Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

Quando contratar uma consultoria empresarial? – Entenda

Ora ou outra surge alguns questionamentos como: por que um negócio deveria contratar uma consultoria empresarial? Há vantagem para um pequeno negócio na busca por uma consultoria? Qual a finalidade do trabalho hoje de uma consultoria?  A ideia aqui é esclarecer aos empreendedores sobre a razão deste tipo de trabalho prestado e por que é importante.

Segundo o Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios, a confiança dos empreendedores em 2019 teve um aumento de 6,39% em comparação a 2018 (confira), o que totalizava 72,12 pontos. Mas entrar no mercado e se manter em constante ascensão é um desafio, que até mesmo empreendedores mais experientes enfrentam, nesse momento pode surgir a necessidade de uma visão de fora do negócio.

Caso da empresa brasileira Snack Saudável

A Snack Saudável, criada em 2016 pela empreendedora Larissa Souza, 37, é uma média empresa de sucesso. A ideia é oferecer lanches saudáveis. Tudo começou quando Larissa fez uma visita à escola das filhas no Paraná para pesquisar o que as crianças levavam de lanche e descobriu que a maioria levava comidas industrializadas. Foi aí que teve a ideia de montar um negócio que levasse comida mais saudável às crianças.

Foi investido inicialmente R$ 3 mil para o desenvolvimento da marca, confecção dos panfletos de divulgação com as receitas e para a montagem dos cardápios junto a uma nutricionista. A empreendedora, antes de abrir o negócio, tinha tido a orientação de uma consultoria do SEBRAE, de que sua ideia poderia se transformar em uma franquia.

Conseguiu o investimento inicial de R$200 mil e com esse dinheiro procurou a ajuda de uma consultoria para expandir a sua marca. Atualmente a rede de franquias Snack Saudável conta com 50 unidades espalhadas por todo o país.

Entenda sobre os serviços de uma consultoria empresarial

Quando Larissa foi em busca de orientação, o negócio ainda não existia e quando percebeu o crescimento de sua empresa, novamente recorreu a uma consultoria empresarial para a orientação sobre a expansão de sua marca no mercado. Esse é um caso interessante para desmistificar que apenas médias e grandes empresas contratam os serviços de uma consultoria.

Entenda esse trabalho como uma espécie de ‘plano de saúde financeiro’ para o negócio. Mas diferente de um plano de saúde comum, que as pessoas não desejam usar, esse outro se trata de um suporte que pode ser dado com frequência para que o negócio avance no mercado e prospere.

Os serviços de uma consultoria empresarial englobam as áreas:

Consultoria Financeira – Contratar uma consultoria empresarial ajuda o empreendedor na organização financeira do negócio. Aliás, esse é um problema recorrente entre muitos empreendedores, de não conseguir gerir as finanças do negócio. A dica é não esperar a situação se agravar e buscar ajuda assim que sentir que as finanças estão fugindo do controle;

Gestão de Negócios – Muitos empreendedores encontram dificuldades nesse quesito. Uma consultoria empresarial pode ajudar na otimização dos processos e recursos em um negócio. Auxilia a equipe a uma identificação de oportunidades e na elaboração de estratégias com foco no futuro da empresa;

Marketing – Algumas consultorias também oferecem a possibilidade do aumento dos resultados por meio de um Planejamento de Marketing realizado com base no ambiente de negócio e da realidade gerencial e financeira da empresa;

Desenvolvimento Organizacional – Uma consultoria empresarial também atua na capacitação dos colaboradores do negócio por meio de treinamentos e testes, técnicas e ferramentas. É possível melhorar o processo de gestão de pessoas e melhorar os processos de seleção e avaliações periódicas.

Consultoria Empresarial ajuda os negócios a se manterem no mercado

É recomendado que as empresas, independentemente do porte, procurem pelo auxílio de uma consultoria como uma ação preventiva, para manter o negócio saudável no mercado e apto à expansão.

Mais importante do que procurar uma consultoria é que o empreendedor esteja de fato aberto a ouvir as orientações e a fazer o que realmente é preciso de acordo com o diagnóstico apresentado pelo consultor.

Ao contratar uma consultoria empresarial também é preciso verificar se a empresa tem as credenciais necessárias para prestar os serviços que oferece. Fique por dentro da reputação da consultoria junto a outros empreendedores, e claro, tenha certeza de que o prestador de serviços é especialista na solução de problemas que o seu negócio enfrenta.

A busca por esse tipo de serviço é essencial para negócios que desejam crescer e expandir no seu ramo de atuação. A principal orientação que deixo é que não se procure uma consultoria empresarial apenas quando o negócio atinge um grau de dificuldades altamente preocupante. A prevenção é a melhor razão para se procurar por esse tipo de auxílio.

Summary
Quando contratar uma consultoria empresarial?
Article Name
Quando contratar uma consultoria empresarial?
Description
Ora ou outra surge alguns questionamentos como: por que um negócio deveria contratar uma consultoria empresarial? Há vantagem para um pequeno negócio na busca por uma consultoria? Qual a finalidade do trabalho hoje de uma consultoria?  A ideia aqui é esclarecer aos empreendedores sobre a razão deste tipo de trabalho prestado e por que é importante.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo