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Tecnologia a favor do seu negócio

Vivemos em um mundo transformado tecnologicamente e a cada dia que passa mais e mais processos feitos manualmente se tornam obsoletos e passam a ser feitos por máquinas, plataformas e outros dispositivos tecnológicos. Para sobreviver nessa realidade tomada pelo mundo digital, é preciso usar a tecnologia a favor do seu negócio.

Há pouco mais de uma década, era fundamental para as empresas contarem com softwares de gestão, porém a adequação e adaptação às funcionalidades da solução ficava por conta da empresa, que em muitos casos, levava meses para acontecer e toda a produtividade era afetada durante este período.

No entanto, hoje, existem plataformas modulares, flexíveis, intuitivas e completas, que se adequam ao perfil de cada negócio e colaboram com resultados e melhoria contínua da empresa.

Neste conteúdo você irá aprender como a tecnologia pode melhorar os resultados, garantir competitividade, transformar, organizar e agilizar todos os processos e rotinas de uma empresa. Boa leitura!

Aprenda mais em: 7 lições do Vale do Silício para Startups brasileiras e O que é Omnichannel e como ele pode ajudar o seu negócio

Usar a tecnologia a favor do seu negócio vai além de lucratividade

Quando você pensa em investir na tecnologia a favor do seu negócio, é muito provável que esteja buscando melhores resultados finais, resumidamente, no lucro que isso pode trazer à sua empresa.

Porém, investir em tecnologia está muito além do lucro que pode ser obtido, as soluções existentes otimizam todos os processos internos, desde a organização e disposição dos documentos eletrônicos até a automação total de procedimentos industriais, tudo com acompanhamento em tempo real e com a possibilidade de dashboards que ajudam os gestores a avaliarem o andamento e resultado dos processos e todos os colaboradores em suas funções diárias.

Desta forma, é possível otimizar, agilizar e facilitar todas as rotinas diárias, trabalhar de maneira organizada e dinâmica. Atualmente, as soluções tecnológicas à disposição dos empreendedores vão muito além do “sisteminha” que travava o tempo todo, era complexo, enchia a cabeça dos funcionários e no final das contas, só acabava atrapalhando o fluxo dos processos.

Hoje todos os funcionários são beneficiados e suas funções otimizadas com a tecnologia, que abrange todos os processos da empresa. As soluções disponíveis no mercado são inteligentes e podem ser conectadas umas nas outras para trabalharem como um e assim, se adequarem ao ambiente em que estão instaladas, diagnosticar as necessidades da empresa e adaptar às preferências de cada um dos usuários.

Um excelente exemplo de tecnologia a favor do seu negócio, são as plataformas e ferramentas de marketing digital, que possibilitam, em muitos casos gratuitamente, estratégias para obter um crescimento exponencial do nome de uma marca, promover sua presença, interação e representatividade no dia a dia dos clientes.

Para construir seu conhecimento: Por que a revolução não é apenas digital? Entenda

3 benefícios obtidos ao usar a tecnologia a favor do seu negócio

Os benefícios obtidos ao usar a tecnologia a favor do seu negócio são inúmeros, de uma forma geral, podem auxiliar as empresas de 3 maneiras:

Produção otimizada

Para isso, são inseridas na empresa tecnologias para automação de processos para integrar pessoas, máquinas e sistemas para simplificar, transparecer, agilizar e reduzir custos de todos os processos, produtivos ou administrativos.

Este tipo de investimento substitui os processos manuais, que eram lentos, burocráticos e muito suscetível à erros, por ferramentas e métodos inovadores que usam todo o potencial de máquinas e softwares para operar de maneira autônoma e organizada um imenso volume de dados e processos simultaneamente, algo impossível para o ser humano.

Sistemas automatizados para a parte administrativa, como o ERP (Enterprise Resource Planning) online, uma solução de gestão baseada na nuvem, realizam preenchimento de formulários rotineiros, gestão de dados, tratamento de dados, relatórios de produção, fila de processos, controle de estoque, de vendas, das finanças, disparos automáticos de emails, transferências bancárias, pagamentos e mais uma infinidade de funções.

Confira algumas ferramentas e SaaS para otimizar de maneira direta e indireta os processos internos e externos de sua empresa:

  • Trello: Organizar projetos;
  • Skype: Usado para se comunicar e fazer conferências online;
  • Slack: Unifica a comunicação e direciona as equipes ao longo dos projetos;
  • Operand: Organizar, controlar atividades e a equipe;
  • Dropbox: Armazenar, organizar e compartilhar arquivos pela nuvem;

Na parte produtiva, a automação fica responsável por processos industriais e é feita a partir de máquinas ferramenta integradas ao sistema da empresa e seus usuários, que definem, programam, controlam, analisam e avaliam a produção em tempo real.

Maior eficiência nas operações

Ao usar a tecnologia a favor do seu negócio, um reflexo instantâneo é identificado na eficiência dos processos e operações, uma vez que máquinas e softwares diminuem drasticamente o número e eliminam a inconsistência nos processos, os tornando precisos e projetáveis quanto ao tempo e custo.

Desta maneira, todas as operações da empresa se tornam programáticas, sequenciais e bem definidas, por consequência disso, os processos se tornam mais eficientes e lucrativos.

Diferencial competitivo e valor para a empresa

Para se manter competitivo num mercado transformado digitalmente é fundamental usar a tecnologia a favor do negócio para melhorar a qualidade dos produtos, serviços e atendimento ao cliente, os 3 pilares que sustentam o bom desenvolvimento de qualquer empresa. A tecnologia em conjunto com a automação de processos garante que esses 3 fatores sejam otimizados.

Investir esforços e recursos financeiros para obter melhoria em todos os processos é uma forma de atender eficientemente e com qualidade às exigências do consumidor atual ou 3.0, empoderado de conhecimento, online a maior parte do tempo e que prioriza obter produtos de corporações inovadoras, que sejam próximas aos seus clientes e preocupadas com o desenvolvimento social e ambiental.

Leia também: Como a Inteligência Artificial vai impactar o atendimento ao cliente?

Para que os clientes estejam cientes do respaldo da empresa por eles e suas dificuldades, as empresas apostam no e-commerce (loja virtual) e em estratégias de Marketing Digital, principalmente a estratégia de marketing de conteúdo, para construir uma relação com o cliente por meio de conteúdos relevantes que transformam e facilitam a vida deles. Confira o que é possível ser feito com este tipo de estratégia:

  • Divulgação de produtos ou serviços;
  • Engajamento com o público-alvo;
  • Construção e fortalecimento da presença digital do seu negócio;
  • Desenvolvimento e aprimoramento de sua Networking;
  • Consolidação da marca no mercado usando de estratégias eficientes e inspiradoras;
  • Construir e firmar autoridade para conquistar mais clientes em públicos fidelizados e/ou novos.

Leia também: Vale a pena investir em influenciadores digitais?

Descubra como melhorar suas rotinas e processos com a Nodari Consultoria

A Nodari Consultoria Empresarial é especializada em Planejamento Financeiro, Gestão do Negócio, Marketing e Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas. Com a expertise de seus consultores é possível atingir a tão sonhada redução de custos operacionais da empresa e além disso, agarrar a melhores oportunidades disponíveis em seu segmento.

Agora que você sabe a importância de usar a tecnologia a favor do seu negócio, se quiser aprender mais sobre como melhorar a gestão de seu negócio continue navegando no blog. Para descobrir como transformar sua empresa entre em contato com um de nossos consultores.