atrativa.
Mas não se preocupe, o pequeno negócio também pode oferecer boas oportunidades e ter certas vantagens na hora de atrair e reter bons profissionais.
Competir financeiramente com uma grande empresa é impossível, porém essas corporações possuem processos rígidos e em caso de mudança e/ou adaptação o processo é mais complexo e demorado.
Pequenas empresas podem trabalhar com leveza e devido ao pequeno número de funcionários e pelas regras e processos menos rígidos. Desta forma, é possível criar um ambiente colaborativo, já que os funcionários normalmente atuam e mais de uma área, este hábito acaba aproximando as equipes e deixa os colaboradores mais ligados à tudo que acontece no negócio.
Este tipo de cenário é muito atrativo para novos talentos que pretender crescer em união com empresas novas e que pretendem modificar o mercado de alguma maneira. Por isso, não deixe de desenvolver muito bem Missão, Visão e Valores de seu negócio, seja inovador, crie novas políticas organizacionais, abra espaço para ideias e deixe bem claro o quanto isso é vantajoso para o possível novo colaborador.
Para os funcionários atuais é preciso desenvolvê-los profissionalmente e entender o que os fazem permanecer em sua empresa, o que os desagrada e como o cotidiano de trabalho pode ser melhor.
3- Conquistar novos clientes
É muito comum um pequeno negócio ter um número “x” de clientes fixos e hora ou outra aparecem novas pessoas interessadas nos produtos e/ou serviços oferecidos. Porém, se você pretende melhorar os resultados é preciso alcançar um grupo novo de pessoas que possam ser seus potenciais clientes.
No entanto, conquistar um novo público ou aumentar o número de clientes do mesmo tipo é uma tarefa trabalhosa que consiste em: revisar seus produtos/serviços (preço, qualidade, tipo de matéria prima usada, etc.) e encontrar uma maneira de mostrar seus produtos e como eles podem ser uma solução para este grupo de pessoas, ou seja, investir em marketing.
Para isso, é preciso partir do princípio: identificar quais são os 4 P’s da sua marca (Produto, Preço, Praça e Promoção). Sendo eles:
- Produto – Todas as características de seus produtos: design, embalagem, material, nome, singularidades e etc.
- Preço – Identificar se o produto que está oferecendo está de acordo com o valor cobrado ou abaixo disso; revise sua política de precificação; reavalie seus descontos e formas de pagamento.
- Praça – A praça se refere à seus canais de distribuição, pontos de venda, locais de armazenamento, estoque, transporte, entre outros. Neste quesito é preciso aperfeiçoar a logística e a acessibilidade que os clientes têm ao seu produto, como trocar o endereço de uma loja para uma região mais movimentada ou fazer parte de um SaaS de entregas, por exemplo.
- Promoção – Aqui estão unidas todas as suas ações de publicidade, promoções, sorteios, e quaisquer outras ações de venda para evidenciar e promover seus produtos (anúncios na internet, redes sociais, estratégias de inbound marketing marketing, participar de feiras, painéis em eventos e etc.).
Analisando cada um desses 4 P’s você pode identificar quais os pontos fracos e fortes na hora de promover seus produtos/serviços e com isso, tomar decisões assertivas para investir em marketing e melhorar muitos pontos em seu pequeno negócio.
4- Controlar, analisar e avaliar o pequeno negócio de forma eficiente
Toda empresa surge de uma ideia que serve como solução para alguém em específico. Normalmente, no início as coisas são mais “tranquilas” e o pequeno empreendedor acaba se esquecendo de controlar todos os números, processos e por isso fica sem a real situação do negócio e seus resultados.
É importante lembrar que tudo pode ser medido e com os dados recolhidos pode ser melhorado. Para fazer isso, você precisa definir quais são suas metas e objetivos e a partir deles planejar quais os indicadores de desempenho (KPI’s) serão usados para avaliar os resultados.
Os 3 principais indicadores para controlar, analisar, avaliar o pequeno negócio são:
- Vendas;
- Qualidade;
- Produtividade.
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Pronto! Agora você conhece os 4 principais obstáculos para administrar o pequeno negócio e como superá-los. É importante na hora de criar suas estratégias, definir metas e objetivos realistas e a curto prazo para depois tentar planos mais avançados.
Também é fundamental contar com a ajuda de uma consultoria de negócios, os profissionais dessas empresas podem analisar toda seu negócio e avaliar quais os pontos fortes, fracos e com isso identificar as melhores oportunidades para o crescimento de sua empresa.
Gostou de aprender sobre os 4 maiores obstáculos ao administrar o pequeno negócio? Para aprender muito mais sobre gestão de negócio, estratégias e outros assuntos úteis para você continue navegando no blog. Se quiser saber como podemos transformar sua empresa entre em contato!