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Redes sociais para a divulgação: interagir é essencial

Redes sociais para a divulgação, independentemente do setor e porte de um negócio, são essenciais.

Mas de que forma usar as mídias sociais de maneira que uma empresa marque presença no meio digital?

LinkedIn, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest… Quais redes escolher?

Se você está se deparando com dúvidas como essas, encontrou o texto certo para ajudá-lo.

Além de explicações breves sobre as principais redes sociais para divulgação de produtos e serviços, você contará com dicas do consultor financeiro Adriano Nodari.

Continue a leitura e aproveite os insights para aplicá-los na estratégia de marketing digital de sua empresa.

Importância das redes sociais para divulgação de empresas

Primeiramente, o que deve ser compreendido é que usar as redes sociais para a divulgação não deve ser exatamente o principal objetivo de um empreendedor.

Ou seja, antes de pensar na comunicação de produtos e serviços, é necessário entender as redes sociais como ferramenta de interação.

O consultor Adriano Nodari explica que o bom uso das mídias sociais faz parte de um marketing de relacionamento eficaz — vital para qualquer negócio — e, que antes de propor uma venda, é importante que a empresa marque presença nas redes sociais:

“A internet é lugar de discussão de ideias, de interação. E saber usar as redes sociais adequadamente pode fazer com que um negócio conquiste a confiança e o engajamento dos clientes.
Antes de oferecer um produto, ofereça uma informação útil, que será valiosa para aquele usuário.
Se ele se sentir atendido, pode ter certeza, vai procurar mais informações sobre o seu negócio.”

A partir da observação proposta por Nodari, podemos esperar que as mídias sociais atendam às seguintes funcionalidades:

  • ampliar a visibilidade de seu negócio;
  • gerar tráfego para outros canais de comunicação de sua empresa (loja online, site e blog, por exemplo);
  • fortalecer o posicionamento de sua marca;
  • construir autoridade no segmento de mercado que sua empresa atua;
  • estreitar relações com o público consumidor;
  • criar anúncios (várias redes sociais oferecem essa opção, geralmente, com preços bastante razoáveis);
  • identificar diferentes oportunidades de negócios (mensagens diretas e comentários de pessoas nas redes sociais podem indicar produtos e serviços nos quais vale a pena sua empresa apostar);
  • auxiliar na coleta de dados sobre seu público;
  • funcionar como um canal de atendimento e suporte ao cliente;
  • promover conteúdo que demonstre sua experiência na área de atuação — e desperte interesse de seu público;
  • permitir que você se conecte com possíveis parceiros de negócios, colaboradores e até mesmo atrair talentos que sua empresa busque contratar.

Leia tambémComo criar o marketing de relacionamento e a fidelização de clientes

Redes sociais para a divulgação: as mais importantes na atualidade

Vamos agora àquela que é a grande dúvida de muitos empreendedores e empresários: é preciso estar em todas as redes sociais?

Nodari esclarece que depende das redes sociais que os seus clientes frequentam:

“Por isso, o primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo e definir quais as personas que sua empresa quer alcançar.
É clichê, mas a sua empresa precisa sempre estar onde seu público está.
Uma empresa não tem um número mínimo ou máximo de personas. Porém, quanto mais personas, maior o investimento”.

As personas, às quais Adriano Nodari se refere, são personificações (ou representações) dos clientes em potencial da empresa.

Para obter uma ideia de quais são as principais personas de seu negócio, é imprescindível realizar pesquisas e coletas de dados.

A partir desses indicativos, é possível distinguir quais os perfis de clientes que, com maior probabilidade, terão interesse em seus produtos, serviços e serão impactados por sua estratégia de marketing.

Informações como idade, gênero, localização, hobbies, profissão, motivações — bem como o interesse em determinadas marcas, influenciadores e tipos de conteúdos — são exemplos de dados que você pode usar para identificar as personas de seu negócio.

As principais redes sociais para as empresas

Embora novas redes sociais estejam surgindo a todo momento, existem aquelas que todos conhecemos. Ainda que apenas de “só ouvir falar”.

Nossa sugestão é que você foque sua atenção nessas redes — ao menos num primeiro momento.

Veja quais estão mais conectadas com seu público consumidor e, conforme disponibilidade de seu orçamento, invista na manutenção de perfis nas mídias que parecem mais promissoras.

É importante lembrar que cada rede social tem sua própria dinâmica e estilo de comunicação. Fique atento a esse ponto ao elaborar sua estratégia de marketing digital e eleger as mídias de divulgação de sua empresa.

Abaixo, apresentamos as características principais das redes sociais que você deve considerar:

1. LinkedIn

É uma das principais redes sociais para empresas.

No LinkedIn é possível ter um perfil para o negócio, assim como no Facebook, mas com uma diferença: a possibilidade de gerar relacionamentos mais consistentes é maior.

O networking é uma realidade dessa rede social desde o início de sua criação. Por isso, desenvolver parcerias e até mesmo encontrar investidores em potencial é mais viável pelo LinkedIn.

Essa rede também possibilita o compartilhamento de imagens, vídeos e textos, o que pode melhorar o relacionamento de sua empresa com o público e gerar maior visibilidade para a sua marca.

O site da Agência Omnicore lista uma série de estatísticas sobre o LinkedIn. Destacamos aquelas que julgamos mais relevantes para você avaliar se a mídia se classifica entre as redes sociais para divulgação mais adequadas para seu negócio:

  • Mais de 114 milhões de usuários ativos na América Latina.
  • As mulheres representam 43,1% do total de perfis cadastrados na rede, enquanto 56,9% dos usuários do LinkedIn são homens.
  • 19,2% dos millennials (jovens com idade entre 18 24 anos) estão no LinkedIn. 
  • A faixa etária mais expressiva de usuários da rede tem entre 25 e 34 anos de idade, representando 60,1% do total de usuários.
  • 50% das pessoas com diploma universitário ou pós-graduação usam o LinkedIn.
  • Semanalmente, 40 milhões de pessoas utilizam o LinkedIn para pesquisar empregos. 
  • O engajamento de postagens com imagens é 2 vezes maior do que aquelas publicadas sem imagens.
  • Dentre os diferentes tipos de textos que são compartilhados na rede social, aqueles que apresentam listas ou se propõem a ensinar como fazer alguma coisa são os que alcançam melhor desempenho.

O LinkedIn também merece destaque pela confiabilidade que transmite. Nesse sentido, o site da Omnicore acrescenta:

”… o LinkedIn é a plataforma social mais confiável do mundo, de acordo com o Business Insider. Em seus relatórios anuais, o LinkedIn tem demonstrado uma liderança consistente como a plataforma de mídia social mais confiável em meio ao surto de notícias falsas.”*

2. Facebook

O Facebook (Meta) é outra das redes sociais para a divulgação que você deve considerar.

Por meio da fanpage, é possível conquistar engajamento e interação. Para tanto, recomendamos que suas postagens ofereçam conteúdos atraentes — mesclando imagens, vídeos e textos.

Os compartilhamentos e curtidas podem gerar leads para o seu negócio, levando pessoas que nunca ouviram falar de sua empresa ao conhecimento da sua marca.

Para aqueles que têm dúvida se, atualmente, vale a pena investir no Facebook — dada a popularidade de outras redes sociais, mais recentes —, recomendamos que a decisão seja fundamentada em dados.

Ou seja, se você avaliar que uma página no Facebook não é ideal para sua empresa, levando em conta seu público e produtos e serviços que oferece, não há problema algum. Direcione seu marketing digital para plataformas mais adequadas.

Porém, não tome essa decisão baseado em “achismos”.

Veja, por exemplo, o que o site da Influencer Marketing Hub (empresa de mídia privada com sede em Copenhagen, Dinamarca) afirma em artigo publicado em dezembro de 2021:

“O Facebook tinha mais de 2,9 bilhões de usuários ativos mensais no terceiro trimestre de 2021. Isso o torna o maior site de rede social do mundo. Além disso, o número de usuários quase dobrou nos últimos cinco anos, indicando claramente que ainda é popular e relevante.”*

Já o site da empresa Oberlo (aplicativo de dropshipping, criado pela Shopify) traz informações específicas sobre o perfil de usuários do Facebook no Brasil. Algumas estatísticas — conforme o nicho de mercado onde você atua — podem convencê-lo a incluir a rede social em sua estratégia de marketing. Confira:

“Um levantamento realizado pelo próprio Facebook mostrou que 60% dos consumidores dos nichos de mídia, entretenimento, moda, acessórios e itens domésticos já usam o Facebook como principal fonte para descobrir novos produtos e serviços. Nos nichos de beleza, saúde e cuidados pessoais, esse número fica em torno de 59%.
Além disso, um estudo realizado pelo Mercado Livre e divulgado pela UOLtambém indicou que:
– 61% dos brasileiros buscam informações sobre produtos e serviços nas redes sociais antes de realizarem uma compra;
– 81% dos usuários seguem os perfis de suas marcas favoritas nas redes sociais;
– 75% ficam de olho nas postagens das marcas para não perderem descontos e promoções especiais.
Aliás, só para encerrar, a gente trouxe uma dica bônus: de acordo com a Pipe Marketing, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas com as quais é possível conversar por mensagem.”

3. Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo.

Nessa rede, é possível publicar fotos e vídeos acompanhados de textos e, por meio das hashtags, tornar o seu conteúdo facilmente encontrado por aqueles que se interessam pela informação que está oferecendo.

Além disso, é possível usar o Instagram como ferramenta para sorteios e campanhas.

Tanto o crescimento quanto a diversidade de recursos (periodicamente atualizados) fazem do Instagram uma das principais escolhas das empresas que buscam redes sociais para divulgação.

Mas, certamente, não esperamos que você invista em marketing no Instagram apenas porque muitas empresas apostam nesse caminho.

Por isso, selecionamos estatísticas — compartilhadas pela Social Media Perth — que podem pesar em sua decisão. Verifique os números:

– 62% dos usuários fazem login em suas contas pelo menos uma vez por dia.
– 42% dos usuários verificam suas contas várias vezes por dia.
– O botão ‘curtir’ é pressionado 4,2 bilhões de vezes por dia.
– Mais de 50% das contas do Instagram usam o recurso ‘explorar’ para descobrir novos conteúdos e novas contas a seguir.
– 83% por cento dos usuários do Instagram descobrem novos produtos e serviços na plataforma.
– 200 milhões de usuários verificam pelo menos um perfil de negócios todos os dias.
– Todos os meses, 130 milhões de usuários do Instagram clicam em postagens de compras.*

4. YouTube

Há algum tempo essa rede social é uma das mais importantes para gerar visualizações para uma marca.

Esqueça a palavra vídeo quando for falar no YouTube como ferramenta no marketing digital. O que esse meio oferece é conteúdo — que, se bem produzido (levando-se em conta o seu público) pode levar à interação e até à monetização, quando há anúncios presentes.

5. Twitter

Quando se fala em redes sociais para a divulgação, não esqueça de pensar no Twitter.

É conhecido como microblog e, a princípio aceitava conteúdos com o limite de 140 caracteres. Atualmente, o número máximo de caracteres por tweet (postagem) aumentou para 280.

Se você não está ciente da relevância dessa rede, talvez se surpreenda ao saber que a maior parte das notícias no mundo começa por aquilo que “bomba” no Twitter.

A plataforma é ideal para quem deseja atualizações rápidas, oferecendo recursos de pesquisa que permitem acesso aos principais assuntos do momento. Nos Trending Topics é possível acessar os assuntos de maior visibilidade no Brasil e no mundo.

Em relação aos negócios, o tipo de interação proporcionada pelo Twitter pode otimizar o relacionamento com seus seguidores e clientes.

Os usuário da rede podem, por exemplo, mencionar sua empresa, fazendo perguntas, elogios e críticas.

Se for bem utilizado, o Twitter pode estar entre as mais importantes redes sociais para vendas, principalmente no relacionamento antes e após a compra de um produto ou serviço.

6. WhatsApp

Essa é uma novidade no que se refere à ferramenta dentre as redes sociais para a divulgação.

Em pesquisa realizada pela CONECTA Express, foi mostrado que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado entre os usuários, com o percentual de 93%.

Mas como usar o WhatsApp para divulgar e aprimorar a comunicação de sua empresa?

Primeiro, sugerimos que você peça autorização do cliente para receber o seu conteúdo. Seus contatos podem ser segmentados por preferência e mensagens específicas podem ser encaminhadas via transmissão no WhatsApp. Depois da criação da versão web, que pode ser acessada pelo notebook ou computador, o envio de tais mensagens e imagens se tornou ainda mais eficiente.

Como segunda opção, vale mencionar a possibilidade de integrar uma ferramenta de chatbot ao WhatsApp — o que pode agilizar a comunicação com clientes.

Agora, se você precisa de bons motivos para fazer do WhatsApp uma das redes de divulgação de sua empresa, os dados compartilhados pela empresa AiSensy devem de ajudar:

  • 54% dos usuários preferem rastrear atualizações de pedidos e entregas por meio do WhatsApp.
  • 39% dos usuários afirmam que o WhatsApp é seu canal favorito quando necessitam de atendimento ao cliente.
  • 23% dos usuários do WhatsApp utilizam o aplicativo para receber ofertas promocionais.
  • Enquanto a taxa de abertura de e-mails e SMS é de 21,33%, o WhatsApp atinge a impressionante marca de 98% de taxa de abertura — um dado, sem dúvida, bastante relevante.

Redes sociais: uso consciente

Vale lembrar que é importante que as redes sociais utilizadas pela empresa tenham coerência entre si e periodicidade na veiculação de conteúdo.

Nodari acrescenta a importância de que as empresas assumam uma identidade visual em todas as redes sociais em que estiverem presentes e ressalta que cada rede social tem a sua linguagem própria, o que torna essencial estudar uma a uma, antes de utilizá-las:

“Pode ser necessária a ajuda de um profissional de Design para a criação de uma identidade visual que será a sua presença no mundo digital. Todas as redes precisam ter um mesmo padrão visual para serem facilmente reconhecidas pelos clientes e futuros clientes. Escolha as redes que possam melhor atender ao seu negócio e foque nessa divulgação. Mas não se esqueça do objetivo fundamental: interagir é mais importante do que, de cara, propor a venda do seu produto”, finaliza.

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* Tradução nossa.

Texto atualizado em 6 de janeiro de 2022.