Mais informações: +55 11 2367-0029 ou contato@nodariconsultoria.com.br

SaaS: o que é, para que serve e como pode ajudar as empresas

Já imaginou usar um sistema online sem ter que pagar por ele e sim pelos serviços que ele oferece? Provavelmente você já usou ou usa diariamente um SaaS (Software as Service) mas ainda não sabe do que se trata.

Assistiu um ou mais filmes no Netflix? Já efetuou um pagamento online? Alguma vez alterou ou armazenou documentos na nuvem? Converteu um PDF na internet? Pois então saiba que, se já utilizou de alguns desses serviços online, seu contato com um SaaS aconteceu (inclusive esse post, que foi escrito em um!).

Leia também: 7 lições do Vale do Silício para Startups brasileiras

O que é Software as Service – SaaS

Um Saas é uma aplicação online que pode ser usada em qualquer dispositivo, basta conexão e um navegador para internet (Chrome, Firefox, Safari e etc.).

Quando você compra um aplicativo “padrão”, você recebe uma licença, a liberação do download ou o registro de uma mídia física. Após isso, a instala em seus dispositivos com uma tonelada de ferramentas, úteis ou inúteis, afinal, cada usuário tem suas necessidades específicas quando compra um programa e, os desenvolvedores, trabalharam meses ou até anos para criar uma solução que pode ser útil para um grupo muito diversificado de pessoas. É impossível entregar uma solução que seja 100% útil a todos.

No caso dos Softwares como serviço, você paga apenas para usar o serviço específico, sem a necessidade de adquirir e instalar um programa. O SaaS é um modelo de distribuição e comercialização de softwares e apps por meio de licenças de uso e/ou assinaturas.

Resumidamente, é um tipo de ferramenta que você paga por uso, seja antecipadamente, mensalmente ou pós-pago. Este tipo de flexibilidade favoreceu os usuários e principalmente as empresas, que anteriormente gastavam rios de dinheiros em softwares corporativos, estruturas de hardware e profissionais para mantê-las funcionando.

Hoje, as empresas podem organizar seu fluxo de trabalho, realizar vendas online e monitorar seus resultados com um baixo investimento mensal.

Além de favorecer usuários e empresas, os SaaS revolucionaram o mercado digital. Marcas fortíssimas como a Microsoft, número um no mercado por décadas, tiveram que mudar totalmente a forma de vender e entregar seus produtos.

Um bom exemplo de produto que teve que ser remodelado para se encaixar no perfil novo de mercado virtual foi o Pacote Office, que passou por uma transformação total para conseguir competir com plataformas SaaS como o Google Docs.

Confira o post: Como atingir o máximo de produtividade nos negócios?

Qual o motivo dos SaaS terem se tornado tão importantes para as empresas 

O SaaS, por serem softwares e soluções de tecnologia usados diretamente na internet dispensam a necessidade das empresas manter computadores de alta performance para “rodar” todos os programas usados em suas atividades. É tudo direto do navegador, não é preciso um servidor para armazenar todos os dados gerados na empresa, está tudo na nuvem de dados e o desempenho depende diretamente da qualidade de conexão com a internet.

Além de economizar com hardware, as soluções SaaS custam muito menos que plataformas integradas e não existe a necessidade de implantação, os Apps ficam hospedados no datacenter do provedor de serviços, só é preciso educar os colaboradores para o uso da nova ferramenta, que em quase todos os casos possui uma interface simples, intuitiva e de fácil usabilidade.

Confira os tipos de SaaS mais comuns nas empresas:

  • Ferramentas de desenvolvimento;
  • Gerenciamento de banco de dados;
  • Análise de negócios;
  • Servidores e armazenamento;
  • Segurança e firewalls de rede.

As principais vantagens dos SaaS e o benefício que oferecem às empresas

Antes dos SaaS, ferramentas para estes fins citados custavam muito dinheiro, era uma licença corporativa com um valor referente ao número de máquinas na empresa, e levavam dias, até meses para a integração total do sistema.

Os softwares de serviços são “alugados” para a empresa, a lista de login é registrada e após isso, basta o colaborador se conectar via navegador da web, os apps estão hospedados no servidor da prestadora de serviços.

Outro ponto muito relevante nos softwares deste tipo é que eles facilitam a mobilização das forças de trabalho, pois os colaboradores podem acessar os aplicativos e dados SaaS por meio de qualquer dispositivo conectado à internet e iniciar suas atividades de qualquer lugar.

Além disso, não são necessários especialistas internos de segurança da informação. Um prestador de serviços SaaS escolhido com cuidado e com muitas referências garante a segurança de seus dados, independente de qual dispositivo esteja tratando essas informações.

E então, gostou de conhecer os SaaS – Software as Service? O que você leu neste conteúdo provavelmente abrirá novos horizontes para seu negócio, basta pesquisar pela ferramenta adequada, que atenda as reais necessidades de sua empresa. Para aprender mais sobre novas tecnologias, técnicas e ferramentas de gestão navegue no blog!

Summary
SaaS: o que é, para que serve e como pode ajudar as empresas
Article Name
SaaS: o que é, para que serve e como pode ajudar as empresas
Description
Já imaginou usar um sistema online sem ter que pagar por ele e sim pelos serviços que ele oferece? Provavelmente você já usou ou usa diariamente um SaaS (Software as Service) mas ainda não sabe do que se trata.
Author
Publisher Name
Nodari Consultoria
Publisher Logo