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Valorizar os colaboradores: um dos princípios de um negócio de sucesso

Quando se fala em liderança, logo vem à tona a importância de valorizar os colaboradores. 

Em um primeiro momento, a reflexão em torno desse assunto é a de que um negócio não alcança o sucesso sozinho: o bom desempenho sempre depende de uma equipe.

Mas a valorização dos funcionários pode trazer muitos outros resultados positivos para um negócio. É o que acredita o consultor financeiro, Adriano Nodari:

“O mais importante, que gosto de frisar, é que valorizar os colaboradores deve fazer parte da cultura de um negócio. Não se trata de uma simples premissa. É o que torna um negócio sustentável. Imagine a empresa como um organismo vivo. Cada um na equipe representa uma parte importante, que mantém esse corpo empresarial funcionando.”

Nodari acrescenta a importância de que a equipe seja constantemente ouvida e de que exista comunicação aberta entre liderança e colaboradores.

O consultor também alerta que, em muitos casos, empresas só percebem a desmotivação de funcionários quando estes já estão desgastados a ponto de não conseguirem mais ficar na empresa.

Valorizar os colaboradores como premissa da liderança eficiente

O best-seller O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, conta a história de um executivo (Leonard Hoffman) que se tornou monge e passou a compreender questões sobre si mesmo. Suas considerações dão ao leitor a possibilidade de refletir sobre o que é liderança de sucesso.

No livro, a liderança é compreendida como uma posição que influencia pessoas, fazendo com que tomem atitudes de acordo com a estratégia que foi repassada pela figura do líder. Se a equipe se envolve positivamente com a figura do líder, logo se tornará engajada.

“Como você se comporta diante da sua equipe: de maneira autoritária ou passiva? Como as pessoas reagem quando solicita alguma tarefa: ficam acuadas ou demonstram admiração? Essas e muitas outras questões podem ser feitas a si mesmo pelos empreendedores. Liderar é complexo e está muito mais envolvido com empatia do que com autoritarismo”, acredita Nodari.

Imagine que você tenha em sua equipe pessoas que sejam focadas, proativas, eficazes, dentre muitas outras qualidades. Ou seja, você não terá dificuldades em valorizar os colaboradores que apresentem esses atributos, certo?

Mas também faz parte da liderança a paciência com alguns colaboradores, a capacidade de conseguir mudar a maneira de pensar de algumas pessoas.

Muitas vezes, um colaborador não está rendendo em determinada função porque as suas qualidades e talentos estão mais voltadas para outras atividades.

A identificação do perfil de cada pessoa faz parte da liderança, e claro, também deve contar com uma equipe de Recursos Humanos que possa contribuir na identificação de qualidades, pontos fracos e pontos fortes.

Formas de valorizar os colaboradores

Garantir que seus colaboradores se sintam valorizados faz toda a diferença no dia a dia da empresa, acredite.

E se você ocupa uma posição de liderança, deve estar ciente de que a valorização — além de impactar na produtividade — é grande responsável pela retenção de talentos.

Portanto, se você tem interesse em criar um ambiente de trabalho agradável, onde seus funcionários possam encontrar (e demonstrar) motivação, invista nas seguintes atitudes:

1. Trate seus funcionários com extremo respeito

Essa é a primeira premissa para a valorização da equipe. As pessoas desejam ser bem tratadas. Querem desempenhar o seu trabalho contando com o respeito, principalmente por parte da liderança.

O tratamento cordial, certamente, é a base para relações que sejam vistas dessa forma. Todos apreciam palavras que denotam cortesia e atenção — seja no tratamento presencial ou em comunicações por escrito.

Pode parecer uma sugestão um tanto quanto óbvia. Porém, em meio aos afazeres do dia a dia, tal cuidado pode, por vezes, ser esquecido.

Uma forma prática de valorizar seus colaboradores — e que resume o que estamos pontuando aqui — é seguir o conselho de Stephen Richards Covey (autor de diversos livros na área de Administração): “Sempre trate seus funcionários exatamente como deseja que eles tratem seus melhores clientes.”

2. Dê valor ao conhecimento de cada um

A variedade de conhecimentos, as diferentes culturas, experiências, entre outros fatores, têm feito parte dos negócios de maior sucesso no mundo.

Cada pessoa na equipe tem habilidades particulares e conhecimentos que devem ser valorizados pela liderança.

Isso significa que não existe um padrão que possa representar o funcionário ideal. O que existem são diferentes perfis de colaboradores. E você precisa de perfis plurais se estiver empenhado no sucesso de seu negócio.

Diversidade é a palavra-chave aqui. Tenha isso em mente ao pensar no recrutamento de pessoal para sua equipe. E lembre-se disso ao realizar avaliações de desempenho.

3. Mostre à equipe o quanto ela é importante

O bom líder divide as tarefas na empresa de acordo com as habilidades de cada um dos colaboradores e, quando valoriza a importância de cada um, consequentemente, contribui para que se autodesenvolvam.

Quando os funcionários entendem que são valorizados como um grupo — onde cada um desempenha um papel significativo — também se fortalece o senso de confiança e colaboração. Afinal, se a equipe merece crédito, é porque todos se empenharam.

Logo, sempre que tiver ocasião de se dirigir ao grupo de colaboradores — em situações de reuniões ou e-mails, por exemplo — dê destaque à valorização do coletivo. Demonstre que você percebe o comprometimento de todos, nas mais variadas funções.

Qualquer resultado positivo é fruto de múltiplos esforços, talentos e aptidões. Portanto, tenha em mente que a valorização individual é importante. Mas a valorização da equipe não pode ser esquecida.

4. Recompense a equipe

E isso não se relaciona apenas com aumento de salário ou bonificações. Faz parte da prática de valorizar os colaboradores o elogio e o reconhecimento de seu trabalho através do feedback.

“Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos clientes.” — Richard Branson, fundador do The Virgin Group.

5. Respeite a vida pessoal da sua equipe

Quando os colaboradores estão de folga, em período de férias ou licença-maternidade, por exemplo, é importante respeitar esse tempo particular da equipe.

Também tenha cuidado com os horários de suas comunicações. Mensagens de WhatsApp e envio de e-mails devem, igualmente, respeitar o bom senso. Embora a pessoa possa ler o recado na hora oportuna, nem sempre é essa a intenção que se registra para quem recebe a notificação. Prefira aguardar o horário comercial para entrar em contato com seus colaboradores.

6. Invista em treinamentos

Valorizar as pessoas que trabalham no seu negócio é acreditar no potencial de cada um. Por isso, invista frequentemente em treinamentos de capacitação. Dê as ferramentas necessárias para que a sua equipe se desenvolva.

Não espere o colaborador expressar verbalmente a desmotivação

“Sabe o que acontece em muitas empresas? Os colaboradores pedem demissão e muitos líderes podem pensar ‘Mas ele(a) nunca disse nada!’. Realmente, nem sempre o funcionário não valorizado vai falar sobre a sua desmotivação com a liderança. Isso porque sequer encontrou abertura para um diálogo”, alerta Nodari.

É importante sempre pensar nas pesquisas de clima organizacional como ferramentas importantes para que as empresas consigam identificar os sentimentos da equipe em relação à empresa. Talvez em muitos casos, seja necessária uma avaliação mais profunda, como a avaliação 360º (confira).

Vamos pensar em dois perfis de colaboradores:

  1. Colaborador eficiente, engajado, proativo, entre outras qualidades, mas sem abertura de comunicação com a liderança e, consequentemente, desmotivado.
  2. Colaborador com qualidades e habilidades, muitas delas ainda não identificadas, que está na função que menos pode render, e não tem o apoio da liderança para o seu desenvolvimento.

“São dois perfis valiosos e, ambos, sem a valorização por parte dos líderes. Quando colaboradores de qualidade abandonam a equipe, acredite, você não perde apenas funcionários. Você perde também dinheiro, porque funcionário motivado rende mais nos processos em um negócio e todos saem ganhando”, acrescenta o consultor empresarial.

Valorizar os colaboradores é um dos princípios em um negócio de sucesso, ninguém chega ao topo sozinho. “Ser líder é estar junto para mostrar o caminho”, finaliza Nodari.


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Artigo atualizado em 30 de dezembro de 2021.